Estruturar uma equipe de Marketing Digital pode ser uma tarefa difícil, pois depende de uma série de fatores: o plano e estratégia de crescimento de sua empresa, tipo de indústria, concorrentes, tamanho da organização, budget para contratar, entre outros.

No entanto, quando falamos de marketing digital de resultados, é essencial lembrar que algumas posições e habilidades essenciais são necessárias para garantir bons resultados.

Por isso, listamos aqui os principais recursos que sua empresa precisa ter à disposição se quiser ser bem-sucedida em suas estratégias de comunicação – confira a seguir.

Perfis de profissionais de um time de marketing digital

A importância do marketing dentro das empresas não é uma novidade no setor corporativo. Mas, a diversidade de conhecimentos que os profissionais precisam alcançar hoje está mudando os perfis no mercado.

Com a transformação digital, as empresas precisaram rever sua forma de fazer marketing e aprender a explorar novos canais de comunicação – como a internet e as redes sociais.

Tanto que 75% dos profissionais de marketing acreditam que sua falta de especialização está impactando a receita de sua empresa de alguma forma. Então, contar com especialistas é essencial para o sucesso de todo planejamento.

Veja a seguir os perfis de profissional que sua empresa precisa para obter bons resultados com suas estratégias de marketing:

Um líder visionário

Dentro do Inbound Marketing há a figura do Diretor de Projetos, que é o profissional responsável por todo o projeto e por seus resultados. Mesmo que seja uma posição gerencial, quem a ocupa terá que ter alto conhecimento em marketing digital.

Para preencher essa posição, seu departamento de RH deve ter em mente que está procurando por um especialista em tecnologia e marketing, com habilidades de liderança para guiar sua equipe em direção a uma meta.

Um concatenador de ideias

O inbound se direciona principalmente através do conteúdo. Conteúdo para atrair consumidores potenciais, para nutrir leads, para gerar conversões e recompras.

Portanto, o produtor de conteúdo (ou Community Manager) tem um peso importante na rotina de todos no departamento de marketing.

Sua empresa deve buscar um profissional capaz de conceituar e produzir conteúdo de alta qualidade e pertinência, focado nas necessidades do seu público.

Um profissional com habilidades de escrita e pesquisa é a indicação ideal para esta posição, então nosso conselho é contratar alguém que seja dedicado ao projeto e que saiba ser um entusiasta do produto, serviço ou causa de sua empresa.

Um tradutor de conceitos em imagens gráficas

O perfil ideal do profissional para a vaga de designer de conteúdo é o resultado da mistura entre um designer gráfico e um editor de vídeo / motion graphics – a menos que sua empresa tenha demanda suficiente para justificar dois funcionários responsáveis ​​pela área visual.

Embora um designer gráfico cumpra a grande parte das necessidades de seu plano de marketing, é importante ter noção de produção de vídeos, já que hoje o conteúdo on-line precisa ser distribuído em diferentes formatos.

Um expert em números

Também conhecido como gerente de performance, esse profissional é responsável por integrar diferentes plataformas para trabalhar sem problemas.

Ele também é responsável por cuidar dos aspectos mais técnicos de todo o projeto, incluindo o SEO e a mensuração de dados e resultados de Ads.

Como encontrar especialistas em marketing digital

Caso sua empresa tenha optado por construir sua própria equipe, esse é o momento em que o verdadeiro trabalho começa. O budget ocupa uma parte importante desta etapa: processos seletivos demandam tempo e investimento – sem contar a questão da remuneração desta equipe, as ferramentas necessárias para realizarem um bom trabalho e todos os aspectos burocráticos envolvidos em admissões.

Hoje, os melhores lugares para encontrar candidatos com estes perfis são comunidades online focadas no tema, pois são o ambiente ideal para encontrar alguém ativo em marketing digital. Seu time de RH pode começar a busca no LinkedIn, sessão em fóruns, redes sociais e blogs ligados ao tema.

Em seu processo de seleção, questione a experiência dos candidatos com a sua área de atuação, projetos que tenham pontos em comuns com as metas de sua organização, a experiência com as ferramentas necessárias na rotina do profissional, o tipo de empresas por onde o profissional construiu sua carreira e os desafios que o levaram até sua empresa.

Além da experiência profissional, lembre-se também de observar das habilidades emocionais de cada entrevistado – você pode ensinar muitas coisas sobre sua indústria e produtos, mas dificilmente conseguirá fazer o mesmo com valores como honestidade, espírito de equipe, liderança e transparência.

Equipe de marketing digital terceirizada é opção rápida e eficaz

Quanto maiores forem as suas expectativas sobre os resultados que sua empresa deve obter, mais necessário será ter um grupo de profissionais. Ter o seu próprio departamento de marketing interno demanda tempo e investimentos robustos.

Se você já sabe a importância do marketing digital, mas ainda está trabalhando para criar um departamento completo, é melhor contratar uma agência de marketing digital, pois isso servirá como treinamento para as pessoas que vão compor sua equipe.

Uma agência de marketing digital trará agilidade de ação, criatividade, experiência e uma equipe de profissionais que estão atualizados com as tendências e ferramentas de uma indústria em rápida e constante evolução. Sua empresa economizará tempo e dinheiro, contando com uma solução pronta para trazer os melhores resultados desde já.

Para saber mais sobre como contratar ou contar com uma equipe de especialistas em marketing digital, conte com a UP2Place: clique e entre em contato!

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