Descubra se é hora de rever sua estratégia de marketing de conteúdo

Estruturar e colocar em prática uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida requer boas doses de investimento em tempo, dinheiro e conhecimento.

Mas engana-se quem pensa que o trabalho acaba por aí: sem avaliar sua estratégia e garantir que todos os KPIS estão sendo atingidos, será impossível saber se ela está no rumo certo ou se precisa de ajustes.

Conheça a seguir os sinais de alerta que indicam se é hora de renovar sua estratégia de marketing de conteúdo:

1) Resultados iguais ou em declínio

O objetivo do seu planejamento deve ser criar confiança nos clientes atuais e em potencial, trazer leads mais qualificados para o seu site e aumentar as vendas.

Uma mudança em sua estratégia de marketing de conteúdo se faz necessária se:

  • O conteúdo não está atraindo mais compartilhamentos nas redes sociais ou em outros canais;
  • As visualizações de página são as mesmas ou estão diminuindo;
  • Sua receita está diminuindo;
  • As pessoas estão passando menos tempo no seu site;
  • Os visualizadores de página não são clientes em potencial qualificados.

Para resolver esse problema, é preciso analisar seus dados com mais controle. Uma dica é comparar seu conteúdo de melhor desempenho com os atuais e encontrar pontos em comum e onde fazer modificações.

2) Resultados de pesquisa em declínio

Se seu site deixou de estar presente no topo da classificação nos resultados de pesquisa de seus produtos e serviços, é hora de rever sua estratégia de marketing de conteúdo.

Acompanhe as atualizações do algoritmo do mecanismo de pesquisa e atualize seu conteúdo para atender às novas diretrizes dos mecanismos de pesquisa a cada mudança. Observe também sua capacidade de resposta para dispositivos móveis e a experiência do usuário de um modo geral.

3) Conteúdo sem foco na dor do cliente

Embora o marketing digital integrado esteja cada vez mais conquistando o espaço do modelo tradicional, muitas empresas ainda insistem em trabalhar as velhas regras – e focar mais em e em seu produto do que naquilo que seu lead realmente quer.

Os clientes de hoje exigem informações úteis de uma empresa antes mesmo de considerarem uma compra: 74% das decisões de compra priorizam a primeira empresa que fornece o valor e a percepção de que precisam.

Lembre-se que o conteúdo relevante ajuda a criar confiança – um ingrediente crucial na decisão de compra do consumidor. Por isso explore sua expertise na estratégia de marketing de conteúdo e resolva as dores dos leads – isso será essencial para gerar aumento em conversões.

4) Site atrai visitantes qualificados, mas não converte

Se os números de conversão são baixos, é preciso analisar se sua estratégia de marketing de conteúdo está:

  • Relevante o suficiente;
  • Explorando corretamente os call to actions;
  • Disponibilizando as informações de uma forma direta e fácil de ser compreendida.

Além das atualizações de conteúdo, sua empresa deve considerar a ajuda de sua equipe de desenvolvimento para criar uma UX mais eficaz.

Tornar todas as suas equipes conscientes da importância do marketing de conteúdo pode ajudá-las a estruturar esse conteúdo de forma mais eficaz – tanto no site quanto nas abordagens exploradas por sua equipe de vendas.

5) Presença digital subutilizada

Sabemos que as redes sociais hoje possuem modelos de negócios que interferem diretamente nos resultados orgânicos que sua empresa vem a obter nas plataformas.

Mas se sua presença digital não está alcançando pessoas suficientes nas mídias sociais, é necessário examinar o que pode ser melhorado em sua estratégia de marketing de conteúdo.

Experimente observar pontos como:

  • Canais de atuação: sua empresa tem de fato explorado canais que são utilizados por seu perfil de público ideal?
  • Linguagem: seu discurso está voltado para o público certo?
  • Formatos: seu time ou agência de marketing digital está utilizando os formatos e recursos que atraem mais engajamento com base nas mudanças de algoritmo – como os vídeos?
  • Investimento em mídia: sua empresa tem promovido os conteúdos mais relevantes usando segmentação com base em suas personas?
  • Relevância: seu conteúdo responde às necessidades do seu público?

Quando sua estratégia de marketing de conteúdo não estiver funcionando como deveria, procure por esses sinais indicadores. Ao encontrar um ou mais deles, examine as razões por trás dos sintomas – e cure a causa.

Lembre-se de analisar esses indicadores com frequência. Os algoritmos do mecanismo de pesquisa mudam com frequência, assim como as preferências de consumo de conteúdo dos seus clientes potenciais.

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