7 dicas para a produção de um conteúdo digital eficaz

Quando uma empresa investe em um blog ou um site, seu primeiro objetivo é ser lido. Vários parâmetros podem ajudar nessa meta – e um deles é o conteúdo digital.

O conteúdo eficaz vai além dos artigos e atualizações no site ou redes sociais. Ele inclui a estrutura, o SEO, a acessibilidade, entre outros.

Com certeza você já ouviu falar sobre marketing de conteúdo (já falamos bastante sobre esse tema aqui e aqui), a importância do blog, a rede social certa e muito mais.

Tudo porque é com este conteúdo digital que sua empresa consegue se comunicar com sucesso com os seus usuários e clientes, enquanto gerencia sua estratégia de SEO.

Se você quer saber se sua empresa está fazendo um bom trabalho nessa área, confira a seguir algumas dicas que podem otimizar o SEO e o tráfego para o seu site.

1) Ter um estilo de conteúdo digital de qualidade

Definir o tom da comunicação – tanto na web quanto nos materiais off-line e demais canais de relacionamento com o público – é fundamental.

Os sites e blogs mais populares são aqueles que têm um estilo editorial definido e bem escolhido. Seja ele mais descolado, sério, didático, irônico ou polêmico.

O tom deve ser coerente com a sua empresa: área de atuação, perfil do público e clientes, espírito da empresa.

2) Garantir uma boa estruturação

Uma frase muito repetida, especialmente quando falamos de marketing digital, é “o conteúdo é rei”.

Isto é uma regra ainda mais válida em 2017, já que as constantes atualizações de algoritmos do Google focaram diretamente na qualidade do conteúdo digital.

Usuários querem acessar rapidamente as informações que buscam – e conteúdos bem estruturados estarão no topo das buscas.

Todo conteúdo digital deve ser identificado e classificado: palavras-chaves devem ser usadas estrategicamente, o SEO deve ser o mais otimizado possível, a formatação deve observar certos padrões e muito mais.

3) Escolher palavras-chave e trabalhar sua malha semântica

Para um bom SEO, as palavras-chave precisam ser escolhidas e trabalhadas corretamente.

Usar apenas palavras aleatórias relacionados ao seu tema, ou palavras que você acha que os outros usam mais, pode ser um erro.

Você pode ser surpreendido por um estudo de palavras-chave: muitas vezes ficamos presos no jargão da indústria, pensando que os usuários buscam apenas aqueles termos.

Erro Fatal! Sem o suporte de um estudo de palavras-chave e cauda longa, sua empresa corre o risco de desperdiçar esforços na produção de conteúdo digital.

Para obter esses dados e fazer uma boa análise, existem várias ferramentas online, incluindo o Google Adwords. Peça para uma boa agência de marketing digital cuidar disso para você.

4) Otimizar o SEO com títulos e tags

Sua agência ou equipe de marketing deve, sempre que possível, garantir que o conteúdo digital de cada página seja o mais específico e bem trabalhado possível.

Veja a seguir alguns exemplos:

  • O nome do arquivo HTML deve ser inteligível e, melhor ainda, conter uma palavra-chave;
  • A tag do título deve ser curta (5 a 10 palavras), exclusiva para cada página, e também deve conter as palavras-chave;
  • A tag palavras-chave deve sempre ser preenchida ao inserir o conteúdo na plataforma de publicação – como o WordPress;
  • As tags ALT, referente ao texto alternativo às imagens, precisam trabalhar também as palavras-chave. O Google lê essas tags, o que contribuiu para o SEO e também para a acessibilidade.

5) Focar na conversão

O conteúdo digital é a melhor maneira de atrair visitantes ao seu site. Um conteúdo relevante e que fornece valor real ajuda a atrair e conquistar mais leads qualificados.

Quando sua equipe de marketing produzir o conteúdo, deve sempre pensar em suas buyer personas e no que elas buscam.

Quais são suas dores? Que soluções que sua empresa oferece poderiam solucionar isso? E como isso pode acontecer?

Através da criação de uma estratégia de comunicação real, sua empresa vai aumentar a visibilidade de sua marca, sua credibilidade e, consequentemente, as taxas de conversão.

6) Pensar mobile first

Com acesso mais fácil às informações e produtos que procuram, os usuários estão cada vez mais exigentes em termos de pesquisa.

As pessoas querem encontrar a informação e absorvê-la rapidamente. Não conte que um lead vá passar 20 minutos lendo seu conteúdo digital, embora ele seja excelente. Então o marketing de conteúdo eficaz é sobretudo objetivo.

Especialmente considerando que muito do que sua empresa produz é acessado através de smartphones. Então o site de sua empresa precisa ser responsivo, com imagens leves (que não consumam o pacote de dados do seu usuário) e textos não muito extensos.

Esse é o caminho para atrair um número cada vez maior de clientes potenciais.

7) Ser criativo e explorar os canais de comunicação disponíveis

Diga para sua equipe de marketing ir além das postagens no blog e posts em redes sociais.

Explore infográficos, vídeos, podcasts, e-books, slides, gráficos – vale usar todo formato de conteúdo digital que seja relevante para o público que sua empresa quer atingir.

 

Se você gostou deste artigo e quer desenvolver uma estratégia de conteúdo digital, clique a seguir e entre em contato com a nossa agência de inbound marketing de resultados. Teremos o máximo prazer em atende-lo!

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