Conteúdo interativo: por que e como usá-lo?

Conteúdo interativo: por que e como usá-lo?

O marketing de conteúdo já é um velho conhecido de quem aposta no digital – e uma das ferramentas mais importantes para atravessar e o momento de incertezas que vivemos. Entre suas modalidades, o conteúdo interativo promete ser um dos mais estratégicos – e nós vamos explicar aqui o porquê, então siga na leitura!

Conteúdo interativo – entendendo o conceito

Quando procuramos dados de especialistas sobre o tema, a definição que melhor explica o conceito é a da ferramenta SnapApp:

“Conteúdo que requer o envolvimento ativo dos participantes – mais do que simplesmente ler ou assistir. Em troca desse engajamento, os participantes recebem resultados hiper-relevantes em tempo real com os quais se preocupam.”

A grande questão aqui está justamente no nível de atenção dos usuários – que é bastante limitada. Em um mundo altamente conectado, com um bombardeio constante de informação e estímulo, as pessoas tendem a perder o foco rápido. Isso faz com que o conteúdo convencional possa apresentar limitações significativas.

Por isso, o conteúdo interativo é uma alternativa para contornar essa questão e que ainda traz inúmeros benefícios – veja no tópico a seguir.

Benefícios de aplicar conteúdo interativo em sua estratégia

Além de uma maior oportunidade de capturar a atenção de seu público, existem uma série de vantagens em apostar neste formato – como:

Maior taxa de engajamento

O conteúdo interativo geralmente oferece mais valor às pessoas e, portanto, elas estão mais inclinadas a interagir com aquela informação.

O tipo de envolvimento que sua empresa pode esperar deste formato inclui…

…Mais dados – e mais relevantes

Criar um conteúdo que capture completamente a atenção dos usuários pode fazê-los fornecer não apenas mais dados, mas dados relevantes.

É uma situação ganha-ganha: as pessoas ganham um conteúdo mais atraente e sua empresa obtém mais informações sobre seus leads.

Testes, pesquisas e outros conteúdos interativos permitem que o usuário forneça feedback instantâneo, e isso significa que sua empresa não apenas passa a contar com as informações de contato, mas também pode criar conteúdo mais direcionado e útil para aquele lead, o que naturalmente angaria…

Mais lealdade à marca

O conteúdo comum faz com que as pessoas vejam sua marca uma em meio a muitas outras – é difícil se destacar de seus concorrentes se você estiver criando as mesmas postagens.

O conteúdo interativo não apenas tem uma chance maior de ser apreciado e compartilhado pelos consumidores, mas também ajuda a desenvolver a lealdade à marca, porque as pessoas o veem como um especialista em seu nicho específico. E quando as pessoas confiam em você, é mais provável que se convertam.

Os melhores tipos de conteúdo interativo

  • Infográficos: considerada uma das formas de conteúdo mais compartilháveis, devem ser bem projetados e induzir à ação do usuário. Os infográficos interativos requerem mais recursos do que os estáticos – mas quando muito bem executados, podem gerar tráfego massivo, muitos backlinks e, é claro, maior envolvimento do usuário;
  • Vídeos: como já falamos aqui, o consumo de vídeo é uma tendência que continuará crescendo – apps como o Tik Tok e recursos como Reels, no Instagram, podem comprovar. Adicionar alguns elementos interativos é uma estratégia inteligente – como adicionar uma pesquisa ou teste;
  • Pesquisas: têm como objetivo obter feedback e obter novos dados do usuário. A grande vantagem desse formato de conteúdo interativo é a sua discrição – no Instagram, por exemplo, as respostas ficam visíveis apenas para o perfil responsável pela pergunta;
  • E-books interativos e whitepapers: como estes materiais permitem o compartilhamento de muitas informações, geralmente de maneira concisa, pensar em um conteúdo torna a tarefa de digerir este volume de conteúdo mais suave;
  • E-mails: como esta é uma mensagem individual, é uma maneira especial de nutrir o relacionamento com os clientes. Mas ele apresenta algumas falhas importantes. O formato simples é uma dessas deficiências, mas e-mails interativos podem contornar essa questão – com o uso de vídeos e outros recursos como os mencionados aqui anteriormente.

Conteúdo interativo é o futuro do marketing de conteúdo

Tudo indica que esta é mais uma tendência que promete se estabelecer enquanto estratégia dentro do marketing digital de resultados.

Considerando as profundas mudanças que nossa sociedade vem experimentando nos últimos tempos, certamente veremos muitas novidades a serem contempladas ao formatar o próximo planejamento de marketing de sua empresa.

Para se preparar para este momento, nossa dica é mergulhar em nossa área de materiais ricos e saber ainda mais sobre como elaborar e colocar em prática suas ações de marketing que trarão resultados expressivos – CLIQUE E ACESSE.

COVID-19 Comece a recuperar seus negócios agora!

ABM Account-based Marketing

GUIA DE MÍDIA PAGA​
EBOOK MARKETING DIGITAL PARA INDÚSTRIAS​
EBOOK TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL EM 2020​
REPRESENTANTE DE VENDAS – DIGITAL​
Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads
Baixe o seu GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS
O Guia Definitivo da Automação de Marketing
Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes
Clique aqui e solicite gratuitamente uma avaliação da sua Estratégia Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Posts Relacionados