Transformação Digital: como preparar sua equipe de marketing

Transformação Digital: como preparar sua equipe de marketing

A Transformação Digital já é uma realidade. E como já falamos, as empresas têm menos de dois anos para se adequar a este novo cenário ou correm o risco de ficar de fora do mercado.

Isso se torna ainda mais urgente quando olhamos para os números: uma pesquisa recente da Smart Insights apontou que atualmente só 30% das empresas estão com seus processos já em andamento. E apenas 31% planeja começar no próximo ano.

Ou seja: quanto mais tempo elas demoram, mais espaço a concorrência ocupa no mercado, no coração e mente dos clientes.

É importante entender que sua empresa não estará pronta para a Transformação Digital de uma hora para a outra.

Existem uma série de passos e etapas que precisam ser pensados e estruturados – e um dos fatores principais neste processo é o seu time de colaboradores.

Por isso, é fundamental preparar sua equipe para a Transformação Digital o quanto antes – e esse artigo vai ser bastante útil nesse processo.

Selecione o ponto de partida do projeto

Saber por onde começar pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso neste processo rumo à Transformação Digital.

Mudar a empresa de uma só vez, como um todo, pode ser inviável. Muitas das ações demandam um alto volume dos investimentos em capacitação profissional. A nova aculturação de toda a equipe também demanda tempo e investimentos. Tenha sempre em mente que alguns sempre serão mais resistentes às mudanças.

Definir qual área dentro de uma grande empresa pode mostrar mais resultados com uma intervenção digital parece complicado. Pensando nisso, pesquisadores do MIT entrevistaram cerca de 150 executivos de 50 empresas de diversos setores sobre o tema. Os resultados apontaram três áreas estratégicas:

  • Experiência do cliente,
  • Processos operacionais,
  • Modelos de negócio.

O primeiro ponto é o que menos demanda custos para ser operacionalizado e que pode ser colocado em prática rapidamente.

Uma boa saída é usar as redes sociais para entender e melhorar a experiência do seu cliente. Os benefícios dessa ação são bem representativos para o futuro:

  • Acompanhar a concorrência,
  • Monitorar o goodwill da marca,
  • Montar e disponibilizar um FAQ completo em seu site (facilitando a vida do consumidor e otimizando o tempo de seu time responsável pelo SAC),
  • Manter um relacionamento mais próximo com o cliente, conforme seu novo comportamento de consumo.

Outro possível start está justamente nas rotinas do dia a dia. Hoje já é possível integrar sua equipe e o cliente em um timesheet único, trabalhando em um único arquivo na nuvem. Isso ajuda a evitar duplicidade e facilita o fluxo de informações.

Existem ainda ferramentas de organização de tarefas – como o Wrike e o Basecamp. Elas oferecem um overview do status de cada tarefa e notifica todos os envolvidos a cada atualização. Dessa forma o processo ganha mais transparência e agilidade a cada etapa.

Quando vale a pena terceirizar para agilizar a Transformação Digital

O ponto-chave aqui é expertise: quantas pessoas de sua equipe possuem o conhecimento necessário para levar esse processo adiante? E quanto tempo e investimentos seriam necessários para capacitá-los?

Separamos aqui quatro principais áreas que podem alavancar a Transformação Digital de sua empresa se forem terceirizadas:

  • Conteúdo: o marketing de conteúdo é fundamental neste processo. E em todos os formatos: artigos, posts para redes sociais, vídeos (especialmente para Inbound Marketing),
  • Consultoria para Social: montar a estratégia digital de sua empresa e fazer gestão das redes sociais pode parecer simples. Mas é preciso expertise, não só sobre os recursos de cada plataforma como também no uso da linguagem e na rotina do dia. Uma resposta dada de forma errada no Facebook, por exemplo, pode demandar muito esforço e investimento para ser revertido.
  • Lançamento de projetos: contrate um especialista para facilitar esta etapa. Essa figura vai atuar como mediador para transferir conhecimento, definir as regras básicas e desenvolver o roteiro junto com a equipe que ficará responsável por ele,
  • Set-up: se sua empresa estiver configurando o Analytics ou outros painéis, montando sua estratégia de Google AdWords e Facebook Ads, contar com um especialista é fundamental. Isso pode não só economizar muito tempo, como também otimizar a sua verba.

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