DevOps – O segredo para criar uma nova cultura na sua TI

Quando o assunto é tecnologia da informação, a velocidade, confiabilidade e a inovação são os pontos mais importantes para se destacar neste mercado.

Quem atua no setor de TI, precisa constantemente entregar resultados de qualidade aos seus clientes, evitando altos custos, atrasos, falhas após a entrega e demais fatores negativos. Mas para isso, é preciso inicialmente superar as barreiras existentes dentro do setor de TI, onde frequentemente existe a divisão entre o departamento de desenvolvimento e o de infraestrutura.

Para que esta barreira seja eliminada e as companhias venham a cumprir com suas metas, criou-se o DevOps, que auxilia na unificação dos processos de desenvolvimento e operação de softwares. Veja os detalhes abaixo e saiba mais sobre este assunto.

O que é DevOps

O termo DevOps pode ser caracterizado como uma metodologia ou conceito que surgiu com a necessidade de melhorar os resultados na área de TI. Criado em 2009, o DevOps visa integrar as áreas de desenvolvimento e infraestrutura (Operação) para proporcionar uma melhor comunicação, integração e colaboração entre elas.

Quem atua na área de TI, sabe que o departamento de desenvolvimento de softwares geralmente possui pensamentos e focos diferentes do departamento de infraestrutura. Em níveis mais críticos, é possível presenciar até mesmo uma rivalidade entre esses dois departamentos. E em meio a este cenário, o cliente acaba sendo prejudicado, pois deixa de receber um produto que atenda suas necessidades e consequentemente a companhia também é prejudicada devido a gastos adicionais com o projeto.

Desta forma, o DevOps surge como uma cultura de transformação para unir os departamentos de desenvolvimento e infraestrutura, alinhando processos, ferramentas e responsabilidades para acelerar as entregas e aumentar a qualidade dos softwares. Assim, utilizando conceitos da metodologia ágil, é possível entregar resultados constantemente em vez de uma única vez.

Um estudo encomendado pela CA Technologies à empresa britânica Vanson Bourne, que ouviu 1.425 executivos em 15 países, sendo, desse total, 150 no Brasil, chamou muita atenção nos resultados da amostragem em que 73% dos respondentes brasileiros disseram já utilizar DevOps de alguma maneira em suas companhias. Esta prática está muito associada aos novos modelos de negócios, principalmente as Startups digitais que já nascem, normalmente, utilizando das mais modernas técnicas e metodologias para desenvolvimento de softwares e soluções.

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado, algumas mais completas e maduras, outras mais simples, porém usuais. Alguns exemplos como a IBM DevOps entre muitas outras.

73% dos respondentes brasileiros disseram

já utilizar DevOps de alguma maneira

em suas companhias

Porque sua TI deve preocupar-se com o DevOps

Para se destacar em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, é fundamental possuir processos que promovam maior agilidade, menor custo e melhores resultados. Diante disto, a utilização da cultura do DevOps se torna uma importante ferramenta estratégica, já que ela tem como objetivo acelerar as entregas de softwares e garantir a qualidade do que é entregue.

Desta forma, para que uma companhia esteja preparada para responder à necessidade de seus clientes, é preciso inicialmente cessar os conflitos entre as áreas de TI (desenvolvimento e infraestrutura). Assim, é possível atuar com desenvolvimento e testes ágeis, onde os resultados são entregues de maneira contínua ao cliente.

Benefícios tangíveis para sua empresa

São diversos os motivos para uma empresa utilizar o DevOps em suas estratégias. Separamos a seguir os benefícios da adoção dessa cultura dentro das companhias.

Ganhos para o setor de infraestrutura:
•    Maior eficiência por utilizar métodos ágeis
•    Maior organização
•    Melhor comunicação
•    Rápido Feedback
•    Padronização e controle de ambiente

Ganhos para o setor de desenvolvimento:
•    Testes automatizados
•    Entrega mais rápida de novas versões de um software
•    Ambiente para desenvolvimento contínuo
•    Apoio do setor de infraestrutura em prol do mesmo objetivo (ambos falam a mesma língua)
•    Agilidade no feedback em todas as etapas do desenvolvimento

Ganhos para Infraestrutura e Desenvolvimento:
•    Integração entre os setores
•    Melhor planejamento do ambiente de produção com a participação da infraestrutura
•    O setor de desenvolvimento passa a entender melhor a infraestrutura, gerando assim um melhor produto

Ganhos para a companhia:
•    Aumento de valor do negócio
•    Redução de conflitos devido a uma melhor comunicação
•    Entregas mais rápidas (rápido go-to-market)
•    Redução de incidentes, custos, tempo de paradas e riscos
•    Aumento da qualidade
•    Aumento da satisfação do cliente

Como foi visto, o DevOps surgiu para mudar conceitos e ajudar o setor de tecnologia da informação a atingir suas metas e se destacar cada vez mais como soluções estratégicas dentro das empresas.

Desta forma, assim como a metodologia ágil inovou o setor de desenvolvimento, o DevOps trouxe uma nova cultura a ser implantada pelas empresas, para otimizar também os processos do setor de infraestrutura e unificar as relações com o setor de desenvolvimento.

Portanto, se você busca melhorar o ambiente de sua empresa, entregar resultados mais rápidos, aumentar a qualidade, minimizar custos e diminuir riscos, então vale a pena avaliar a possibilidade de implementar a cultura de DevOps em sua companhia.

Saiba mais sobre Transformação Digital, nosso e-book trata de forma simples sobre oportunidades e como transformar seu negócio.

Clique aqui para baixar gratuitamente!

transformação digital devops

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!