Conheça os cinco pilares do marketing de conteúdo eficaz

Conheça os cinco pilares do marketing de conteúdo eficaz

Conheça os cinco pilares do marketing de conteúdo eficaz

Cada vez mais empresas estão apostando em bons conteúdos para atrair e converter leads. Mas uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz precisa se apoiar em quatro pilares – e nós vamos vê-los no artigo a seguir. Então siga na leitura.

Pilares essenciais para um conteúdo bem-sucedido

Esses pilares essenciais são uma combinação entre processo e veículo. Também é possível fazer uma leitura contemplando os estágios de maturidade do marketing de conteúdo.

Pilar 1: audiência

Para criar um público, sua empresa precisa direcionar os visitantes ao seu hub de conteúdo. Para isso, é preciso se concentrar nas necessidades do seu público, não no que você quer dizer.

Pense nas preocupações do seu perfil de cliente ideal, liste-as e tente classificá-las em temas abrangentes para o foco editorial. Isso ajuda a definir uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz e pronta para gerar mais oportunidades para a empresa.

Pilar 2: mecanismo para visitantes que retornam

Essa pode ser o principal empecilho para ter um marketing de conteúdo eficaz para o B2B: as empresas não disponibilizam um canal de retorno para seus leads.

Analise os dados do Analytics do site de sua empresa e verifique quantos visitantes são novos e quantos retornam. Se o número de visitantes é maior, isso significa que a maioria das pessoas visitam o seu hub de conteúdo uma vez e saem, sem retomar. Algo que costuma acontecer quando o site não tem mecanismos de retenção, como um formulário para a assinatura de newsletter ou blog, por exemplo.

Pilar 3: engajamento

Todo conteúdo que sua empresa produz tem (ou deveria ter) um objetivo específico: ajudar seu lead a identificar suas dores, educar sobre as soluções disponíveis no mercado, comunicar um lançamento, mostrar como obter os melhores resultados de seu produto, alavancar o status de autoridade no mercado, entre outros.

Para alcançar esses objetivos, é preciso ir além de um conteúdo relevante e trabalhar também boas calls to actions, que direcionem seus leads às ações certas.

Pilar 4: canais de divulgação

A criação de conteúdo relevante é apenas metade da solução para um marketing de conteúdo eficaz.

É preciso distribuir esse conteúdo em vários canais. Isso inclui:

  • Redes sociais: crie uma estratégia de distribuição de conteúdo global, aumentando suas redes de mídia social. Apenas certifique-se de que seu público-alvo está presente nestes canais – ou sua empresa vai desperdiçar tempo e investimentos;
  • E-mail marketing: explore sua lista de e-mails para atrair leads e tráfego. Isso pode ser feito através da disponibilização de ebooks e white papers gratuitos – ou até mesmo nas redes sociais;
  • Pesquisas: a otimização para mecanismos de pesquisa deve ser uma estratégia de longo prazo que deve começar a ser feita antes da implementação da campanha. Eventualmente, os esforços vão gerar mais tráfego do que as redes sociais para o seu blog e site. Algumas pesquisas mostram que esta elevação pode chegar a 300% a mais;
  • Parceria de referência com influenciadores on-line e websites: essa tática pode levar a um tráfego rápido e acelerado. Mas para que esta seja uma ação de marketing de conteúdo eficaz, é preciso escolher influenciadores que possuam convergência com a sua indústria e tenham relevância entre seu perfil-alvo.

Pilar 5: experimentação

O marketing de conteúdo eficaz precisa de mensuração constante: é preciso monitorar o tráfego do site, as taxas de assinantes de e-mail e muito mais.

O marketing de conteúdo eficaz é uma jornada e não um ponto final – seu time ou agência de marketing digital integrado precisa realizar testes e experimentos constantes.

Sua empresa deve estar preparada para falhar com frequência e também para agir com rapidez. A web digital e social permite estas correções de rota sem a necessidade de grandes investimentos.

Se você quer apostar no marketing de conteúdo eficaz para a sua empresa, o primeiro passo é analisar sua estratégia até agora – por isso clique para receber uma avaliação completa.

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