E-mails de Inbound Marketing: 10 erros fatais para a estratégia de sua empresa

E-mails de Inbound Marketing: 10 erros fatais para sua estratégia

Você abre sua caixa de e-mails toda manhã e provavelmente encontra um punhado de e-mails de Inbound Marketing.
Alguns deles você sequer se lembra de ter se inscrito, não quer e nem pretende ler. Dependendo do seu humor ou agenda do dia, esses e-mails podem ser excluídos instantaneamente, marcados como spam ou respondidos com uma nota sarcástica.
Agora você já pensou que os e-mails de Inbound Marketing de sua empresa podem ter esse mesmo destino? Isso pode colocar sua estratégia – e suas metas anuais – em risco.
Por isso confira a seguir 10 motivos pelos quais os e-mails de sua empresa podem não estar obtendo os resultados esperados.

O assunto do seu e-mail é sem graça ou muito vago

Como é a primeira coisa que os destinatários veem, o assunto pode ser a diferença entre um clique em abrir ou em “marcar como spam” antes mesmo de ser aberto.
Então certifique-se de que ele:

  • Agarra a atenção dos leitores,
  • Apoia a mensagem,
  • Oferece aos leitores uma razão para abrir o e-mail,
  • Cria uma sensação de urgência.

Isso quer dizer que abordagens como “Abra agora” são provavelmente menos eficazes do que algo como “Faltam apenas 2 dias até …”.
EVITE USAR CAPSLOCK e muitos pontos de exclamação!!! – Estes dois detalhes podem matar a credibilidade de sua mensagem em menos de um segundo.

Os e-mails de Inbound Marketing não são pessoais

As pessoas são mais propensas a ler seus e-mails se acharem que estão lendo algo escrito por uma pessoa real e não por um robô.
Então garanta o “calor” das mensagens: faça perguntas, use “você” e dirija-se aos destinatários pelo nome já na saudação.
Se o mailing oferece também o nome da empresa onde o destinatário atua, pode ser interessante incluir esta informação também.

Suas mensagens não passam confiança

Garanta que o nome do remetente que os destinatários vão ver em seus e-mails seja de alguém em quem eles confiariam.
Nossa dica é usar sempre o contato que seja (ou se pareça) com o de uma pessoa real – como ana.dantas@suaempresa.com.br, e não algo como time@suaempresa.com.br
Os horários de envio também merecem uma atenção especial: e-mails de Inbound Marketing que chegam à caixa no meio da madrugada certamente parecerão ser enviados por robôs. Converse com seu time ou agência de marketing digital sobre os horários que oferecem números melhores de cliques e conversões.

Sua empresa não está falando com as pessoas certas

Sair enviando o mesmo e-mail para todo o mailing da empresa não é o caminho certo a seguir.
Como falamos mais acima, uma abordagem pessoal faz toda a diferença – e isso inclui também as preferências de cada pessoa ou público.
Bons e-mails de Inbound Marketing não fazem parte de uma estratégia que envia grandes quantidades de material, mas sim conteúdos selecionados.
Trata-se de enviar mensagens específicas e de qualidade para as pessoas que realmente querem lê-las.
Analise a natureza de suas operações e encontre a melhor forma de abordar estas pessoas:

  • Compradores recorrentes podem se sentir mais atraídos pelos últimos lançamentos,
  • Pessoas que estão no meio do funil podem gostar de um e-book que explique a melhor forma de usar o produto,
  • Leads que já foram abordados por sua equipe de vendas podem ser convertidos se receberem um cupom de desconto.

Os layouts dos e-mails não são esteticamente atraentes

Layouts pobres, uma combinação de cores pouco atraentes e imagens com baixa resolução ou fora do perfil do público podem levar os e-mails de sua empresa direto para a lixeira.
Opte por layouts cleans, que valorizem o conteúdo, use textos simples e diretos. E verifique se o e-mail abre corretamente em diferentes navegadores e sistemas operacionais.
Lembre-se: as pessoas estão habituadas a consumir informação do Facebook e do Instagram. Por isso uma boa imagem faz toda a diferença.

Conteúdos pouco relevantes

Se sua equipe de criativos já se sente entediada quando cria o e-mail, é provável que o leitor tenha a mesma sensação.
Os e-mails de Inbound Marketing precisam ser relevantes, por isso a estratégia deve apostar em textos leves e diretos, com o suporte de uma boa imagem.
Dica extra: se sua empresa tem um perfil mais descontraído, use GIFs. Eles estão em total evidência e tornam a comunicação mais dinâmica e divertida.

via GIPHY

A mensagem contém erros

Erros de concordância, ortográficos e de digitação podem transformar os e-mails de sua empresa em uma piada – das ruins.
Erros desse tipo e links quebrados (que não levam a lugar algum) não passam credibilidade, geram uma imagem negativa sobre sua empresa e certamente não contribuem para a conversão.
Por isso tenha sempre uma ou duas pessoas em sua equipe preparadas para checar tudo o que for criado pela agência ou time de Marketing antes do envio.

Falta de objetivo claro nos e-mails

Se sua estratégia não define exatamente qual é a função daquele e-mail, como saber se ele está funcionando?
É fundamental definir uma meta para seus e-mails de Inbound Marketing, incluindo uma taxa de clique designada e respostas ao call to action usado.
Em seguida, peça uma análise dos e-mails para ver o que funcionou ou não. Lembre-se: cada e-mail que sua empresa envia deve fazer parte do seu plano global de Inbound Marketing.

Mensagens muito longas

As pessoas estão cada vez mais ocupadas, o que diminui os períodos de atenção a poucos minutos no dia.
Por isso prefira restrinja o volume de texto dos e-mails para até 200 palavras. Uma mensagem direta ao ponto, com uma imagem que conquiste a atenção do seu lead, levando-o ao CTA. Ponto.

Evitar esses erros, que infelizmente são bem comuns em e-mails de Inbound Marketing, podem manter suas mensagens longe da lixeira e listas de spam.

Dessa forma, sua empresa vai aumentar as chances de ter seus e-mails abertos, lidos e até mesmo respondidos pelas pessoas que responderam ao call to action e se envolveram com sua marca.

Mas se você quer saber mais sobre como produzir bons e-mails de Inbound Marketing e aumentar suas conversões, clique a seguir e peça uma avaliação de nossos especialistas agora mesmo!

Avaliação Gratuita de Estratégias Digitais

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

BAIXE O SEU GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS

O Guia Definitivo da Automação de Marketing

Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes

COVID-19 Comece a recuperar seus negócios agora!

ABM Account-based Marketing

Guia de Mídia Paga

Ebook Marketing Digital para Indústrias

Representante de Vendas – Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Posts Relacionados

EN PT ES