O e-mail marketing costuma ser um tema polêmico quando o assunto é inbound marketing de resultados. Todo profissional de marketing tem uma opinião sobre como montar um E-mail marketing para empresas de TI perfeito.

Mas o melhor caminho para uma abordagem certeira é considerar quais recursos e aspectos do e-mail marketing funcionam melhor para seus negócios – e esse artigo vai ajudar nessa tarefa.

Benefícios do uso do e-mail marketing para empresas de TI

De acordo com uma pesquisa da Campaign Monitor, cerca de 17% dos profissionais focados em marketing para empresas de TI acham que o e-mail marketing oferece um excelente ROI e 39% afirmam que ele oferece um bom retorno sobre o investimento.

Os entrevistados também apontaram os principais benefícios do e-mail marketing para empresas de tecnologia. As respostas foram promissoras: cerca de um quarto dos entrevistados mencionou o aumento na geração de leads. O segundo maior benefício apostado foi o aumento das taxas de conversão, seguido por redução dos custos de marketing.

Como produzir um bom e-mail marketing para empresas de TI

Existem vários formatos que podem ser utilizados para um e-mail marketing de sucesso – desde as newsletter aos e-mails de promoção.

Mas vamos abordar aqui um outro ponto de vista: o layout. Uma imagem atraente e conteúdo relevante certamente influem positivamente nas taxas de abertura dos e-mails, por isso listamos abaixo alguns perfis de distribuição:

O padrão Z: ideal para enfatizar vários pontos ou benefícios

Pode ser usado em newsletters, com um resumo das principais notícias do período, para divulgar novos artigos no blog da empresa ou para apresentar um novo produto com funcionalidades diversas.

  • Prós: várias seções oferecem várias maneiras de prender seus leitores. Há bons espaços para oferecer conteúdo variado, permitindo inserir links para onde quiser. Esse padrão Z (zig-zag) segue o movimento natural do olho humano, facilitando o fluxo de conteúdo;
  • Contras: requer que seu leitor esteja atento e leia todos os resumos de conteúdo. O uso de vários elementos gráficos e links de botões de apelo à ação (CTA) pode sobrecarregar alguns leitores, portanto, mantenha a comunicação breve e direta.

A coluna curta: melhor para atrair a atenção de pessoas que não têm tempo a perder

Aposte neste formato para comunicar promoções especiais ou de oportunidade, pré-vendas e um novo produto mais específico para um grupo de clientes.

  • Prós: curta e direta, a comunicação aqui diz tudo o que você precisa saber e nada mais (é ótimo para aguçar a curiosidade do lead). O e-mail marketing chama a atenção do leitor e dá uma CTA direta e singular;
  • Contras: você não pode trabalhar vários temas neste formato. Você pode atingi-los com rapidez e eficácia, mas terá que manter o foco.

A coluna longa: indicado para segmentar pessoas que querem mais informações sobre um assunto, mas não sabem para onde encontrar

Use este perfil para abordar pontos de vista de seu time de experts, falar sobre mudanças na empresa e no mercado ou apresentar um produto ou serviço mais profundamente.

  • Prós: colunas longas dão ao seu time de marketing uma chance de ser mais detalhista sobre um assunto – desde que se mantenha a relevância do conteúdo. Não se trata de se demorar sobre o conteúdo, mas sim de dar um toque completo e interessante a um assunto.
  • Contras: A coluna longa é a antítese do padrão Z. Geralmente é adornada com padrões e imagens visualmente atraentes, mas o problema permanece o mesmo – é uma quantidade relativamente grande de conteúdo em um funil. É preciso tornar o layout dinâmico – ou ele se tornará maçante e cansativo.

Dicas rápidas para o sucesso de sua estratégia de e-mail marketing para empresas de TI

Veja a seguir algumas preciosas dicas que devem nortear seu próximo planejamento de e-mail marketing:

  • Lista de contatos qualificada: evite comprar mailings prontos, especialmente no segmento B2B. Uma lista de leads qualificados vai desempenhar um papel enorme no sucesso da sua campanha. Entender seu público e suas necessidades é a melhor maneira de criar e-mails de sucesso. Uma lista de contatos atualizada ajudará sua empresa a ir atrás e abordar os clientes certos, em vez de colocar seu orçamento de marketing no ralo e sua conta nas listas de spam;
  • Determine métricas: mensure os objetivos que você pretende atingir com cada e-mail marketing disparado. Taxas de abertura, cliques, compartilhamentos e conversão ajudam a mensurar o sucesso de um e-mail marketing para empresas de TI. Lembre-se: todas essas métricas contribuem para gerar nutrição e fidelidade do lead ou cliente;
  • Use vídeo: hoje em dia as pessoas não têm muito tempo a perder. É por isso que elas muitas vezes tendem mais para assistir a um vídeo curto do que ler um e-mail. Obviamente, será preciso montar um vídeo pertinente e interessante para transmitir sua mensagem;
  • Dê atenção ao Assunto: use palavras que transmitam curiosidade, urgência, relevância, valor e emoção. Ao escolher um assunto, pense “Eu abriria este e-mail?”. Se você não achar o título atraente, seu público-alvo pode ir pelo mesmo caminho.

O e-mail marketing para empresas de TI é apenas uma das ações que fazem um planejamento ser um sucesso em conversões – tenha o pacote completo: clique e baixe nosso e-book!

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