5 dicas para otimizar sua campanha de Adwords e suas vendas

Investir em Google Adwords é uma das etapas mais importantes dentro de uma campanha de inbound marketing.
Se você ainda não conhece a ferramenta de links patrocinados do Google, vamos explicar rapidamente: o Google AdWords é uma aplicação voltada para a publicidade online em páginas de busca, na rede de sites parceiros ou com conteúdos relevantes à sua campanha e nos serviços disponibilizados pelo Google.
São aqueles “anúncios patrocinados” que você com certeza já viu na lateral do seu Gmail, no topo das buscas realizadas no Google e nos banners de algum site após procurar mais informações sobre um produto ou serviço.
Inclusive, essa é a principal vantagem de investir na estratégia: sua empresa define exatamente para qual público vai anunciar.
O que também garante que sua verba seja direcionada apenas para leads potenciais, que estão realmente buscando produtos e serviços da sua marca.
E o melhor: sua empresa só paga quando as pessoas clicam no seu anúncio – o que amplia muito suas oportunidades de conversão.
Para garantir que essa conversão seja a mais rentável possível para a sua empresa, confira agora cinco dicas para otimizar seus investimentos em Adwords:

1) Tenha uma expectativa realista sobre sua campanha de Adwords

There is no free lunch: os resultados obtidos a curto prazo em marketing via Adwords são proporcionais ao volume da verba investida.
Isso quer dizer que orçamentos tímidos não farão sua empresa estar entre os anúncios das primeiras páginas do dia para a noite.
Ao distribuir a verba, reserve os melhores lances para palavras-chaves com mais qualidade. E acompanhe também o Índice de Retorno sobre Investimento (ROI) para medir o lucro obtido com cada ação.

2) Classifique as palavras-chave de acordo com as correspondências

Ao planejar a campanha de Adwords de sua empresa, classifique atenta e corretamente as palavras-chave dentro das correspondências oferecidas pelo Google.
Isso vai garantir que seus anúncios impactem apenas as pessoas que procuram os termos específicos de sua campanha.
A vantagem dessa estratégia é a segmentação do público, que vai ampliar o índice de conversão e impressão do seu anúncio, além de otimizar a verba investida.

3) Utilize Ad Groups diferentes quando possuir muitas palavras-chave

O ideal é que cada grupo de anúncios tenha no máximo 20 palavras-chave, organizadas de acordo com as temáticas correspondentes. Isso garante que a busca efetuada por seus leads esteja alinhada com os seus anúncios.

4) Monitore ativamente o acompanhamento de conversões do Adwords

Os anunciantes do Google Adwords contam com uma ferramenta que permite acompanhar o andamento das suas metas e conversões. Você pode tanto saber quais palavras-chave estão trazendo mais retorno quanto o número de leads que os anúncios geraram.
Esse acompanhamento também permite ajustar a campanha durante o seu andamento, aumentando a chance de sua empresa atingir ou ultrapassar as médias dentro do período.

5) Integre seu Google Adwords ao Analytics

Instrua sua equipe de marketing a integrar e importar os objetivos de sua conta no Analytics à sua conta Adwords. Isso vai permitir acompanhar as origens das visitas ao seu site e os impactos de suas campanhas de anúncios pagos (SEM, Search Engine Marketing).
E também o nível de avanço dos usuários trazidos via Google Adwords por seu funil de vendas – e fazer ajustes a qualquer momento.
Agora você já sabe as principais dicas para otimizar a campanha de sua empresa e pode acompanhar de perto todos os resultados que virão desse investimento.

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