Como reduzir custos de aquisição de clientes em sua empresa

Como reduzir custos de aquisição de clientes em sua empresa

Não importa se a economia está em alta ou instável: saber como reduzir custos é sempre uma das principais preocupações de toda empresa.

E uma das maiores fontes de custos é a aquisição de clientes. E sua empresa pode estar desperdiçando dinheiro em estratégias de marketing que não atingem seu real público de potenciais clientes.

Por isso confira este artigo e veja como reduzir custos de aquisição de clientes e otimizar seus investimentos neste ano.

Custos de aquisição de clientes

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC), se refere ao volume de investimentos que sua empresa faz para conquistar clientes.

O cálculo pode ser feito da seguinte forma – veja este exemplo hipotético a seguir:
Sua empresa investiu R$ 1 mil em suas estratégias de marketing e obteve como retorno 10 novos clientes. Então basta dividir um pelo outro – cada cliente custou R$100.

Mas o entanto, é preciso lembrar que, dentro deste valor total, estão incluídos diversos outros custos. E quando uma empresa investe na aquisição do público errado, todo esse budget pode ir por água abaixo. Veja abaixo o que também deve ser considerado nessa conta:

  • Mão de obra: analistas de marketing, vendedores, líderes e todos os profissionais necessários para conquistar os clientes.
  • Material publicitário: a produção de banners, anúncios em Facebook e Google Ads, vídeos institucionais e demais materiais fazem parte de qualquer estratégia de marketing – e do custo de aquisição de clientes.
  • Tempo: este é o custo mais precioso, já que ele é irrecuperável. No geral as empresas gastam tempo para desenvolver estratégias de marketing e vendas, treinar equipes, atender prospects, entre outras atividades.

Como reduzir custos? Qualificando leads

Quando você faz a conta acima, fica clara a importância em qualificar leads. Dessa forma sua empresa foca em quem realmente poderá se interessar por seu produto/serviço.

Qualificar leads é estabelecer prioridades, pois nem todos os leads se tornarão clientes. Por isso é preciso estabelecer um lead scoring, que vai permitir focar naqueles que têm mais potencial. E que vão trazer um melhor aproveitamento do investimento.

Leia também: NPS: saiba como medir a lealdade dos seus clientes

Estas são algumas das vantagens da qualificação de leads:

  • Investimento focado em quem realmente tem interesse em se tornar um cliente, reduzindo custo de aquisição de clientes
  • Maior facilidade de negociação, uma vez que o lead já está interessado em negociar
  • Possibilidade de fidelização do cliente
  • Otimização do trabalho da equipe de vendas
  • Retorno maior sobre o CAC

Como qualificar leads com o Inbound Marketing

Sua empresa tem diversos caminhos para qualificar leads e manter o custo de aquisição de clientes sob controle.

Mas com certeza o Inbound Marketing é um dos melhores à disposição atualmente.
Por meio dele é possível criar conteúdos e educar seu público-alvo, fazendo com que os leads qualificados tomem decisões mais rapidamente, sem exigir tanto da equipe de vendas na hora da compra.

O grande diferencial do Inbound Marketing é que os leads vêm até a sua empresa. E assim sua equipe de vendas pode se focar em uma boa estratégia de vendas, ao invés de sair em uma prospecção desvairada.

Algumas dicas para iniciar a qualificação de leads por meio do Inbound Marketing são:

Agora que você saber como reduzir custos de aquisição de clientes em sua empresa, é hora de otimizar as estratégias de marketing.

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