Entenda como as provas sociais funcionam – e tire proveito!

No universo do marketing digital, as provas sociais funcionam como uma espécie de elemento-chave do sucesso de sua estratégia.

Tanto que uma pesquisa descobriu que 83% dos consumidores em mais de 60 países afirmam confiar mais em recomendações de amigos, familiares e conhecidos do que em qualquer tipo de publicidade.

Se você quer que sua empresa alcance números deste tipo, é hora de apostar no recurso. Siga na leitura e descubra como as provas sociais funcionam – e como elas podem alavancar seu negócio!

Entendendo o conceito de prova social

Recebemos recomendações de diversas fontes em nosso dia a dia: especialistas, celebridades, usuários de um produto ou serviço, amigos, familiares e colegas.

Quando se trata de marketing B2B, as provas sociais funcionam de diversas formas – dos estudos de caso, depoimentos de outros clientes em texto ou o uso dos logotipos de clientes no site das empresas.

A prova social é um elemento central de qualquer estratégia de persuasão e, no cenário atual, uma peça mais valiosa do que nunca.

Com a queda do outbound marketing e a rejeição do público em geral pelos formatos já desgastados de publicidade, as provas sociais funcionam como um endosso da qualidade e eficácia do produto que poucas ações de marketing podem superar.

Dentro do marketing digital é possível encontrar cinco tipos distintos de provas sociais. Compreender em quem seus possíveis clientes mais confiam e obter feedbacks positivos destes perfis pode ser uma das técnicas de marketing mais eficazes de seu planejamento para geração de leads. Veja mais nos tópicos abaixo:

Indicações de pessoas próximas

O que o PayPal, o Uber e o AirBnb têm em comum? Suas campanhas de “Indique um amigo” podem ser uma das principais razões pelas quais essas três empresas são tão facilmente reconhecidas hoje em dia.

Tendemos a confiar na maioria das pessoas que estão mais próximas de nós. O desafio para as empresas é que as recomendações boca a boca são trocadas frequentemente em espaços privados, como o WhatsApp ou o Facebook Messenger.

A chave para o sucesso aqui é estimular seus clientes a fazerem estas provas sociais em espaços públicos – como a timeline do Facebook e do Instagram. Para obter essas declarações, promova pesquisas de satisfação com seus clientes atuais – e use este material para atrair a atenção e a confiança de leads potenciais.

Ou crie programas de indicações entre seus clientes atuais – oferecendo descontos especiais ou brindes a cada indicação que se transforme em conversão.

Inspiração tiradas das celebridades

Enviar produtos para celebridades em troca de uma resenha ou foto é um exemplo de como as provas sociais funcionam em uma campanha de marketing digital. Essa busca por figuras relevantes pode ser complicada – a não ser que sua empresa conte com o suporte de uma agência de marketing digital.

Além de ter um grupo de influenciadores realmente relevante para seu ICP, vale apostar também em um conteúdo editorial direcionado aos leads que se identifiquem com celebridades que se encaixam na personalidade de sua marca e produtos.

Um bom exemplo é a marca de óculos Zylowear, que criou um guia de estilo inspirado no Globo de Ouro para que os fãs da Meryl Streep ou da Oprah Winfrey pudessem se inspirar em seu estilo com a ajuda dos produtos da marca. Espelhando esse exemplo para o B2B, é possível fazer um artigo no blog da organização mostrando o que as grandes empresas do setor estão fazendo.

Conselhos de especialistas

Quando sua empresa possui um sinal de confiança reconhecível, como um certificado ISO ou um prêmio da indústria, pode garantir aos leads que seus produtos e serviços possuem uma chancela de qualidade garantida por especialistas.

A exibição de certificados e premiações do setor na página inicial de seu site e/ou na seção “Sobre nós” pode fornecer a prova que os visitantes precisam para convencê-los a ficar e fazer negócios com a sua empresa.

Endosso de quem já utiliza as soluções

Cerca de 76% as pessoas acreditam que o conteúdo que outros consumidores compartilham é mais honesto do que a publicidade feita pelas marcas.

Selfies de mulheres reais usando um determinado cosmético ou vídeos caseiros de resenhas de produtos publicados no YouTube podem ser muito mais efetivos do que fotos produzidas ou textos ensaiados ditos por garotos-propaganda.

Incorporar esse tipo de conteúdo gerado pelo usuário em seu site, e-mails e canais sociais é uma ótima maneira de ver como as provas sociais funcionam dentro de sua comunicação, pois mostram como seus clientes se envolvem positivamente com o produto.

“Todo mundo usa”

Uma pesquisa mostrou que 81% dos compradores fazem pesquisas on-line antes de fecharem negócio – e isso se aplica tanto no B2C quanto no B2B. Mostrou também que 85% das pessoas confiam tanto em avaliações de produtos quanto em recomendações pessoais. Dizer aos consumidores o que outras pessoas como eles estão comprando cria não só um senso de urgência como também mostram que eles estão seguindo o consenso.

Incluir avaliações positivas em seu e-mail marketing e em seu site garante aos leads potenciais que eles estão escolhendo o produto certo.

Ao compreender como as provas sociais funcionam para atestar a qualidade de seu produto e público, sua empresa pode focar no conteúdo certo para garantir aos leads (que estão também pesquisando a concorrência) que seu produto é a solução certa para seu ponto de dor.

Como você pode ver, as provas sociais funcionam como uma poderosa ação dentro do processo de geração e conversão de leads. Para conhecer tudo o que o inbound marketing pode fazer por sua empresa, fale como a gente!

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