BIG DATA: Conheça os desafios e oportunidades para sua empresa

Por dia, milhares de informações são compartilhadas dentro e fora da sua empresa, de forma a fazê-la funcionar cada vez mais rapidamente e com eficiência. Conforme o tempo passa, é necessário que seu constante crescimento, seja acompanhado de novas tecnologias e ideias de negócios, que venham a aprimorar esses dados e sua utilização.

A estratégia e análise de Big Data nas empresas, independente de seu tamanho, tem sido um dos maiores desafios de implementação atualmente. Ainda há muitas empresas com dificuldade em entrar nesse novo mundo de informações e outras já estão usufruindo da tecnologia, mas ainda de forma limitada e restrita.

Neste artigo, daremos uma olhada em como o Big Data está atuante no mundo corporativo e as formas como ele tem sido usado e explorado, dando ideias novas para implementação e aprimoramento desse sistema em sua empresa agora.

Um mundo de oportunidades

big dataAté 2020, segundo a IBM,  teremos um aumento de dados em Big Data de 42%, comparado com 2005, o ano em que começamos a ver a utilização desse sistema ser mais ampliado e crescente. O Big Data não será importante somente para a transformação dos negócios da sua empresa, mas também para um mundo mais seguro, moderno e justo.

No filme MoneyBall de 2011, o técnico de beisebol interpretado por Brad Pitt, cria através do Big Data, um time perfeito de bons jogadores e de uma forma bastante econômica e prática. Esse tipo de gestão de Big Data, pode ser aplicado em qualquer tipo de empresa, grupo e governo.

Muitos países poderiam se beneficiam tendo um sistema de Big Data, com o compartilhamento de dados com outras nações através do Cloud Computing e fazendo uso em vários tipos de dispositivos como a Internet das Coisas nos sugere. Isso não só facilitaria a exportação e importação de produtos, mas a diplomacia e negociações muito mais interessantes.

Um case do nosso dia a dia!

A MapLink é uma empresa brasileira de digitalização de mapas e começou a usar o Big Data para mapear os pontos de maior congestionamento no trânsito de São Paulo. A Maplink cruzou as informações de mais de 400 veículos em diferentes pontos da cidade em tempo real, e conseguiu informar com precisão que naquele dia, havia um congestionamento de 420 km, enquanto a CET apenas tinha dados de 200 km, dados esse que eles conseguiram de formas bastante primária, através de câmeras e agentes de trânsito.

Desta forma a MapLink começou a vender suas informações mais atuais e precisas para rádios e para a própria CET, além de serviços e aplicativos de trânsito, facilitando assim a vida de usuários não só no trânsito difícil de São Paulo mas de outros lugares também.

Quebrando barreiras, obtendo vantagem!

big data transformação digitalAs barreiras que haviam para limitar o compartilhamento de informações foram praticamente quebradas. Agora é possível estar em qualquer lugar do mundo e trabalhar os dados de sua empresa de maneira simples, segura e facilitada. Porém as maiores barreiras ainda são mais culturais do que tecnológicas.

Ainda temos muitas empresas com uma visão muito tradicional. A empresa de consultoria e pesquisa focada em Tecnologia de Informação Gartner, pioneira no assunto, diz que mais de 70% das empresas já estão implementando o Big Data, mas a maior parte delas ainda está em um estágio bem inicial.

As empresas que estão mais avançadas no uso da Big Data, giram em torno de 13% apenas, o que mostra o quanto essa nova tecnologia, que já não é tão nova assim, ainda está sofrendo resistência de muitos gestores para sua implementação completa e usual.

Provavelmente a falta de ferramentas e o medo do investimento inicial e de manutenção, possam ser alguns dos grandes problemas que ainda atrasam a entrada de muitas empresas no Big Data. Além disso não podemos esquecer que quando falamos de Big Data, automaticamente falamos também de Cloud Computing, e muitos executivos alegam o medo de compartilhar informações e ideias importantes em um campo ainda novo, praticamente inexplorado e consequentemente inseguro.

Coletar, processar, medir, gerenciar, consumir e armazenar as informações que chegam até sua base de dados, ainda é uma dificuldade que a maior parte das empresas ainda não consegue entender e operar.

Novas ferramentas para manipulação desses dados estão sendo desenvolvidas e amadurecidas, mas ainda é necessário avanços, principalmente na mentalidade das empresas, para que elas entendam o quanto essa tecnologia será algo praticamente obrigatório nos próximos anos.

Quando a empresa entende a importância do Big Data para sua realidade atual e futuro, ela começa a ter um crescimento muito mais real e sustentável. Em muitos casos criando novos negócios!

E ai, gostou do tema? Assine nosso BLOG e fique atualizado sobre tecnologia e negócios!

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!