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Você sabia que a COVID-19 fortalece estratégias digitais? Descubra como lidar com os impactos da pandemia com a ajuda do marketing digital.

COVID-19 fortalece estratégias digitais – sua empresa está preparada?

Saber que a COVID-19 fortalece estratégias digitais pode ajudar sua empresa a lidar com os impactos de todas as mudanças que vieram e estão por vir.

Por isso, a UP2Place Digital tem, desde o começo, abordado a questão através de uma perspectiva única. Afinal, é preciso ter um olhar crítico sobre as implicações de todas estas mudanças para seus clientes e seus setores.

Então queremos dividir com você algumas percepções e dicas para ajudar sua empresa a se fortalecer neste momento. Confira a seguir e descubra como manter sua empresa no rumo certo.

O novo normal: a recuperação será digital

A frase acima foi retirada de um estudo recente do McKinsey Global Institute (MGI), uma das grandes referências em nosso setor.

Globalmente, o COVID-19 interrompeu os procedimentos operacionais padrão para muitas organizações. Então foi preciso criar caminhos para a continuidade de negócios. Foi assim que as empresas adotaram novas forças de trabalho remotas e distribuídas.

Para que este processo funcionasse, a resposta foi acelerar os esforços de transformação digital. Assim foi possível dimensionar as operações diárias e manter o ritmo em um nível cada vez mais próximo da realidade.

As organizações que adotaram novas tecnologias e soluções automatizadas se beneficiaram de uma continuidade de negócios perfeita. Além disso, também desfrutaram de riscos reduzidos, eficiências operacionais e economia de custos.

Algumas dessas mudanças trouxeram um nível elevado de valor aos negócios. Uma contribuição tão positiva que a maioria das organizações pensa em incorporar essas tecnologias e melhorias de processo como melhores práticas contínuas. Isso mesmo quando a força de trabalho começa a retornar ao escritório.

O resultado disso é um volume cada vez maior de pessoas trafegando nos meios digitais. Isso vai criar novos padrões de consumo. Novas formas de fazer negócios. No fundo, a COVID-19 fortalece estratégias digitais.

Sua empresa precisa estar preparada para isso. Mais do que a recuperação dos mercados: o futuro será digital.

Como a COVID-19 reformou o marketing digital atual

Sabemos que a COVID-19 favorece as estratégias digitais. Mas isso não significa que ela também não impactou a forma como as empresas conduzem suas ações nos dias de hoje.

Afinal, a pandemia jogou o mundo em uma curva difícil no ano passado. Isso exigiu que indústrias inteiras se adaptassem mais rápido do que nunca para acompanhar as necessidades do consumidor. Tudo isso enquanto suas equipes atuavam em home office. Com os negócios atravessando por circunstâncias incertas.

Sendo assim, as mudanças que se seguiram impactaram todo o cenário de marketing. Isso desde a jornada média do cliente até o pico no consumo de mídia.

Para entender o que sua empresa deve fazer daqui para frente, é preciso também conhecer o novo cenário do marketing digital. Por isso, nossos especialistas listaram aqui algumas das mudanças mais impactantes que observadas. Além disso, você encontrará também algumas dicas sobre como as empresas podem seguir em frente com essas tendências.

Prioridades do cliente alteradas

A fidelidade à marca, as rotinas antes confortáveis ​​e as preferências de compra foram interrompidas em março de 2020.

Pois à medida que os hábitos de compra dos consumidores se adaptaram às medidas de segurança contra uma pandemia, surgia também um conjunto inteiramente novo de prioridades.

A rapidez dessa ruptura fez com que a maioria dos clientes estabelecesse novos hábitos de compra do zero. Além disso, surgiram oportunidades para que as marcas mostrassem seu lado humano em tempos de crise.

Se por um lado a COVID-19 favorece as estratégias digitais, por outro cria também novas demandas. Atualmente, os clientes esperam mais de seu contrato social implícito com marcas e empresas.

Cada vez mais clientes agora dizem que preferem comprar de “empresas que priorizam a segurança do cliente e dos funcionários”. A grande maioria afirma preferir marcas que possam explicar claramente “como estão sendo úteis” no longo caminho para a recuperação pós-pandemia.

O porquê por trás desses posicionamentos é simples: os clientes querem ver as marcas se distanciarem da autopromoção exploradora. Seu foco está naquelas que se direcionam a mensagens mais humanizadas.

O streaming segue mais forte do que nunca

A combinação entre isolamento social e o aumento das opções de streaming trouxe novos modelos de consumo de conteúdo. Entre março e junho de 2020 muitas empresas de serviço a cabo abriram seus sinais.

A justificativa era oferecer entretenimento e informação a uma população limitadas às paredes de suas casas. Porém, não podemos negar que a competição com os serviços de streaming, como Netflix, Disney + e Amazon Prime, também impulsionaram isso.

Atualmente, o número de consumidores de streaming continua em sua trajetória ascendente. Isso impulsionou os esforços e investimentos para as oportunidades únicas oferecidas pelos anúncios CTV (Connected TV).

O aumento no uso de CTV coincide com a expansão do papel da publicidade em vídeo no plano de marketing digital. Mesmo com o avanço da vacinação em todo o mundo e uma possível normalização de operações já no horizonte, pode-se esperar que o CTV sirva como um método popular de veiculação de anúncios nos próximos anos.

Dessa forma, podemos ver que não só a COVID-19 favorece as estratégias digitais. Ela também amplia oportunidades de negócios em alguns cenários.

Ciclos de compra mais curtos

A jornada típica da descoberta inicial da marca até a compra online concluída viu grandes mudanças em meio à pandemia.

As principais plataformas sociais introduziram novas ferramentas para ajudar a conectar as empresas com o público, trazendo formatos mais fáceis para compras. Isso inclui o Facebook Page Shops e Instagram Shop. Tudo isso fez com que os consumidores se tornassem cada vez mais simpáticos às compras online desde o começo do ano passado. Dessa forma, essas ferramentas ajudaram a eliminar obstáculos na jornada do cliente, oferecendo opções de compra no aplicativo e no local.

Assim muitas empresas puderam lucrar com a exibição dos anúncios de produtos que podem ser comprados nessas plataformas. Isso proporcionou o acesso a checkouts mais rápidos e eliminou o incômodo de direcionar os usuários a um site de marca.

Então este foi um desenvolvimento positivo para marcas e consumidores. Especialmente se considerarmos que os clientes pós-pandemia esperam um serviço mais rápido e processos de checkout mais eficientes em sua experiência de compra online.

De muitas maneiras, a jornada média do cliente ficou simplificada. Isso também deixou pouco espaço para erros se algo der errado.

Por isso, avaliações e feedback dos clientes são mais significativos do que nunca. Afinal, os usuários procuram recomendações positivas e as marcas precisam otimizar as conversões e conquistar clientes por meio de interações consistentemente favoráveis.

Sabemos que as tendências de marketing certamente continuarão a flutuar. Porém, as empresas, tanto B2C quanto B2B, podem ter mais confiança no futuro próximo. Pois essas tendências oferecem mais oportunidades de conquistar a fidelidade do cliente.

A COVID-19 fortalece estratégias digitais – mas como?

Uma das mudanças mais notáveis é a forma como a COVID-19 mudou as percepções, comportamentos e hábitos dos consumidores. Dessa forma, as empresas foram obrigadas a fazer uma série de adaptações. E engana-se quem pensa que a adoção do home office foi a maior delas. Dependendo do setor onde sua empresa atue, houveram muitos impactos significativos.

Afinal, quando os consumidores mudam o foco – especialmente se há um componente de medo em jogo – o tráfego, os leads e as vendas podem diminuir. Os anúncios podem se tornar menos eficazes. Afinal, as pessoas tendem a reservar seu tempo e dinheiro para coisas consideradas mais urgentes. O conteúdo estratégico pode atrair menos atenção, à medida que as pessoas investem sua atenção em temas mais latentes.

Saber que a COVID-19 fortalece estratégias digitais impacta o setor de eventos, feiras, conferências e festivais. De todos os portes, grandes e pequenos, em todo mundo.

Graças à transformação digital, muitos organizadores pudessem converter seu evento planejado em uma experiência digital. Dessa forma, as empresas seguem conduzindo painéis, apresentações, sessões de discussão e fóruns on-line em todo o mundo. Isso permitiu expandir os horizontes do eventos e trazer um público antes restrito à localização e questões de transporte.

Porém, ainda existem muitas empresas engatinhando nesse processo. Por isso, mais do que nunca, é preciso haver uma mudança de mindset. É essencial adaptar o mundo dos negócios a esta nova realidade. É aí que o marketing digital entra – e pode ser o canal ideal para isso.

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Como o digital pode ajudar sua empresa a atravessar a pandemia

O primeiro grande passo é ter em mente que há uma solução. Afinal, o efeito cascata COVID-19 está sendo sentido, seja você uma empresa B2B ou B2C. Porém, se sua principal preocupação é a manutenção do público alvo e/ou de suas operações, grande parte da solução está no fato de que a COVID-19 fortalece estratégias digitais.

Mas é preciso ir além de publicidade e otimização de conteúdo. Então é preciso ter um plano para quando ficar cara a cara com a sua equipe, seus clientes ou leads em potencial não for mais possível. Para isso, as ferramentas e soluções digitais serão excelentes recursos para suprir todos os tipos de atividades e funções de negócios feitas pessoalmente.

Caso sua empresa não tenha adotado antes um representante de vendas digital, este é o momento. Além disso, é preciso olhar o seu budget de maneira realista. É hora de cortar custos? Sim, com certeza. Porém, é provável que tenha também um orçamento extra de planos de viagem ou eventos que foram cancelados. Então agora pode ser o momento de realocar esses recursos nos esforços digitais. Colocar isso em prática pode otimizar essas interações, tirando sua empresa do zero em atividades ou resultados.

Sabemos que as soluções digitais podem não estar no seu radar, mas devem entrar já em prática. A realidade atual não permite reuniões ao vivo, happy hours, eventos pessoais de networking ou reuniões de negócios. Então é hora de considerar suas opções para manter o relacionamento entre sua marca e seu público, clientes em potencial e convertidos. Isso pode ser feito através de ações como:

Reajustar Modelos de Negócios

A COVID-19 trouxe mudanças profundas. Isso se refletiu no comportamento do consumidor, nas cadeias de suprimentos e nas rotas para o mercado. Dessa forma, a resposta à pandemia ressaltou a necessidade dos líderes de acelerar formas ágeis de trabalho. Além disso, impulsionou a transformação da cadeia de valor. Tudo para ajudar a sociedade a superar a incerteza.

Por isso, é vital reajustar os modelos de negócios para serem adaptáveis ​​à atual situação econômica. Atualmente, uma grande parte dos consumidores estão ativos nas mídias sociais.

Por isso, trazer seu modelo de negócios e esforços de marketing para os canais de mídia social pode gerar um alto envolvimento do seu cliente.

Sabemos que as empresas podem não replicar totalmente os serviços e experiências para oferecer pessoalmente no mundo online. Porém, algumas medidas proativas podem manter os consumidores vindo, agora de uma perspectiva virtual.

Então prestar um serviço à comunidade é um bom caminho a ser seguido. Isso pode ser feito por meio do oferecimento de ferramentas úteis e promoções bem pensadas. Como a COVID-19 fortalece as estratégias digitais, isso pode aumentar o reconhecimento da marca e a lealdade.

Reavaliar das estratégias de marketing empresarial

Em sua essência, uma boa estratégia de marketing inclui um conhecimento profundo do mercado-alvo atual. Afinal, a pandemia exigiu uma mudança na infraestrutura do mercado. Assim como gerou a necessidade de todas as empresas desenvolverem uma estratégia de marketing nova e apropriada.

Por isso, a primeira ação é reavaliar os ativos e as mensagens da empresa. O segredo aqui é adotar uma perspectiva diferente. Afinal, vivemos em um mundo em meio à ansiedade econômica e outras questões delicadas. Por isso, as mensagens e as estratégias de marketing empresarial precisam estar alinhadas com o status social e desafios de seus clientes.

Perder participação de mercado para a concorrência durante esse período levará muito tempo para recuperar esse volume. Portanto, tudo se resumirá às estratégias eficazes de marketing digital. Este será o motor que fará vai impulsionar sua marca e seus negócios, ajudando a manter o controle ou até prosperar em meio à pandemia.

Melhorar os canais de comunicação

Muitas empresas foram forçadas a pausar o atendimento presencial durante a pandemia. Com isso, a sobrevivência dependeu de novos modelos de negócios e alternativas digitais. Então as empresas que querem se destacar em um espaço digital competitivo precisam de bons canais de comunicação.

As redes sociais estão se mostrando uma boa solução, já que a COVID-19 fortalece as estratégias digitais. Pois à medida que os consumidores se movem online, as empresas também intensificaram suas presenças digitais.

Então focar nos esforços de marketing digital tornou-se essencial para manter marcas e empresas conectadas aos seus mercados-alvo. Isso pode ser feito através de:

  • Anúncios pagos,
  • Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO),
  • Ativações em mídias sociais,
  • Estratégias de e-mail marketing por e-mail, entre outros.

Por isso, as empresas e marcas devem agora aproveitar a oportunidade de se conectar ainda mais com os mercados ansiosos. Ao se concentrarem na verdadeira relevância dos produtos ou serviços, poderão atuar ativamente nas decisões de compras dos clientes neste “novo normal”.

Explorar os recursos de vídeo

Crie vídeos relevantes, pré-gravados ou ao vivo, para o seu público. O vídeo é uma forma rápida e fácil de envolver seus clientes. Também facilita a responder às perguntas deles, discutir tópicos e agendar reuniões.

Dessa forma, sua empresa consegue driblar o distanciamento social e a falta de interações da vida real. Afinal, o vídeo é uma boa maneira de manter e desenvolver conexões com seu público de uma forma personalizada.

Oferecer materiais ricos

Os webinars, podcasts, estudos de caso e eBooks podem ser um bom caminho para entregar conteúdo digital para o seu público. Por isso, considere o tipo de informação que deseja compartilhar e a melhor forma de divulgá-la.

Além disso, você pode ser relacionar com seus clientes através de um guia. Aproveite para explicar, em várias etapas, como usar um produto ou resolver um problema que você sabe que eles têm.

Esse é um exemplo de como a COVID-19 fortalece estratégias digitais. Pois a implementação dessas táticas pode mudar o jogo da sua estratégia comercial e de marketing digital durante a pandemia. Este é um trabalho que uma agência de marketing digital como a UP2Place Digital pode tornar mais assertivo e voltado para trazer resultados expressivos. Isso pode ser feito tanto agora como quando esse momento passar.

Veja também: Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

COVID-19 fortalece estratégias digitais e as experiências com o produto

Sua empresa planejava revelar ou exibir um novo produto em um evento futuro? Ainda é possível manter estes planos. Na verdade, COVID-19 fortalece estratégias digitais como estas.

Afinal, as ferramentas digitais podem ajudar sua empresa a fornecer ao seu público uma visão virtual do produto ou até uma demonstração ao vivo. E o melhor, ampliando seu público, já que você não precisa se preocupar com a capacidade do espaço, custos com cattering, segurança, ambientação, entre outros.

O que sua empresa faz agora impacta seus negócios no futuro

Pode parecer que a COVID-19 esteja dominando todos os conteúdos com os quais temos contato. Porém, sua empresa ainda pode se conectar o seu público.

Por isso, é importante entender que a pandemia está apenas mudando a maneira como nos envolvemos e fazemos negócios. Assim como a transformação digital fez desde que surgiu, reformulando o mercado como um todo.

Em breve, a pandemia chegará ao fim. Assim todos nós poderemos retomar à normalidade de nossas vidas. Mas até que isso aconteça, todos precisamos fazer ajustes para lidar com os desafios das operações comerciais em todas as áreas.

Por ser uma agência de marketing digital, a UP2Place Digital não só tem uma vasta expertise, mas também um amplo repertório de ferramentas e soluções de tecnologia digital. Tudo isso pode contribuir para ajudar sua empresa a alavancar com sucesso seus canais digitais e a fazer negócios com impacto no meio online.

Isso vale agora, em meio à pandemia, ou por uma necessidade de reposição de marca em seus negócios. Juntos, nós podemos ajudar e otimizar as suas operações. Isso independe do setor em que sua empresa atua.

Além disso, vale ressaltar que nenhuma dessas táticas digitais vai perder sua eficácia ou relevância durante as operações comerciais normais. Então implementá-las agora significa também que sua empresa estará uma posição a frente da concorrência assim que tudo isso passar.

Marketing digital integrado: o caminho para sua empresa sobreviver à pandemia

Nestes tempos difíceis, em que tudo é incerto, a melhor coisa a ser feita agora é permanecer proativo. Por isso, comece já a adaptar e readequar as estratégias promocionais da marca.

Sua empresa pode resultar mais expressivos se tiver o suporte de uma agência de marketing digital. A Up2Place Digital pode ser este suporte para você. Nós ajudamos as organizações a se desenvolverem e se manterem conectadas com o seu público e o seu mercado ideal. Para isso, nosso time de especialistas:

  • Cria estratégias de marketing de conteúdo,
  • Promove uma auditoria e análise de desempenho de SEO personalizada,
  • Reformula o design e otimiza o SEO de sites,
  • Elabora campanhas de mídias pagas e todas as ações que ajudam a garantir as melhores taxas de conversão.

Ter uma estratégia de marketing digital de negócios que se baseie intensamente na comunidade, nos relacionamentos e na construção da marca com os clientes é vital. Isso dá a eles um motivo para se conectar com sua organização em um nível mais profundo para uma forte fidelidade à marca.

Dessa forma, você pode encontrar um novo modelo e estratégia de negócios. Pode ainda transmitir uma mensagem que ressoe com a comunidade. Dessa forma, sua empresa estará em uma excelente posição para reter participação de mercado. Especialmente à medida que a atividade econômica em todo o país começa a atingir sua nova capacidade.

Agora que você já entendeu porquê e como a COVID-19 fortalece estratégias digitais. Por isso, entre em contato conosco hoje. Peça uma avaliação de suas estratégias atuais. Assim você vai descobrir o que podemos fazer para ajudar sua empresa durante este período e além.

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