7 erros do marketing digital: saiba como evitá-los

Conhecer os erros do marketing digital (antes de cometê-los) pode otimizar sua estratégia e garantir resultados altamente expressivos.

Conhecer os principais erros do marketing digital é essencial: ajuda a evitar desperdício de dinheiro e esforço. Algo que nenhuma empresa tem de sobra nos dias de hoje.

Não só isso: as tendências online mudam constantemente. Então isso significa que as organizações precisam se manter atualizadas. Assim é possível fazer os ajustes certos e melhorar o desempenho de suas campanhas.

Aqui, na UP2Place Digital, ajudamos as empresas a alcançar um crescimento sustentado e previsível através do marketing digital.

Como parte desse processo, analisamos os recursos de marketing atuais que estão sendo utilizados. Dessa forma, conseguimos identificar elementos que podem ser explorados com sucesso. E também o que costuma dar errado.

Neste artigo, vamos passar por cima de alguns dos erros do marketing digital que encontramos nestes últimos anos. Assim, você poderá eliminá-los de sua estratégia e garantir resultados cada vez mais expressivos.

Os erros do marketing digital são permanentes?

O marketing digital é extremamente flexível. Pois ele pode ajudá-lo a direcionar o tráfego para o seu site. Assim como construir lealdade da marca. E aumentar exponencialmente o número de novos clientes que você gera online.

Mas, o que acontece quando você comete um erro?

Uma das vantagens do marketing digital integrado é a possibilidade de corrigir ou contornar a grande maioria dos erros. Em muitos casos, a pouco ou nenhum custo adicional. Ao contrário das técnicas convencionais de publicidade. Por exemplo, se você:

  • Cometer um erro de ortografia,
  • Publicar um post na hora errada,
  • Agendar anúncios pagos para um dia ruim,
  • Inserir uma informação desatualizada,

pode corrigi-los muito facilmente. Algo impossível de se fazer em um material impresso.

Porém, nem tudo é perfeito. Pois alguns erros do marketing digital não são tão fáceis de se resolver. Como um disparo de e-mail marketing, por exemplo.

Se você cometer um erro em uma campanha de e-mail, toda a sua lista de discussão irá vê-lo. Por isso, é essencial saber como evitar erros desde o início de suas ações. Entenda melhor no próximo tópico.

Erros comuns do marketing digital que você pode evitar

Todos cometem erros, isso é um fato da vida.

A principal questão é que os erros do marketing digital podem impactar áreas de negócios. Como a geração de leads, crescimento da sua base de clientes, empenho da equipe e desempenho de outras estratégias.

Por isso, é importante implementar protocolos eficazes de otimização de campanhas. Assim como outras etapas para avaliar sua campanha. Inclusive, um dos maiores do marketing digital é estabelecer metas irreais. Entenda melhor a seguir:

1) Falta de definição clara de metas

Este é um dos principais erros do marketing digital. Muitas empresas não conseguem estabelecer metas realistas para as marcas. Então, sem qualquer visão e metas definidas, seus esforços e estratégias podem ser inúteis.

Por isso, sua empresa precisa definir de forma precisa as metas de curto e longo prazo. Assim é possível direcionar recursos e esforços no tempo certo.

Leia também: KPIs de Marketing Digital que todo CEO / CMO deve acompanhar

Problemas de definição de metas muitas vezes surgem de uma falta de compreensão do seu público potencial. Sem ter uma compreensão aprofundada do seu público-alvo, sua estratégia global pode vir a ser ineficiente. Por isso, é essencial definir o quanto antes seu perfil de cliente ideal.

2) Marketing de conteúdo pouco eficiente – um dos erros do marketing digital mais críticos‎

Ignorar o poder do conteúdo e agir sem a estratégia certa são enormes erros do marketing digital que sua marca não pode pagar nos tempos atuais. ‎

‎Uma dica é apostar no conteúdo gerado pelo usuário. Pois esta pode ser uma ótima maneira de engajar constantemente os seguidores da sua marca. ‎Outros erros do marketing digital incluem:

  • Conteúdo de má qualidade, que reflete na percepção da sua marca;
  • Informações pouco relevantes, que podem afastar seus seguidores;
  • Não se atentar ao formato certo para a rede social utilizada, entre outros.

3) Não ter um blog no seu site

Ter um blog bem produzido realmente dá trabalho. Pois é preciso:

  • Lidar com os desafios da pesquisa de palavras-chave;
  • Pesquisar o mercado-alvo;
  • Criar conteúdo de qualidade;
  • Rastrear os principais indicadores de desempenho (KPIs) através do Google Analytics.

Mas é um esforço que compensa. Pois um blog pode facilmente se tornar a peça central de seus esforços de marketing digital. Além de seu importante papel como conteúdo proprietário.

Pois não importa se você está fazendo anúncios orgânicos, pagos através de plataformas de mídia social ou uma combinação de técnicas. Os blogs são compatíveis com todas as estratégias de marketing.

Além disso, blogs de qualidade podem ajudar sua empresa a se classificar bem em mecanismos de busca. Assim como atuar como landing pages para seus anúncios. E até servir como base para seus posts em redes sociais e outras ações.

Leia também: Converta mais com o conteúdo certo para o funil de vendas

Portanto, certifique-se de aumentar seus esforços de blog. Assim você vai melhorar o desempenho de sua campanha de marketing digital.

‎4) Práticas pouco recomendadas de SEO ‎

‎A otimização do mecanismo de busca é uma ótima maneira de fazer com que sua marca seja notada. Com o SEO, é possível aumentar a descoberta orgânica de sua marca e construir confiança.

Mas é preciso se atentar aos erros do marketing digital nesta questão, como:

  • Links internos quebrados,
  • Conteúdo desatualizado do site,
  • Falta de ‎‎análise de concorrentes‎‎ para estudar seu ranking, desempenho, conteúdo e palavras-chave, entre outros. ‎

‎Além disso, tags de título e meta descrições são essenciais para o bom posicionamento do seu site. Muitas marcas não percebem sua importância e se prejudicam. Pois pular esses elementos cruciais pode impactar negativamente seus esforços de marketing digital. ‎‎

‎5) Não possuir uma boa (ou nenhuma) estratégia de mídia social‎

‎Ter presença forte em plataformas de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn é obrigatório nos dias de hoje.

Mas muitos dos erros do marketing digital ‎‎muitas vezes surgem de uma compreensão insuficiente sobre como essas plataformas funcionam. ‎

‎Plataformas de mídia social, como Facebook e Instagram, precisam de conteúdo visual de boa qualidade para aumentar o engajamento. Tanto que as postagens de mídia social usando imagens são 180% mais envolventes do que apenas aquelas baseadas em texto. ‎

‎O apelo visual é um dos fatores decisivos do seu alcance e engajamento nas mídias sociais. Então não adianta apenas acumular contas de mídia social. Sem a estratégia certa, você vai lidar com muitos erros do marketing digital. ‎

‎Além disso, é preciso pensar em cada plataforma, de acordo com sua função específica. Apenas adaptar o mesmo conteúdo para vários formatos pode não surtir efeito algum. Ou até atrapalhar.

6) ‎Excesso de entusiasmo em experimentar novas tendências‎

‎ As marcas e suas equipes de marketing digital são frequentemente forçadas a experimentar cada nova tendência de marketing digital por causa do FOMO.

Mas, às vezes, as marcas não precisam de novas tendências. Pois não se encaixam bem com a imagem e visão da marca.‎ Vale para o meme, os “challenges” ou até para aquela nova estratégia do guru famoso.

‎Por isso, a dica é evitar essas tendências insistente quando você não tem certeza se isso agrega valor à sua estratégia de marketing digital. Prefira estudar seus usuários e entender suas necessidades antes de experimentar cada nova tendência no mercado. ‎

7) ‎Má experiência do usuário ‎

‎Assim como no mundo real, o mundo virtual também precisa proporcionar uma grande experiência. Por isso, é importante olhar para a experiência do usuário da sua marca.

Pois essa é uma boa forma de transformar potenciais usuários em fiéis consumidores da marca. ‎Além de evitar certos erros do marketing digital, como:

  • ‎Clickbait,
  • Dificuldade ao navegar para obter certas informações,
  • Site não responsivo,
  • Conteúdo não otimizado em vários tamanhos de tela,
  • Práticas de design pouco eficazes,
  • Dificuldade para carregar imagens e elementos importantes do site, entre outros.

Lembre-se: a má experiência do usuário afeta a rentabilidade da sua campanha. ‎Também afeta seus esforços de geração de leads, além de aumentar as taxas de rejeição. ‎

Pronto para lidar com erros do marketing digital em sua estratégia? Nós estamos aqui para ajudar

Nós sabemos que desenvolver uma estratégia de marketing sob medida, que esteja livre de erros, não é fácil. Por isso, esperamos que nossas dicas acima te ajudem a eliminar erros e melhorar o desempenho do seu conteúdo.

Você quer mais dicas mais úteis ou saber mais sobre como trabalhar com nossa equipe, entre em contato com a UP2Place Digital hoje mesmo e ficaremos felizes em ajudar!

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