Entenda melhor o que é Cloud Computing e o que esperar desta tecnologia

Para fazer uma reunião com seus colaboradores no passado, você criava seus layouts e planilhas no computador e passava toda informação para CD´s, DVD´s ou ainda hoje um pendrive. Era uma boa ideia, bastante usual e eficiente, mas havia vários problemas que podiam colocar seu trabalho em risco, como quebrarem ou danificarem, ter problemas de leitura no leitor de CD/DVD e pendrive ou simplesmente desaparecer.

Situações que já aconteceu com a maior parte dos grandes executivos do mundo atual, e que o compartilhamento em nuvem só ajudou a mudar. Hoje, todas as informações podem ser passadas para um serviço em nuvem e acessado em qualquer parte do mundo, seja por um computador, tablet ou smartphone…não há mais barreiras e riscos eminentes para sua perda de dados.

Agora visualizando esse avanço, vemos o quanto ele pode ser muito mais eficiente dentro de grandes empresas e também de pequenas corporações, que estão em busca de uma troca de dados mais rápida, com dados perfeitos e que possam ser compartilhados de forma mais livre, sem grandes limitações. Essa é a ideia do Cloud Computing e vamos falar um pouco sobre essa tecnologia que está revolucionando as empresas no mundo todo.

O QUE É CLOUD COMPUTING?

nuvem cloud computingCloud Computing ou Computação em Nuvem em português, é, resumidamente, a computação totalmente flexível, disponível, infinita e possível. Quando você está em um outro país ou mesmo fora do escritório e precisa fazer contato com alguém ou trabalhar, obtendo e entregando dados para sua empresa, este compartilhamento de dados é um Cloud Computing.

O conceito e termo começou a ser usado a partir de 2008. Antes disso, as formas de compartilhamento em nuvem já eram possíveis, mas de uma forma muito mais complexa e limitada, inclusive a distância e espaço. Hoje a maior parte das barreiras foram demolidas e a computação em nuvem já se tornou algo comum, porém, ainda permeado de dúvidas e mitos.

TIPOS DE CLOUD COMPUTING

Existem basicamente 3 tipos de computação em Nuvem e cada um é específico para um grupo de usuários.

  • SaaS- Software como Serviço. No modelo a empresa contrata um fornecedor de software, este se responsabiliza por toda a estrutura necessária para a disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação) e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor pelo serviço oferecido. A característica principal é a não aquisição das licenças (mas sim pagar pelo uso como um “serviço”) e a responsabilidade do fornecedor pela disponibilização do sistema em produção.
  • PaaS Plataforma como Serviço, consiste no serviço propriamente dito, de hospedagem e implementação de hardware e software, que é usado para prover aplicações por meio da Internet. Permite que aplicações de software sejam implantadas com facilidade, pois reduz o custo, a complexidade de instalação e de gerenciamento de requisitos de hardware e software (do desenvolvedor da aplicação e também de cada usuário final), evitando assim a necessidade de instalações dos aplicativos em diversos equipamentos da empresa.
  • IaaS- Infraestrutura como Serviço. Aquisição de infraestrutura computacional (geralmente em ambientes virtualizados) como um serviço. Ao invés de se comprar novos servidores e equipamentos de rede, amplia-se os serviços através de servidores virtuais à infraestrutura existente de maneira dinâmica.

Todos os 3 casos, visam liberdade de informações, porém sempre focando na segurança, proteção e disponibilidade desses dados.

O MAIOR DESAFIO DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM: A SEGURANÇA

O maior mito da Cloud Computing, e o que faz muitas empresas estarem ainda atrasadas nessa nova tecnologia, é a questão da segurança.

Enquanto estamos tendo compartilhamento de dados apenas dentro da empresa, há como controlar essas informações e evitar riscos e fraudes, porém quando estamos falando de um compartilhamento livre e que pode ser copiado, alterado ou roubado, antes de chegar a seu destino, a coisa muda e a preocupação acaba sendo maior que o avanço tecnológico.

Se estivéssemos falando de 5 anos atrás, possivelmente seria bastante compreensível essa preocupação, mas hoje a tecnologia avançou muito e já existem formas de assegurar seus dados de forma bastante eficiente.

CASOS DE SUCESSO COM O USO DA NUVEM

Alguns casos de sucesso do uso de Cloud Computing, tem sido na área do entretenimento. A empresa ActiveVideo criou a CloudTV que unificou as várias formas de conteúdo (televisão, celular, web, vídeo) e transmite em qualquer tela de dispositivos móveis e computadores do mundo todo.

Outro exemplo de um uso muito eficaz da Computação em Nuvem é o caso da empresa HealthHiway. Esta empresa é uma rede de informações de saúde que está hospedada na nuvem e possui conectividade com mais de 1000 hospitais e 10.000 médicos.

Esse compartilhamento de informações tem sido tão eficiente, que eles trocam dados sobre como subsidiar mais atendimentos médicos a pessoas carentes, alternativas de tratamentos, ideias de medicamentos enfim, várias informações que ajudam as pessoas e facilitam o trabalho desses profissionais.

O QUE ESPERAR DO CLOUD COMPUTING

cloud computingSão inúmeros os cases de sucesso, mas observando estes dois cases e o crescimento dessa nova tecnologia, acreditamos que nos próximos 3 anos, o crescimento do Cloud Computing será de mais de 40%, muito superior aos 13% atuais. Ainda encontramos muitos líderes que tem receio da tecnologia em nuvem, justamente por conta da preocupação com a segurança dos dados da sua empresa.

Nos próximos anos teremos um painel muito mais positivo quando ao uso do Cloud Computing, parte pelo amadurecimento da cultura de inovação nas organizações, do amadurecimento das tecnologias e por redução de custos, facilitando a troca de informações entre empresas, colaboradores e também entre os clientes e consumidores.  Dado este contexto, está na hora de iniciar sua transformação digital!

Cadastre-se no nosso BLOG e fique por dentro das novidades e oportunidades no mundo da tecnologia e dos negócios!

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!