atrair leads

Entenda como atrair leads em potencial através do digital

O regime de acessos e compartilhamento de informações na Internet vem alcançando patamares históricos desde a difusão da rede no início dos anos 2000.

Assim, devido à velocidade, agilidade e quantidade das conexões no meio digital, a estratégia de atrair leads requer um volume de conteúdo e um grau de engajamento alto dos usuários para alcançar um status de relevância.

Nada mais positivo do que mecanismos de otimização e uma produção de conteúdo relevante para captar a atenção dos usuários e atrair leads em potencial. Contudo, a produção de conteúdo sem propaganda não surte os mesmos efeitos no meio digital. Por isso, é ideal a formação de uma política de anúncios sólida para se manter sempre em uma posição de destaque nos mecanismos de busca.

A missão de atrair leads para o seu negócio digital

Uma série de estratégias de automação de marketing podem beneficiar a construção de um ambiente que atraia os usuários e seja capaz de converter e atrair leads em grande escala.

Abaixo vamos pontuar cinco caminhos que você pode percorrer para aumentar a prospecção dos leads e, consequentemente, as taxas de conversão do seu negócio digital.

Atenção com o público-alvo!

Para atrair leads em potencial, antes de tudo, é preciso definir qual o principal alvo da comunicação. A eleição do público-alvo é, apesar de inicial, uma fase determinante na construção de uma estratégia de marketing digital bem sucedida.

Na intenção de filtrar, de forma detalhada, quem é o seu público-alvo, preze por investir na formação dos buyer-persona. O método de deduzir as características de um eventual comprador ajuda a eleger e filtrar os usuários, transformando-os em potenciais leads.

A segmentação do público-alvo tem fundamental importância na veiculação de anúncios, seleção de temas para textos de blog, campanhas de e-mail marketing e outros instrumentos utilizados na consolidação de uma estratégia digital.

Produza conteúdo relevante e diversificado…

Na tentativa de chamar a atenção dos usuários, a produção de conteúdo relevante é uma alternativa eficaz na formação de uma estratégia de sucesso. Nesta fase, é importante estar atento às etapas do funil de conversão para produzir conteúdos correlatos aos diferentes níveis de engajamento do consumidor/usuário.

Além dos textos de blog, uma solução comumente encontrada, é interessante ousar na produção de um conteúdo mais interativo. Séries de vídeos, textos com infográficos e recursos interativos na leitura são alguns dos recursos que valem a pena para prender a atenção dos internautas que navegam através das plataformas digitais.

Otimizar as ferramentas de SEO (Search Engine Optimization, em inglês) também são uma alternativa para categorizar o conteúdo, de acordo com palavras-chaves e outros instrumentos, fato que faz a diferença em termos de ranqueamento. Quanto maior a relevância nos buscadores da Internet, maior a possibilidade de gerar tráfego na página.

Campanhas de e-mail marketing: eficácia e conveniência

A comunicação por e-mail é um caso a parte. Para surtirem o efeito desejado, as campanhas de e-mail marketing precisam ser pontuais e objetivas. Afinal, receber comunicações por e-mail em série não é agradável, certo?

Na tentativa de evitar o aborrecimento dos usuários, campanhas de e-mail marketing eficazes precisam ser atraentes para o consumidor. Além de oferecerem algum benefício, para ser conveniente, a comunicação por e-mail deve utilizar de linguagem adequada ao contexto para atrair leads de forma contundente.

Este é um aspecto comum tanto em campanhas por e-mail como em textos de blog: as possibilidades do universo digital fazem com que a linguagem possa ser adaptada dependendo da proposta da empresa

Saiba utilizar os formulários a seu favor!

Formulários e questionários do tipo são extremamente funcionais quando o objetivo é conseguir informações para construir um potencial lead. No entanto, a captação de leads através dos formulários requer atenção e cuidado.

Lembre-se dos ensinamentos sobre UX (User Experience): é preciso oferecer uma boa experiência ao usuário através da navegação para que os objetivos de conversão sejam alcançados.

Por isso, não seja inconveniente… Nem sempre os pop-ups na plataforma são a melhor estratégia. Procure atrelar o preenchimento dos formulários – e a coleta de informações – à disponibilização de um conteúdo relevante por meio de e-books, textos ou promoções.

O poder do Omnichannel: a todo tempo, em todo canto

Para monitorar a execução das estratégias de marketing digital e estar por dentro do comportamento dos usuários é preciso marcar a presença no território online. Por isso, cada vez mais o conceito de Omnichannel está presente dentro dos planejamentos das empresas que visam atrair leads.

Trata-se do acompanhamento da experiência do cliente nos múltiplos canais de navegação da rede. Uma empresa que adere ao omnichannel mantém atividade nas variadas redes sociais, na plataforma do site (através de bate-papos interativos), por e-mail e qualquer outro canal em que o contato com o potencial cliente seja possível.

Fale conosco caso tenha interesse em saber mais detalhes sobre a implantação de uma estratégia visando a obtenção de leads para o seu negócio digital.

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