E-mail marketing que funciona: 7 dicas infalíveis

E-mail marketing que funciona: 7 dicas infalíveis

Ter uma estratégia de e-mail marketing que funciona está no Top 5 dos desejos de toda empresa que investe no marketing digital de resultados.

Afinal, o e-mail marketing é de fato uma ação eficaz para obter grandes retornos no mercado – mas vem com seu próprio conjunto de desafios únicos.

Mas esses desafios podem ser superados, especialmente se você entender seu público e seguir estas dicas para garantir bons resultados com seus e-mails – então siga na leitura!

E-mail marketing que funciona: isso ainda é possível?

Você ainda pode se perguntar se o marketing por e-mail ainda é relevante e vale seu tempo e esforço. A resposta curta é: sim, ainda é muito relevante, por diversos motivos.

Esta continua sendo uma das melhores maneiras de se conectar com os consumidores para fornecer um excelente retorno do investimento (ROI). Além disso, ainda proporciona benefícios como:

  • Influência nas decisões de compra das pessoas: as campanhas de e-mail marketing podem apresentar produtos e serviços, oferecer ofertas exclusivas e incentivar os clientes a voltar ao seu site para comprar algo que deixaram no carrinho;
  • Geração de tráfego para o seu site: um bom e-mail marketing traz links para conteúdos do site e CTAs que direcionam os destinatários para landings específicas, aumentando suas chances de conversão;
  • Aumento na geração de leads: além de melhorar as vendas e receber um retorno generoso do investimento em e-mail marketing, você também pode aumentar os leads aplicando estratégias de inbound marketing, que ajudam sua empresa a gerar e qualificar leads para ampliar as oportunidades de conversões;
  • Tem baixo custo enquanto produz um alto retorno: você não precisa de uma grande produção para produzir um e-mail marketing que funciona. É possível reutilizar materiais produzidos para outras ações – tudo o que você precisa é de um redator e um designer gráfico. Para otimizar seu processo, uma ferramenta de e-mail marketing como a RD Station é essencial.

VEJA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA: RD STATION

7 dicas para garantir um e-mail marketing que funciona

Aqui estão os principais cuidados que sua empresa deve observar ao elaborar sua próxima estratégia de e-mail marketing – ou corrigir na atual:

1) Garanta que tudo esteja otimizado para mobile

Hoje a maioria das pessoas acessa e-mails de seus dispositivos móveis. Isso significa que um e-mail marketing que funciona deve permitir a visualização de todas as imagens, contar com a formatação de texto adequada e links funcionais.

Aqui estão algumas dicas para tornar seus e-mails compatíveis com dispositivos móveis:

  • Veja se o comprimento da linha de assunto não torna a mensagem incompreensível;
  • Mantenha seu conteúdo curto e relevante;
  • Mantenha CTAs visíveis;
  • Explore o texto pré-head;
  • Teste seus e-mails em vários dispositivos.

2) Integre sistemas de dados

A integração de dados de várias fontes permite que seu time de marketing otimize o conteúdo de seus e-mails para criar melhores leads de vendas e oferecer aos clientes uma experiência de compra positiva.

Apenas lembre-se de garantir uma segmentação eficaz em todo o processo – especialmente se uma estratégia de ABM estiver em seus planos futuros.

3) Atualize sua lista de e-mails regularmente

Existem contatos na sua lista de e-mails que nunca abrem ou clicam em seus e-mails ou envolvem seu site?

Você deve ter métricas para essas informações em seu software de e-mail marketing. Se um contato estiver inativo há muito tempo, remova-o da lista de e-mails.

4) Alinhe o conteúdo do e-mail com suas buyer personas

Um e-mail marketing que funciona é aquele que proporciona ao remetente uma mensagem que aborda seus pontos de dor.

Para isso, produza conteúdo alinhado à segmentação de suas listas de e-mail: analise as informações que você tem sobre elas, em que área do funil de vendas elas estão e quais são seus interesses.

5) Aposte no e-mail para otimizar seu funil de vendas

Já falamos em outro artigo que o e-mail marketing pode ser uma poderosa estratégia de nutrição de leads em seu funil de vendas.

Além disso, o sistema certo pode automatizar o processo de qualificação de um novo lead de vendas: em vez de esperar um contato de um representante, seu novo lead pode ser contratado imediatamente com um e-mail que criará uma oportunidade para que ele forneça mais informações à sua empresa.

Essa automação reduz o tempo que um novo lead precisa esperar pelo contato, o que melhora sua taxa de fechamento de negócios.

6) Explore a personalização de maneira eficaz

Além de criar um relacionamento com seu público, personalizar e-mails pode ajudar você a aumentar sua taxa de abertura em cerca de 26%.

Personalize e-mails:

  • Adicionando o nome do seu destinatário à linha de assunto;
  • Enviando a eles um e-mail ou desconto especial no aniversário deles ou datas especiais;
  • Fazer recomendações de artigos e outros conteúdos com base em engajamentos anteriores.

7) Reduza as notificações de Spam

Lotar as caixas de entrada de seus leads e clientes com conteúdo que não é relevante para eles é a maneira mais rápida de aumentar suas taxas de cancelamento. Mesmo se o conteúdo for relevante, eles podem não querer receber spam por seus e-mails.

Um e-mail marketing que funciona é, acima de tudo, relevante. Mas outros cuidados são essenciais:

  • Frequência de envios – veja se sua ferramenta oferece aos destinatários a opção de selecionar o que receberão de sua empresa e com que frequência o receberão;
  • Tom das mensagens – fuja da postura de vendedor insistente e mantenha-se no papel de amigo útil que apenas quer ajudar. Isso vai soar menos como spam, mesmo que eles se inscrevam para receber três e-mails por dia.

Contar com um e-mail marketing que funciona depende muito da sua capacidade de coletar dados confiáveis: ​​quanto mais sua empresa souber sobre seu público-alvo, mais equipada estará para aumentar a qualidade de seus leads, diminuir seu ciclo de vendas e conquistar novos clientes rapidamente.

Se você gostou dessas dicas e quer saber mais sobre marketing digital, nossa área de materiais ricos possui inúmeros eBooks, cases e materiais que podem ajudar nessa jornada.

– CLIQUE E ACESSE NOSSA ÁREA DE MATERIAIS RICOS HOJE MESMO –

COVID-19 Comece a recuperar seus negócios agora!

ABM Account-based Marketing

GUIA DE MÍDIA PAGA​
EBOOK MARKETING DIGITAL PARA INDÚSTRIAS​
EBOOK TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL EM 2020​
REPRESENTANTE DE VENDAS – DIGITAL​
Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads
Baixe o seu GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS
O Guia Definitivo da Automação de Marketing
Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes
Clique aqui e solicite gratuitamente uma avaliação da sua Estratégia Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Posts Relacionados