Conheça os pais do Marketing Moderno

Conheça os pais do Marketing Moderno

Conheça os pais do Marketing Moderno

Os pais do Marketing Moderno: Já falamos muitas vezes aqui como o Marketing Moderno vem cada vez mais substituindo o marketing tradicional e oferecendo novos recursos e resultados mais precisos para empresas dispostas em abraçar o marketing digital. Mas você sabe onde tudo isso conheceu e quem são os pais desse marketing moderno?

Foi pensando nisso que o time de especialistas da UP2Place Digital se juntou e trouxe, em homenagem a este próximo Dia dos Pais, quem são os principais criadores destes novos conceitos, que têm revolucionado a forma como empresas e consumidores se relacionam e fazem negócios.

Siga na leitura e vamos conhecer os pais do Marketing Moderno!

Philip Kotler – o grande pai do Marketing Moderno

Mesmo que você esteja apenas começando a conhecer o marketing, muito provavelmente já tenha ouvido falar sobre aquele que é carinhosamente conhecido como o pai do marketing moderno: o professor Philip Kotler.

Graças a ele, as universidades de todo o mundo passaram a incluir o Marketing em seus programas acadêmicos. Nascido em Chicago, Illinois, este renomado autor tem sido o titular da cadeira de Marketing Internacional na Northwestern University desde 1988, um dos mais importantes centros de estudo de negócios do mundo.

Kotler afirma que o Marketing Moderno – ou Marketing 4.0 – “é uma abordagem de marketing que combina interação online e offline entre empresas e clientes.”

Neste cenário corporativo atual, fortemente influenciado pela transformação digital, é preciso ir além das interações digitais. As empresas precisam ser mais flexíveis e adaptáveis ​​devido às rápidas tendências tecnológicas, mas suas relações com o público devem ser mais autênticas do que nunca. Um bom exemplo disso é o Nubank e suas ações junto aos clientes, com o envio de pequenos brindes que dialogam com as necessidades de cada cliente e criam bons cases.

Lester Wunderman – o pai do Marketing Direto

Muito antes de alguém ter ouvido falar de vendas pela Internet ou comunicações interativas, Lester Wunderman, presidente emérito e co-fundador daquela que se tornou a maior agência de publicidade de marketing direto do mundo, foi amplamente reconhecido por cunhar o termo “marketing direto”.

Pioneiro nas técnicas modernas de marketing direto de enorme sucesso, Lester criou campanhas de venda dirigidas a potenciais clientes em suas casas e voltadas para seus interesses ou características.

Durante décadas, Lester defendeu uma indústria que enviava anúncios personalizados a pessoas pré-selecionadas para produtos e serviços que eles poderiam realmente querer comprar, em oposição à abordagem dispersa da publicidade geral para o grande público de publicações impressas e de mídia de difusão.

Usando CEPs e bancos de dados de pesquisa para identificar clientes prováveis, as equipes da Wunderman chegaram a eles em casa com correspondências, cartas promocionais, telefonemas e inserções de jornais e revistas.

As vendas aumentaram drasticamente com seus incentivos: números de telefone gratuitos para pedidos, cartões de assinatura com pagamento pago, ofertas de compra sem custo, programas de “recompensa de fidelidade” para compradores de marcas que voltaram a fazer compras.

Muitos dos conceitos criados e aplicado por Lester Wunderman permanecem atuais dentro do Marketing Moderno – como a segmentação e o uso de Data Base.

Tim Berners-Lee – o pai da Internet

Berners-Lee trabalhava na Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN) até que, em 1989, surgiu a ideia do que eventualmente se tornou a web.

Inicialmente, a inovação de Berners-Lee pretendia ajudar os cientistas a compartilhar dados em uma plataforma obscura chamada Internet, uma versão que o governo dos EUA vinha usando desde a década de 1960.

Mas, devido à sua decisão de liberar o código-fonte de graça – com o objetivo de tornar a Web uma plataforma aberta e democrática para todos –, sua ideia rapidamente adquiriu vida própria.

A vida de Berners-Lee mudou irrevogavelmente também: considerado o pai da internet, ele foi nomeado uma das figuras mais importantes do século XX pela Revista Time, recebeu o Prêmio Turing (batizado com o renomado decodificador de código) por conquistas nas ciências da computação, foi homenageado nas Olimpíadas e condecorado pela rainha.

O mundo do Marketing Moderno também mudou: a consolidação do marketing digital trouxe uma série de novos recursos para as empresas, como o inbound marketing, permitindo investimentos com maior eficiência econômica para falar a coisa certa, na hora certa, para as pessoas com chances efetivas de se tornarem consumidores.

Este artigo foi pensado também como uma homenagem para aqueles que também mudam o mundo com bons exemplos, boas ações, boas histórias e um bom suporte. Feliz Dia dos Pais!

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

BAIXE O SEU GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS

O Guia Definitivo da Automação de Marketing

Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes

COVID-19 Comece a recuperar seus negócios agora!

ABM Account-based Marketing

Guia de Mídia Paga

Ebook Marketing Digital para Indústrias

Ebook Tendências do Marketing Digital em 2020

Representante de Vendas – Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Posts Relacionados

EN PT ES