E-mail marketing como estratégia para fidelizar clientes

O e-mail marketing é um dos melhores meios para converter leads em clientes leais e de longo prazo. Tanto que 80% das marcas apostam nele para garantir mais retenção de clientes. E outros 56% deles acreditam que esta é a ação mais efetiva para alcançar os objetivos de retenção.

Há muitas razões pelas quais o e-mail marketing ajuda a promover essa retenção. É mais pessoal e direto do que outros canais de marketing. Além disso, as pessoas gostam de receber e-mails de suas marcas favoritas.

É por isso que ele é o ideal para construir confiança e desenvolver relações com clientes que podem ir além da primeira venda.

Mas como implementar uma estratégia bem-sucedida de e-mail marketing? Esse é o tema de nosso artigo: siga na leitura e descubra quais ações podem manter seus clientes em contato com sua marca.

Táticas de e-mail marketing que ajudam na fidelização de clientes

Newsletters e conteúdos relevantes são frequentemente usados para estabelecer um nível básico de relacionamento, ajudando a nutrir e manter sua empresa na mente dos clientes atuais.

Mas os e-mails marketing voltados para a fidelização de clientes podem garantir taxas de abertura e cliques ainda maiores.

Por isso listamos nos tópicos a seguir cinco táticas para aumentar a fidelidade do cliente através de uma campanha de e-mails.

1) Ofertas iniciais ou exclusivas

O senso de urgência e de exclusividade são grandes motivadores rumo a uma decisão de compra.

Se sua empresa está planejando fazer uma venda grande, comece anunciando entre os clientes preferenciais ou VIP primeiro.

Melhor ainda: se possível, ofereça alguma condição especial para esse grupo. Nada de descontos: pense em um produto extra, uma edição especial ou um brinde realmente relevante.

Os clientes certamente irão apreciar essa atenção e, assim como no item 3, serão estimulados diretamente para possíveis vendas adicionais.

2) Vantagens para clientes especiais

Pense nos seus clientes VIP ou muito importantes. Este seleto grupo de seu banco de dados pode representar uma grande parte da receita da empresa.

Por isso vale pensar em proporcionar um status especial a estes clientes, que investem significativamente em sua empresa.

Pode ser algum tipo de classificação, como ouro, platina ou diamante, se quiser. Mas também pode significar benefícios, como uma visita à sede, acesso exclusivo a um material sobre seu segmento, pesquisas, participação em eventos ou frete grátis prolongado.

Todas estas ações podem e devem ser incorporadas em seu planejamento de inbound marketing e de e-mail marketing. Preferencialmente usando conteúdo segmentado, com um layout exclusivo, para ressaltar o conceito de VIP.

3) Lembretes sobre expiração de bônus, pontos e ofertas

Lembre seus clientes sobre a existência e a validade de seus cupons de desconto, resgate de brindes e outros incentivos baseados em pontos que ainda não foram resgatados.

Esse tipo de comunicação, especialmente na iminência da expiração, pode inspirar doses extras de fidelidade.

Além disso, a expiração também gera uma sensação extra de urgência, que pode aumentar as vendas diretas.

Este tipo de e-mail marketing é frequentemente usado ​​em programas de fidelização de clientes. Mas também funcionam bem com vale-compras ou cupons de presente.

Se sua empresa trabalha com alguma ferramenta de automação, é possível configurar o disparo desse e-mail, acionado para ser enviado automaticamente assim que o prazo de validade se aproximar.

4) Agradecimentos

Infelizmente o hábito de agradecer tem caído em desuso. É por isso que um e-mail agradecendo uma compra, uma renovação de contrato ou upgrade mostra que sua empresa se importa genuinamente com eles.

É possível dar um toque extra adicionando uma nota pessoal dos membros da equipe que lidam diretamente com esse cliente ou então do próprio CEO.

Outra maneira de agregar valor a uma ação deste tipo é oferecer desconto para uma compra futura.

5) Abordagem altamente personalizada

Uma das grandes tendências do marketing digital para 2018 é a abordagem personalizada.

Chega de ações de massa: o segredo agora é mostrar ao seu cliente que sua empresa está atenta às necessidades.

É possível fazer algo realmente especial e exclusivo: um e-mail de aniversário que mencione algum detalhe único da pessoa ou um cupom de desconto para ser usado no mês de aniversário. Ou um e-mail para parabenizar pelo casamento ou nascimento de um filho.

Além disso, é possível identificar clientes de um mesmo perfil o segmento da indústria e preparar e-books, white papers ou até artigos no blog – e usar o e-mail para dividir isso com esses contatos, mostrando que sua empresa segue atenta às necessidades deles.

Basta procurar oportunidades para fazer algo extra, que crie “momentos únicos”. Esse tipo de ação é memorável e certamente contribui para a fidelização do cliente.

6) Pesquisas

Utilize o e-mail marketing para promover pesquisas sobre seus produtos, serviços, atendimento – todo tipo de informação que ajude sua empresa a fazer mais negócios é válida.

E-mail marketing e a fidelização do cliente

Os clientes atuais e recorrentes merecem atenção especial. É importante checar com o seu time ou agência de marketing digital os KPIs de lealdade para identificar esse perfil de clientes.

Fazer da fidelidade do cliente uma prioridade pode mudar a maneira como sua empresa utiliza seus boletins mensais para a base de dados.

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