Converta mais com o conteúdo certo em cada etapa do funil de vendas

A produção de conteúdo é um dos itens mais importantes dentro de uma boa estratégia de inbound marketing. É o conteúdo que ajuda a atrair e nutrir os leads que vão ser trabalhados pelas equipes de marketing e de vendas até serem convertidos.
As equipes de marketing agora são capazes de fornecer suporte às vendas de uma forma bem personalizada para cada etapa do funil de vendas. Os conteúdos exclusivos para cada fase contribuem para qualificar, cuidar e converter leads em clientes pagantes. E usar os conteúdos de forma estratégica neste momento abre um mundo de oportunidades – por isso confira as dicas a seguir.

O funil de vendas

Funil de vendas é o caminho pelo qual os leads passam até se converterem em clientes de sua empresa – para saber mais sobre funil de vendas clique aqui.
Este conceito apropria-se da figura de um funil justamente por conta da proporção entre o número de pessoas – os leads – que vão demonstrar interesse no que sua empresa tem a oferecer e o número de pessoas que efetivamente se converterão em clientes.
Conforme estes leads forem evoluindo pelo funil, o tipo de conteúdo – tutoriais, e-books, artigos, webinars, guias, campanhas, papers, vídeos, entre outros – a ser oferecido precisa ser ajustado para oferecer as respostas aos anseios de cada momento.

Como sua empresa trabalha seu conteúdo?

O ponto zero da estratégia de conteúdo de seu inbound marketing é definir seu público – as buyer personas. É importante listar detalhes como cargo, interesses, poder de decisão dentro do processo de compra, comportamentos, dados demográficos, entre outros. Estas informações são fundamentais para determinar o discurso, os argumentos corretos que vão ajudar a convencer seu lead a avançar etapa a etapa por sua jornada de compra.
É importante verificar também a estrutura da presença digital que sua empresa possui para trabalhar o marketing de conteúdo. Invista em um blog, onde sua empresa poderá trabalhar artigos e conteúdos que vão nutrir leads em diversas fases. Aposte também em redes sociais, que vão servir para disseminar esses conteúdos entre o seu público.
A definição das redes sociais certas para a sua empresa está ligada à definição do seu público – concentre seus esforços de conteúdo e mídia nas redes que são frequentadas pelo seu consumidor potencial para obter os melhores resultados.

As etapas do funil de vendas

É importante que sua empresa qualifique cada lead, de forma a definir em que etapa ele se encontra no funil – e assim oferecer o tipo certo de conteúdo para o tipo certo de pessoa no momento certo.

Conteúdo para o topo do funil – PROSPECÇÃO

O começo da relação entre um lead e sua empresa geralmente se dá através de uma pesquisa em sites de busca ou de posts nas redes sociais.
Nesse momento, a compra pode ser a menor das preocupações desta pessoa. Ela está em busca de dados, opções, soluções para problemas que ela talvez ainda não saiba sequer que tenha.
Essa é a hora que sua empresa pode oferecer autoridade e segurança para fazer este possível lead avançar no seu funil de vendas – e os artigos em seu blog são a melhor ferramenta para isso.
Trabalhe dicas para facilitar a vida do seu lead em potencial – onde seu produto possa ser uma das soluções, opções de solução, as melhores formas de usar estas soluções – o tipo de conteúdo que fará esta pessoa ter vontade de se inscrever para acompanhar as novas postagens.
Aproveite também para engajá-lo através de suas redes sociais – divulgue suas redes e estimule seus leads a acompanharem suas postagens por lá também como forma de manter este relacionamento para as próximas etapas.

Conteúdo para o meio do funil – CONSIDERAÇÃO ou INTENÇÃO

Seu visitante agora é mais consciente sobre seu problema, a necessidade de resolvê-lo e está em busca das melhores opções como solução. É neste ponto que seu visitante vira de fato um lead.
Agora este cliente em potencial já está mais aberto a fornecer dados sobre sua empresa e sobre si mesmo, como cargo, e-mail, telefone, em troca de conteúdos mais informativos e sob medida para suas necessidades.
Ofereça e-books, aposte em webinars, tutoriais, videoaulas e podcasts que possam munir seu lead de mais dados de convencimento e conhecimento sobre as soluções que sua empresa pode oferecer.
Tudo para preparar este lead para a próxima etapa.

Conteúdo para o final do funil – AVALIAÇÃO e CONVERSÃO

Agora sua empresa está no estágio onde seu lead diz: “ok, eu estou convencido de que sua solução é a melhor do mercado. Onde eu assino?“.
Então é hora de entregar o contrato e esquecer os conteúdos, certo? Errado. Agora, mais do que nunca, é hora de falar sobre seus produtos e serviços, valores, como eles têm ajudado seus outros clientes a resolver problemas específicos. Um conteúdo curto, mas certeiro, que incite à compra.
Cases de sucesso, pesquisas de mercado que mostrem o sucesso da aplicação de seus produtos, informações que ajudem a sanar qualquer dúvida de que seu produto é de fato a melhor solução para as dores do seu lead.
Este também é o momento em que sua equipe de Vendas pode partir para uma abordagem mais pessoal e assim contribuir para a conclusão do processo de vendas.
Com estas dicas, fica mais fácil identificar as necessidades de cada lead a cada etapa do funil de vendas e como criar conteúdos que possam auxiliar a equipe de vendas de sua empresa a concretizar negócios. Lembre-se que sua empresa deve acompanhar as estratégias digitais periodicamente, para fazer qualquer correção de rota caso o desempenho não esteja de acordo com as metas traçadas.

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