Conheça os cinco pilares do marketing de conteúdo eficaz
Cada vez mais empresas estão apostando em bons conteúdos para atrair e converter leads. Mas uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz precisa se apoiar em quatro pilares – e nós vamos vê-los no artigo a seguir. Então siga na leitura.
Pilares essenciais para um conteúdo bem-sucedido
Esses pilares essenciais são uma combinação entre processo e veículo. Também é possível fazer uma leitura contemplando os estágios de maturidade do marketing de conteúdo.
Pilar 1: audiência
Para criar um público, sua empresa precisa direcionar os visitantes ao seu hub de conteúdo. Para isso, é preciso se concentrar nas necessidades do seu público, não no que você quer dizer.
Pense nas preocupações do seu perfil de cliente ideal, liste-as e tente classificá-las em temas abrangentes para o foco editorial. Isso ajuda a definir uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz e pronta para gerar mais oportunidades para a empresa.
Pilar 2: mecanismo para visitantes que retornam
Essa pode ser o principal empecilho para ter um marketing de conteúdo eficaz para o B2B: as empresas não disponibilizam um canal de retorno para seus leads.
Analise os dados do Analytics do site de sua empresa e verifique quantos visitantes são novos e quantos retornam. Se o número de visitantes é maior, isso significa que a maioria das pessoas visitam o seu hub de conteúdo uma vez e saem, sem retomar. Algo que costuma acontecer quando o site não tem mecanismos de retenção, como um formulário para a assinatura de newsletter ou blog, por exemplo.
Pilar 3: engajamento
Todo conteúdo que sua empresa produz tem (ou deveria ter) um objetivo específico: ajudar seu lead a identificar suas dores, educar sobre as soluções disponíveis no mercado, comunicar um lançamento, mostrar como obter os melhores resultados de seu produto, alavancar o status de autoridade no mercado, entre outros.
Para alcançar esses objetivos, é preciso ir além de um conteúdo relevante e trabalhar também boas calls to actions, que direcionem seus leads às ações certas.
Pilar 4: canais de divulgação
A criação de conteúdo relevante é apenas metade da solução para um marketing de conteúdo eficaz.
É preciso distribuir esse conteúdo em vários canais. Isso inclui:
- Redes sociais: crie uma estratégia de distribuição de conteúdo global, aumentando suas redes de mídia social. Apenas certifique-se de que seu público-alvo está presente nestes canais – ou sua empresa vai desperdiçar tempo e investimentos;
- E-mail marketing: explore sua lista de e-mails para atrair leads e tráfego. Isso pode ser feito através da disponibilização de ebooks e white papers gratuitos – ou até mesmo nas redes sociais;
- Pesquisas: a otimização para mecanismos de pesquisa deve ser uma estratégia de longo prazo que deve começar a ser feita antes da implementação da campanha. Eventualmente, os esforços vão gerar mais tráfego do que as redes sociais para o seu blog e site. Algumas pesquisas mostram que esta elevação pode chegar a 300% a mais;
- Parceria de referência com influenciadores on-line e websites: essa tática pode levar a um tráfego rápido e acelerado. Mas para que esta seja uma ação de marketing de conteúdo eficaz, é preciso escolher influenciadores que possuam convergência com a sua indústria e tenham relevância entre seu perfil-alvo.
Pilar 5: experimentação
O marketing de conteúdo eficaz precisa de mensuração constante: é preciso monitorar o tráfego do site, as taxas de assinantes de e-mail e muito mais.
O marketing de conteúdo eficaz é uma jornada e não um ponto final – seu time ou agência de marketing digital integrado precisa realizar testes e experimentos constantes.
Sua empresa deve estar preparada para falhar com frequência e também para agir com rapidez. A web digital e social permite estas correções de rota sem a necessidade de grandes investimentos.