Estratégia B2B para Instagram: dicas para pôr em prática já!

Muitas empresas B2B ainda resistem a investir na produção de conteúdo para algumas redes sociais – por achar que elas são mais efetivas para o B2C. Mas a verdade é que contar com uma estratégia B2B para o Instagram pode garantir um forte canal visual de marketing para a sua marca e uma oportunidade de desenvolver seguidores que ajudem a expandir seus negócios.

Prova disso é que hoje mais de 25 milhões de empresas em todo o mundo estão aproveitando o Instagram for Business. Muito disso se deve ao salto de usuários da plataforma: dos 90 milhões de usuários ativos mensais em 2013 para mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais a partir de 2018.

Mesmo com esses números tão expressivos, ainda são poucas as empresas que apostam em uma estratégia B2B para Instagram. Se sua empresa ainda faz parte desse grupo, é hora de rever seus conceitos.

Então siga na leitura e descubra como explorar a rede social para gerar leads, fortalecimento de marca e novos negócios.

Por que as empresas devem ter uma estratégia B2B para Instagram?

O Instagram é uma plataforma de narrativa visual, que foi criada para mostrar mais do que contar.

A estratégia B2B para Instagram de algumas marcas é usar a rede como uma janela para sua empresa: imagens do cotidiano, destaques da equipe, ações sociais, novos lançamentos e outras ações são divulgadas na rede – e os possíveis clientes apreciam a transparência.

Isso faz do Instagram o canal ideal para uma empresa gerar envolvimento com a marca e apresentar a sua história ao seu cliente ideal de uma forma atraente, memorável e envolvente.

Para isso, as empresas só precisam entender que tipo de conteúdo publicar e como engajar melhor na hora de comunicar sua mensagem. Obter sucesso nisso traz inúmeros benefícios para sua empresa – descubra no tópico abaixo.

Benefícios de contar com uma estratégia B2B para Instagram

Veja a seguir como uma estratégia B2B para Instagram pode ajudar sua empresa a se envolver com seu público-alvo e a expandir seus negócios:

  • Mais engajamento: de acordo com uma pesquisa da TrackMaven, as empresas B2B experimentam suas maiores taxas de engajamento na rede social. Isso significa que, das principais redes sociais, o Instagram promove o maior número de interações por número de seguidores;
  • Relação de confiança com a marca: um dos benefícios do engajamento é que sua empresa pode criar confiança ao interagir com os clientes. A rede permite ainda oferecer uma visão “insider” de sua operação e o cotidiano de sua equipe, adicionando um toque pessoal à sua imagem pública e promovendo a transparência. Explore essa vantagem respondendo os usuários que se engajarem com as suas atualizações na rede. As pessoas se sentirão notadas e apreciadas, o que aumenta a chance delas se engajarem mais e considerarem a marca em suas tomadas de decisão;
  • Aumento no tráfego para o seu site: com níveis mais altos de engajamento do que outras plataformas populares, o Instagram pode ser um poderoso direcionador de tráfego. É possível usar o link na bio ou nos Stories para sua página inicial ou para uma página do produto.

Marketing de conteúdo no Instagram

Existem muitas formas de explorar as características da rede social em uma estratégia B2B para Instagram, já que ela oferece três formatos para explorar marketing de conteúdo:

  • Timeline;
  • Stories;
  • IGTV.

Produzimos um artigo recentemente que traz muitas dicas para explorar uma timeline atraente e com conteúdo relevante para empresas B2B – clique aqui para conferir.

Já o Instagram Stories é um recurso que permite aos usuários postar fotos e vídeos que desaparecem após 24 horas.

O Instagram Stories pode ajudar as empresas B2B a contar histórias mais complexas e mais empolgantes do que uma série de fotos ou vídeos individuais. Postar conteúdo relevante é bom, mas sua empresa não deve sobrecarregar seu público.

Com o Instagram Stories, é possível postar quantas fotos ou vídeos desejar, sem sobrecarregar o feed principal. O recuso pode ser explorado para tutoriais, vídeos de bastidores, cobertura de eventos, conteúdo sensível ao tempo (por exemplo, ofertas especiais) e anúncios.

O Instagram TV (IGTV) já é um recurso para compartilhamento e visualização exclusivamente de vídeos. O formato é semelhante ao Instagram Stories, mas os usuários do IGTV podem fazer upload de conteúdo longo – até uma hora – e os vídeos não desaparecem após 24 horas.

Dentro de uma estratégia B2B para Instagram, a IGTV é uma ótima plataforma para tutoriais mais complexos, vídeos detalhados sobre seu produto ou serviço, entrevistas com especialistas da empresa ou convidados e visitas guiadas à sede da empresa.

Recursos disponíveis no Instagram

Conforme mais usuários e empresas aderem à rede social, mais mudanças são implementadas no Instagram.

Hoje, 70% do conteúdo enviado pelos usuários é suprimido pelo algoritmo do Instagram. Assim como no Facebook, fotos e vídeos são ordenados de acordo com o que o Instagram acha que é mais relevante para o usuário.

Mas o aumento das contas no Instagram Business ainda oferece excelentes oportunidades para sua empresa B2B engajar seu público e obter um ROI real de uma estratégia B2B para Instagram.

Aqui estão alguns dos recursos mais recentes e úteis:

  • Configurações avançadas de perfil: o Instagram apresenta uma pequena barreira para a geração de leads devido à incapacidade de incluir links nos posts. Mas isso não implica que a plataforma não permita criar calls to action: uma forma de tornar os perfis de negócios mais efetivos é a possibilidade de criar um botão de contato na biografia do perfil. Além disso, há a opção de incluir um # ou @ na sua biografia, que se tornam links para uma página de hashtag;
  • Links no Instagram Stories: o conteúdo postado neste formato tem uma vida útil de 24 horas. A vantagem dessa temporalidade é criar um senso de urgência para seus possíveis leads e clientes, o que significa que eles têm mais probabilidade de prestar atenção à sua mensagem. Com um perfil de negócios, sua empresa pode adicionar links aos stories do Instagram, tornando-os uma das melhores maneiras de incluir um CTA;
  • Destaques usando Stories: existe uma forma de aumentar a vida útil dos Stories – e os destaques são uma alternativa eficaz. O recurso permite fixar um Stories estratégico no topo da sua página de perfil. Isso permite agrupar imagens ou vídeos com um tema comum, como “Promoções”, “Lançamentos” ou “Eventos”, permitindo que os novos visitantes acessem o conteúdo rapidamente e aprendam algo novo sobre sua empresa;
  • Posts automatizados: o Instagram abriu sua API para permitir que aplicativos de terceiros automatizem as postagens do Instagram somente para perfis de negócios. Isso permite que sua empresa – ou agência de marketing digital integrado – gerencie, planeje e programe as postagens da mesma maneira que é feita no LinkedIn, Twitter e Facebook;
  • Publicidade no Instagram: uma boa estratégia B2B para Instagram Ads permite que sua empresa possa segmentar nichos específicos em seu público. É por isso que o número de anúncios no Instagram duplicou de 2016 para 2017 – saiba mais sobre o tema no próximo tópico.

Como funciona a publicidade no Instagram

Desde o final de 2015, com a integração entre Facebook e Instagram, ficou mais fácil implementar uma estratégia B2B para Instagram

O recurso permitiu às empresas ter total controle sobre seus anúncios, a forma como eles aparecem e quem os vê. E, diferentemente das postagens patrocinadas e das parcerias pagas, os anúncios são publicados diretamente de sua própria conta.

As vantagens de contar com uma estratégia B2B para Instagram Ads incluem:

  • Preços escaláveis;
  • Relatórios robustos, que permitem tomadas de decisão mais assertivas;
  • Segmentação por público altamente refinada;
  • Metas mais definidas, de acordo com sua estratégia B2B para Instagram. Entenda melhor esse ponto com as informações a seguir.

Objetivos de uma campanha publicitária do Instagram

Ao anunciar no Instagram, sua empresa pode escolher entre vários objetivos em potencial para sua campanha de anúncios.

É nesse ponto que muitas empresas de pequeno e médio porte se enrolam: ao fazerem por conta própria, sem o suporte de especialistas, elas tendem a negligenciar esta escolha. Como isso influencia o modo como os anúncios do Instagram são otimizados e remunerados, más escolhas podem resultar em prejuízo.

Por exemplo: se a meta é fazer com que as pessoas assistam ao vídeo, provavelmente o número de usuários que clicam no seu link não é a métrica mais decisiva.

Entre as opções, é possível optar entre:

  • Consciência da marca: voltado para as empresas que buscam aumentar o reconhecimento de sua empresa, produto, aplicativo ou serviço ao anunciar no Instagram. O objetivo do Brand Awareness demanda a criação de anúncios gráficos, anúncios em vídeo, anúncios em carrossel, anúncios em slides e anúncios de Stories;
  • Alcance: esse objetivo também permite estimular o reconhecimento de sua empresa, produto, aplicativo ou serviço. O objetivo do alcance suporta todos os tipos de anúncios do Instagram. O alcance é diferente do reconhecimento da marca, pois permite alcançar um público-alvo maior, enquanto o reconhecimento da marca é um pouco mais direcionado aos usuários com maior probabilidade de lembrar seu anúncio ou sua marca;
  • Tráfego: sua empresa pode usar este objetivo em sua estratégia B2B para Instagram para direcionar visitantes ao seu website. Se você tiver um aplicativo para dispositivos móveis, isso também será eficaz para impulsionar o engajamento de aplicativos. Também é possível usar esse objetivo para criar uma oferta para seu público. Ele suporta todos os tipos de anúncios do Instagram;
  • Download de aplicativos: embora este seja um objetivo específico, é possível usar qualquer tipo de anúncio do Instagram com o objetivo de estimular instalações de aplicativos;
  • Engajamento: objetivo que pode ser utilizado para promover ofertas. Também é eficaz para promover seu perfil e postagens no Instagram. Os anúncios gráficos, os anúncios de vídeo e os anúncios de apresentação de slides são suas opções no objetivo de engajamento;
  • Visualizações de vídeo: se sua empresa estiver exibindo um anúncio em vídeo, anúncio em carrossel, anúncio em apresentação de slides ou anúncio de stories, poderá usar o objetivo “Visualizações de vídeo” para promover o conteúdo. Este é um objetivo eficaz para promover a conscientização de sua marca e produtos;
  • Geração de leads: os anúncios do Instagram com um objetivo de Geração de leads são excelentes opções para coletar informações de usuários – como seus endereços de e-mail e telefone de contato, que podem ser utilizados em ações especiais (como campanha de e-mails marketing, lançamentos de produtos e divulgação de ofertas especiais, entre outros). Este objetivo suporta todos os tipos de anúncios do Instagram;
  • Conversões: o objetivo das conversões é uma ótima opção de estratégia B2B para Instagram para empresas de comércio eletrônico que desejam impulsionar as vendas. Se sua empresa quiser otimizar os leads que concluírem uma ação específica no seu aplicativo e tiver o SDK do Facebook instalado, use as conversões como seu objetivo.

Tipos de anúncios disponíveis em uma estratégia B2B para Instagram

É possível explorar cinco tipos diferentes de anúncios no Instagram:

  • Imagens: este é um formato mais simples, que utiliza uma foto em orientação de paisagem ou quadrado. Está entre os tipos menos complexos em termos de necessidades de recursos visuais, já que demanda apenas o uso de uma única imagem em boa resolução;
  • Vídeos: o Instagram costumava ter um limite de 15 segundos para os vídeos, mas agora eles podem ter até 60 segundos de duração e serem filmados tanto no formato horizontal como no quadrado. Sua empresa pode explorar esse formato para uma série de fins: lançamentos de produtos, fortalecimento de marca, promoções, ofertas por tempo limitado, apoio a eventos da indústria, entre outros;
  • Carrossel: um anúncio de carrossel do Instagram pode ter de duas a dez imagens e / ou vídeos que os usuários podem visualizar passando com os dedos. Esse formato pode ser bastante útil para divulgar catálogo de produtos, como um mini manual de utilização, entre outros;
  • Slideshow: os anúncios de apresentação em slides têm uma apresentação muito parecida aos anúncios em vídeo, pois aparecem como uma peça única como vídeo nos feeds dos usuários. A diferença é que esses anúncios são compostos de uma série de imagens estáticas que são reproduzidas como um vídeo. É possível ainda adicionar texto e áudio aos anúncios de apresentação de slides de sua empresa;
  • Stories: como um dos mais novos tipos de anúncios disponíveis para empresas na plataforma, o Instagram Stories permite que as marcas também possam anunciar com conteúdo de foto ou vídeo que permaneça disponível por 24 horas. Este formato é recomendado para divulgar promoções por tempo limitado, pré-vendas, entre outros.

Publicidade no Instagram: como obter bons resultados na plataforma

O primeiro passo para ter estratégia B2B para Instagram Ads bem-sucedida é conhecer de fato os objetivos de sua empresa. Estes são os objetivos básicos:

  • Fazer mais vendas;
  • Conquistar mais seguidores;
  • Capturar um lead.

No geral, estratégias B2C se concentram em CTAs que levam o usuário a uma venda. Já no B2B o foco está mais na captura de leads.

Uma das razões mais importantes de uma empresa investir em marketing digital integrado é gerar confiança entre seus clientes potenciais e gerar um relacionamento com a marca.

A presença digital de uma marca ajuda a gerar mais exposição e, por sua vez, trazer seguidores. Também não é errado dizer que a presença na mídia social impulsiona a confiabilidade de uma marca. No entanto, o crescimento orgânico em uma mídia social hoje pode levar muito tempo. Contar com uma estratégia B2B para Instagram Ads cria um caminho mais assertivo para obter estes resultados.

A segunda razão importante vem da perspectiva dos investimentos em marketing a longo prazo. A publicidade convencional tem um valor elevado – enquanto as mídias digitais são muito mais eficientes economicamente em sua execução.

Consequentemente, as empresas estão cada vez mais aumentando seus investimentos em mídia digital. Além do budget, a publicidade digital também oferece outros benefícios:

  • Assertividade: permite falar a coisa certa para pessoa certa e na hora certa, o que otimiza tempo e investimentos;
  • Decisão de compra mais certeira: a publicidade digital permite direcionar seus leads para a ação pretendida, através do uso certo dos call to actions;
  • Efetividade: seu lead já se encontra na rota do seu ponto de venda virtual, otimizando os processos de decisão de compra.

Existem algumas práticas recomendadas a serem observadas durante a publicidade no Instagram – conheça as mais importantes a seguir:

  • Diferencie o comprador do consumidor: às vezes, o responsável pela tomada de decisão de compra não é quem efetivamente usa a solução que sua empresa oferece – segmente seus anúncios de acordo;
  • Invista em marketing de conteúdo visual: Instagram é tudo sobre fotos e vídeos. Invista em produção de conteúdo que seja tão relevante quanto atraente para garantir a atenção de seu público;
  • Mensure as métricas certas: se o objetivo é fazer vendas, avalie o número de cliques no seu website e a taxa de conversão. Alto nível de engajamento pode não significar muito neste contexto;
  • Encontre a estratégia certa de veiculação de anúncios: algumas marcas acreditam que o Instagram Stories é muito mais eficaz para sua estratégia B2B para Instagram do que posts regulares na timeline. Faça testes A/B e descubra o que converte melhor;
  • Dividir campanhas de anúncios de teste: um anúncio do Instagram pode ser malsucedido em vários lugares. Os recursos visuais podem ser desagradáveis, você pode segmentar o público errado ou a legenda pode ser desinteressante. Como falamos anteriormente, faça testes. Ao testar a sua campanha, sua empresa pode identificar o que funciona e o que não funciona e ajustar sua campanha de acordo.

Instagram é para o B2B também – basta sua empresa saber como explorá-lo

O Instagram pode não parecer tão simples de ser trabalhado quando comparado ao Twitter ou o Facebook – onde sua empresa pode simplesmente compartilhar conteúdo relevante para o seu setor e receber cliques de volta.

Estabelecer e colocar em prática uma estratégia B2B para Instagram pode de fato requerer um pouco mais de paciência e criatividade. Seus seguidores na plataforma vão querer sentir que eles têm algo em comum com sua marca.

Por isso esse tipo de estratégia provavelmente não será traduzido diretamente em vendas ou conversões, imediatamente ou de maneira facilmente rastreável – mesmo explorando o link na bio.

Mas isso certamente ajudará sua empresa a criar a impressão que deseja criar junto aos seus clientes atuais e futuros. Seus recursos atuais permitem ainda trabalhar uma série de ações que contribuem para a geração de leads, conversões e fortalecimento da marca – especialmente se você contar com o suporte de um time de especialistas e as melhores ferramentas disponíveis no mercado, que uma agência de marketing digital integrado pode proporcionar para a sua empresa.

Para começar hoje mesmo a ter uma estratégia B2B para Instagram que seja bem-sucedida, é fundamental voltar o olhar para o que sua empresa tem feito como um todo dentro do ambiente digital.

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