Blog

Aplique estas dicas para alinhar vendas e marketing em sua empresa para garantir resultados mais expressivos e uma equipe mais integrada.

Smarketing: 6 dicas para alinhar vendas e marketing

Algumas dicas para alinhar vendas e marketing podem fazer toda a diferença para a sua empresa. Afinal, através delas você pode unir equipes em torno dos mesmos objetivos: vender mais, aumentar a participação no mercado, fortalecer a marca e muito mais.

Para isso, o segredo é apostar no smarketing. Uma metodologia de trabalho que afina processos internos e garante resultados mais expressivos.

Descubra a seguir e comece já a otimizar as oportunidades de sucesso para a sua empresa!

O que é Smarketing?

O conceito trata da integração dos processos de vendas e marketing de um negócio. O grande objetivo aqui é alinhar 100% os departamentos de vendas e marketing.

Dessa forma, eles trabalham juntos para alcançar metas comuns com o foco em aumentar a receita.

O esforço compensa, pois alinhar vendas e marketing proporciona um crescimento estratégico aos negócios.

Daqui para frente, nosso foco é mais na parte prática. Mas se você quiser se aprofundar na metodologia, leia o artigo: Aplique o Smarketing e aumente a receita da sua empresa.

Por que apostar em uma estratégia de Smarketing?

Estas dicas para alinhar vendas e marketing são úteis para otimizar processos. Mas existem muitos outros benefícios em apostar no Smarketing. Confira a seguir os principais:


Aumento do ROI tanto do departamento de vendas quanto de marketing:

Com relatórios em loop fechado, as vendas recebem insights sobre o comportamento on-line de seus leads. Assim, quando eles se tornarem mais relevantes em cada ponto de contato, os vendedores melhorarão sua taxa de acerto em cada etapa do ciclo de vendas B2B. O que leva a números de vendas mais altos.

Além disso, o marketing terá uma melhor compreensão de onde vêm seus melhores insights. O que significa quais tipos de leads provavelmente se converterão em clientes pagantes. A partir daí o setor pode, então, alocar melhor seu tempo e recursos para maximizar seu ROI de forma eficaz.


Alcance das metas de negócios pode ocorrer mais rapidamente

Seus dois departamentos de geração de receita agora vão direcionar seus esforços para os mesmos objetivos.

Dessa forma, sua empresa pode aumentar seus lucros e alcançar outras metas de negócios mais rapidamente. Assim seu negócio vai crescer como um todo.


Melhora da coesão das equipes e do ambiente da empresa

Quando as vendas e o marketing caminham juntas, o clima do escritório melhora consideravelmente. Sai o clima de disputa, entra o foco em comum.

Além disso, colaboradores satisfeitos não só aumentam a produtividade da organização, mas também a tornam um ímã para atrair novos talentos.

Assim seu negócio terá melhor desempenho em termos de receita e harmonia no ambiente.

6 poderosas dicas para alinhar vendas e marketing com o Smarketing

Agora você já sabe a importância e os benefícios de manter os dois departamentos integrados. Chegou o momento de colocar sua estratégia na rua e ajudar suas equipes a vender mais e mais.

Por isso, listamos aqui seis dicas para alinhar vendas e marketing. Assim, seu negócio estará pronto para crescer como uma unidade coesa e bem-sucedida. Confira!


1) Facilite a colaboração entre as equipes

A primeira das dicas para alinhar vendas e marketing é simplificar a comunicação entre as equipes. Para isso, você precisa garantir que todos os recursos e materiais sejam acessíveis aos membros da equipe.

Afinal, agora ambos os departamentos atuam em um ciclo de feedback conjunto para alcançar seus resultados.

Assim, a equipe de vendas atua com base nas informações compartilhadas pelo time de marketing aos clientes. Que, por sua vez, usa o feedback do cliente – compartilhado pela equipe de vendas – para gerar conteúdo de alta qualidade projetado para nutrir e engajar leads potenciais.


2) Crie terminologias alinhadas

Falar a mesma língua e manter a comunicação diária é outra das principais dicas para alinhar vendas e marketing.

Por isso, certifique-se de que todos compartilhem o mesmo vocabulário. Indo além de esclarecer termos-chave como “lead” e “prospect”, as equipes de vendas e marketing também devem trabalhar juntas para identificar seu perfil ideal de cliente.

Isso ajudará a descobrir quais leads o departamento de marketing deve mirar em suas estratégias.

Além disso, o perfil também permite que os vendedores estejam mais focados em sua prospecção de vendas. Pois assim conseguem uma imagem mais clara do tipo de lead e empresa que devem abordar.

Em suma, as perguntas que ambas as equipes devem responder juntas incluem:


3) Estabeleça metas que ambas as equipes podem impactar

Os principais kpis de desempenho são fundamentais tanto para as vendas quanto para o marketing. Mas o problema é que cada equipe costuma ter suas próprias métricas.

Para as vendas, pode ser o número de clientes que eles convertem todos os meses. Por outro lado, o marketing tende a privilegiar o tráfego do site.

Esses números são importantes para todos. Porém, as vendas não têm muita influência sobre o segundo. Já o marketing não pode fazer muito sobre o primeiro.

Por isso é que, entre as dicas para alinhar vendas e marketing, está a identificação de KPIs que ambas as equipes contribuem.


4) Compartilhe o mesmo funil

Dessa forma, os dois times podem facilmente garantir que os leads sejam tratados com mensagens e tons consistentes, ajudando a manter os leads engajados durante todo o processo completo do funil.

Além disso, mais leads serão convertidos em clientes pagantes. Então vamos analisar aqui o papel de ambos no funil de vendas:

  • Topo do funil: o marketing é responsável por gerar as iscas para atrair leads potenciais.
  • Meio do funil: ambas as equipes atuam em paralelo, produzindo e garantindo a nutrição adequada para estes clientes potenciais,
  • Fundo do funil: as vendas são responsáveis por fechar o ciclo e garantir a conversão.


5) Crie personas comuns

A ideia geral do smarketing é identificar o que os dois times têm em comum e onde eles diferem. Especialmente em questões que você não esperaria normalmente. As personas são um bom exemplo disso.

Então, uma das dicas para alinhar vendas e marketing é apostar nos insights do time de vendas para definir suas buyer personas.

Como eles têm a vantagem de interagir com potenciais compradores todos os dias, possuem uma imagem mais clara.


6) Analise e otimize continuamente

Use análises e relatórios para rastrear taxas de conversão e associá-las a campanhas e determinadas ações. A dica aqui é agendar atualizações mais extensas mensal ou trimestral, dependendo de suas metas.

Dessa forma, ambos os departamentos podem interagir uns com os outros, saltar ideias e formar conexões. É tudo sobre sentir que eles são uma grande equipe.

Você já tem as dicas para alinhar vendas e marketing – agora é hora de pôr em prática!

Afinal, o smarketing é uma questão de trabalho em equipe. Enquanto ambos os lados estiverem no mesmo ritmo e trabalharem juntos, sua empresa só tem a ganhar.

A estratégia digital certa vai trazer crescimento sustentável, aquela que garante um negócio estável e rentável.

A parte mais difícil é dar o primeiro passo. Então certifique-se de colocar essas dicas para alinhar vendas e marketing em prática.

E, se você precisar de ajuda no processo, conte com a gente. Mais do que especialistas em marketing digital integrado, somos bons em fazer sua empresa crescer mais e mais!

FALE JÁ COM OS ESPECIALISTAS DA UP2PLACE DIGITAL!

Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes
Clique aqui e solicite gratuitamente uma avaliação da sua Estratégia Digital
O Guia Definitivo da Automação de Marketing
Baixe o seu GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS
Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads
REPRESENTANTE DE VENDAS – DIGITAL​
EBOOK MARKETING DIGITAL PARA INDÚSTRIAS​
GUIA DE MÍDIA PAGA​

ABM Account-based Marketing

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Posts Relacionados

EN PT ES