Coronavírus muda hábitos de consumo

Coronavírus muda hábitos de consumo

Descubra como sua empresa deve adaptar a estratégia digital

O surto generalizado de coronavírus, que causa a doença COVID-19, tornou-se uma pandemia global. Aqui na UP2Place Digital, seguimos analisando dados e cenários nas últimas semanas para entender como o mercado vem sendo afetado à medida que o vírus se espalha – e, especialmente, como ajudar nossos clientes e parceiros a atravessar este momento.

Em meio a toda incerteza e apelos ao distanciamento social, os consumidores estão mudando seus hábitos de consumo e algumas empresas e categorias de produtos estão realmente crescendo e mais transações estão acontecendo no ambiente digital.

A ideia deste artigo é compartilhar alguns dos indicadores de tendências que já começamos a testemunhar no comportamento on-line dos usuários.

Apesar de ser muito cedo para tirar conclusões (embora os impactos do coronavírus já pareçam durar anos, a grande verdade é que as coisas aqui no Brasil começaram a mudar entre fevereiro e março deste ano), algumas grandes mudanças estão começando a tomar forma. Saiba mais a seguir.

A era da digitalização acelerada de setores

Dentro das regras de quarentena e isolamento social indicadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como forma de achatar a curva de contaminação do coronavírus, marcas e organizações estão encontrando maneiras criativas de colocar seu conteúdo, produtos e serviços à disposição dos consumidores de maneira positiva e empática.

Empresas de TV a cabo, grandes estúdios e até cinemas tomaram medidas para liberar e permitir que as pessoas assistissem seus acervos.

Enquanto isso, aplicativos de atividades físicas e profissionais do setor seguiram fornecendo rotinas de exercícios personalizadas projetadas para serem realizadas com o mínimo de equipamentos e em casa. O mesmo pode ser observado em setores como a gastronomia e o food service.

Os aplicativos de entrega passaram a oferecer serviços adicionais de entrega – de alimentos frescos, remédios, conserto de aparelhos celulares, serviços gerais e muito mais.

A ampliação das atividades de entretenimento e lazer em ‘casa’, como vídeos on-line e jogos, são bem conhecidos. Mas também estamos vendo um aumento significativo nos serviços de educação on-line, tanto para o ensino fundamental e médio quanto para os profissionais e até aqueles cursos mais voltados para lazer e bem-estar.

Com a consolidação do home office em boa parte das indústrias, o setor B2B pode encontrar oportunidades de atuação especialmente através da nutrição de seus leads.

Podcasts, lives e vídeos com especialistas podem ser um excelente caminho para manter o relacionamento com seus leads e enfrentar os longos ciclos de venda – não só em meio aos novos cenários provocados pelo coronavírus, mas como estratégia atemporal de marketing digital.

A oportunidade de aumentar seu público on-line

Com muitas pessoas confinadas em casa em quarentena, o consumo de conteúdo on-line está em rápido crescimento.

Sua empresa pode transforma esse momento em oportunidade criando conteúdo educacional, vídeos e postagens de qualidade que ajudarão a nutrir seu relacionamento com seu público-alvo.

Esse pode ser o momento de tirar do papel uma série de projetos voltados para a oferta de materiais ricos, como o lançamento de eBooks, boletins informativos, estudos de caso, vídeos e muito mais.

A ascensão do consumidor socialmente consciente

Basta passar os olhos por suas redes sociais e grupos de WhatsApp para perceber o quanto somos uma comunidade coletivista e como esse surto de coronavírus trouxe à tona tudo isso.

Os consumidores estão cada vez mais atentos às abordagens personalizadas, o local de origem dos produtos que consomem, o processo de produção e estão cada vez mais curiosos sobre como as empresas tratam seus funcionários.

Tudo indica que uma das grandes tendências atuais seja um aumento na demanda por marcas, produtos e serviços com consciência social e ambiental.

É uma oportunidade perfeita para criar e reforçar os valores da marca no âmbito de qualquer política de responsabilidade corporativa, além de priorizar esses produtos em seu portfólio de produtos.

Situações como essa testam a capacidade e a agilidade de uma empresa de reagir. Os anunciantes que veem isso como uma oportunidade de ajudar, fornecer valor e resolver os problemas dos consumidores serão mais capazes de conter a crise e sair do outro lado mais forte do que antes.

É preciso olhar para o futuro – a vida com e depois do coronavírus

As cidades de todo o país continuam a implementar restrições maiores, a fim de achatar a curva e controlar a propagação do vírus.

Esses novos protocolos agora incluem pedidos de abrigo, fechamento de lojas e restaurantes não essenciais e varejistas ajustando seu horário para permitir o reabastecimento, além de tentar acomodar mais membros em risco da comunidade.

À luz dessas atualizações, nossos especialistas esperam ver mudanças contínuas no comportamento do consumidor on-line, nas empresas e em suas estratégias de marketing digital.

Por isso, é importante que sua empresa trabalhe a ideia de que isso talvez não seja um cenário transitório – então sua empresa deve se preparar para acompanhar esse movimento e buscar por soluções mais permanentes, que podem seguir em andamento mesmo quando os negócios retomarem o ritmo.

A UP2Place Digital pode ajudar neste processo, ajudando sua empresa a encontrar novos fluxos de negócios e novas formas de abordar seus leads potenciais e clientes. Para isso, precisamos entender seu momento atual – por isso clique a seguir e peça sua avaliação gratuita.

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