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Estratégia B2B para Instagram: dicas para pôr em prática já!

Atualmente, ter uma estratégia B2B para o Instagram é essencial para qualquer negócio. Porém, muitas empresas B2B ainda resistem a investir nisso. Assim como  grande maioria declina da produção de conteúdo para algumas redes sociais por achar que elas são mais efetivas para o B2C.

Mas a verdade é que contar com uma estratégia B2B para o Instagram pode garantir um forte canal visual de marketing para a sua marca. Além disso, é uma grande oportunidade de atrair seguidores que ajudem a expandir seus negócios.

Prova disso é que hoje mais de 25 milhões de empresas em todo o mundo estão aproveitando o Instagram for Business. Porém, sabemos que muito disso se deve ao salto de usuários da plataforma. Afinal, a rede saiu dos 90 milhões de usuários ativos mensais em 2013 para mais de 500 milhões de usuários ativos diários no último ano.

Porém, mesmo com esses números tão expressivos, poucas são as empresas que apostam em uma estratégia B2B para Instagram. Se sua organização ainda faz parte desse grupo, é hora de rever seus conceitos.

Por isso siga na leitura e descubra como explorar a rede social. Dessa forma fica mais fácil gerar leads e fortalecimento de marca, além de atrair novos negócios.

Por que as empresas devem ter uma estratégia B2B para Instagram?

O Instagram é uma plataforma de narrativa visual, criada para mostrar mais do que contar. Por isso, a estratégia B2B para Instagram de algumas marcas é usar a rede como uma janela para sua empresa.

Então isso é feito compartilhando:

  • Imagens do cotidiano,
  • Destaques da equipe,
  • Ações sociais,
  • Novos lançamentos e outras ações são divulgadas na rede.

A estratégia traz resultados, já que os possíveis clientes apreciam a transparência. Por isso, o Instagram é o canal ideal para uma empresa gerar envolvimento com a marca. Além disso, é um bom espaço para apresentar a sua história ao seu cliente ideal. Tudo de uma forma atraente, memorável e envolvente.

Para isso, as empresas só precisam entender que tipo de conteúdo publicar e como engajar melhor na hora de comunicar sua mensagem. Acredite: sua empresa pode obter sucesso nisso, além de garantir inúmeros benefícios. Descubra no tópico abaixo.

Benefícios de contar com uma estratégia B2B para Instagram

Veja a seguir como uma estratégia B2B para Instagram pode ajudar sua empresa a se envolver com seu público-alvo e a expandir seus negócios:

Mais engajamento

De acordo com uma pesquisa, as empresas B2B experimentam suas maiores taxas de engajamento na rede social. Então isso significa que, das principais redes sociais, o Instagram promove o maior número de interações por número de seguidores.

Relação de confiança com a marca

Um dos benefícios do engajamento é que sua empresa pode criar confiança ao interagir com os clientes. Afinal, a rede permite ainda:

  • Oferecer uma visão “insider” de sua operação e o cotidiano de sua equipe,
  • Adicionar um toque mais humano à sua imagem pública,
  • Promover a transparência.

Por isso explore essa vantagem respondendo os usuários que se engajarem com as suas atualizações na rede. Dessa forma, as pessoas se sentirão notadas e apreciadas. Além disso, você aumenta a chance delas se engajarem mais e considerarem a marca em suas tomadas de decisão.

Aumento no tráfego para o seu site

O Instagram tem níveis mais altos de engajamento do que outras plataformas populares. Por isso a rede pode ser um poderoso direcionador de tráfego.

Afinal, é possível usar o link na bio ou nos Stories para sua página inicial ou para uma página do produto. Perfil com número de seguidores acima de 10 mil podem ainda usar o recurso do “arraste para cima” nos Stories.

Marketing de conteúdo no Instagram

Como você pode ver, existem muitas formas de explorar as características da rede social em uma estratégia B2B para Instagram. Afinal, a rede oferece quatro formatos para explorar marketing de conteúdo:

  • Timeline;
  • Stories;
  • IGTV;
  • Reels.

Se você quer otimizar as postagens na timeline de sua empresa, veja o artigo que postamos aqui recentemente. Lá você encontrará muitas dicas para explorar uma timeline atraente e com conteúdo relevante para empresas B2B.

SAIBA MAIS: Instagram para empresas B2B: dicas para transformar seu feed.

Instagram Stories

Já o Instagram Stories é um recurso que permite aos usuários postar fotos e vídeos que desaparecem após 24 horas. Dessa forma, as empresas B2B podem apostar no recurso para contar histórias mais complexas e mais empolgantes do que uma série de fotos ou vídeos individuais. Afinal, postar conteúdo relevante é bom, mas sua empresa não deve sobrecarregar seu público.

Com o Instagram Stories, é possível postar quantas fotos ou vídeos desejar. Porém, sem sobrecarregar o feed principal. O recurso pode ser explorado para:

  • Tutoriais,
  • Vídeos de bastidores,
  • Cobertura de eventos,
  • Conteúdo sensível ao tempo (por exemplo, ofertas especiais),
  • Anúncios.

Instagram TV (IGTV)

O Instagram TV (IGTV) já é um recurso para compartilhamento e visualização exclusivamente de vídeos. O formato é semelhante ao Instagram Stories. Porém, os usuários do IGTV podem fazer upload de conteúdo longo – até uma hora. Além disso, os vídeos não desaparecem após 24 horas.

Dentro de uma estratégia B2B para Instagram, a IGTV é uma ótima plataforma para:

  • Tutoriais mais complexos,
  • Vídeos detalhados sobre seu produto ou serviço,
  • Entrevistas com especialistas da empresa ou convidados,
  • Visitas guiadas à sede da empresa.

Reels

Este recurso foi oferecido como uma forma de rivalizar com o concorrente TikTok. Afinal, seu formato se assemelha bastante ao conteúdo gerado na outra plataforma.

O Reels oferece a opção de criar e compartilhar vídeos de até 15 segundos, que ficam visíveis nos Stories e na aba Explorar da rede social.

Como em todo o recurso que usa vídeo, a grande vantagem é criar um conteúdo de forma prática e que pode ser compartilhado em outras redes.

Recursos disponíveis no Instagram

Atualmente cada vez mais usuários e empresas aderem à rede social. Então isso faz com que mais mudanças são implementadas no Instagram.

Hoje, 70% do conteúdo enviado pelos usuários é suprimido pelo algoritmo do Instagram. Então assim como no Facebook, fotos e vídeos são ordenados de acordo com o que o Instagram acha que é mais relevante para o usuário.

Mas o aumento das contas no Instagram Business oferece excelentes oportunidades para sua empresa B2B engajar seu público. Além disso, ficou mais fácil obter um ROI real de uma estratégia B2B para Instagram. Aqui estão alguns dos recursos mais recentes e úteis:

Configurações avançadas de perfil

O Instagram apresenta uma pequena barreira para a geração de leads devido à incapacidade de incluir links nos posts.

Mas isso não implica que a plataforma não permita criar calls to action. Afinal, uma forma de tornar os perfis de negócios mais efetivos é a possibilidade de criar um botão de contato na biografia do perfil.

Além disso, há a opção de incluir um # ou @ na sua biografia, que se tornam links para uma página de hashtag.

Links no Instagram Stories

O conteúdo postado neste formato tem uma vida útil de 24 horas. A vantagem dessa temporalidade é criar um senso de urgência para seus possíveis leads e clientes. Dessa forma, há uma probabilidade maior de sua audiência prestar atenção à sua mensagem.

Por isso é essencial garantir que sua empresa tenha um perfil de negócios. Assim torna-se possível adicionar links de produtos aos stories do Instagram. Além disso, a integração com o Facebook criou as lojas, que funcionam como uma vitrine para produtos e serviços.

Destaques usando Stories

Existe uma forma de aumentar a vida útil dos Stories: os destaques. O recurso tem se mostrado uma alternativa eficaz para otimizar seu marketing de conteúdo. Afinal, o recurso permite fixar um Stories estratégico no topo da sua página de perfil.

Dessa forma, sua empresa pode agrupar imagens ou vídeos com um tema comum, como “Promoções”, “Lançamentos” ou “Eventos”. Sendo assim, novos visitantes podem acessar o conteúdo rapidamente e aprender algo novo sobre sua empresa.

Posts automatizados

O Instagram abriu sua API para permitir que aplicativos de terceiros automatizem as postagens do Instagram somente para perfis de negócios.

Dessa forma, sua empresa – ou agência de marketing digital integrado – pode agora gerenciar, planejar e programar as postagens. Uma vantagem que já pode ser explorada no LinkedIn, Twitter e Facebook.

Publicidade no Instagram

Uma boa estratégia B2B para Instagram Ads é segmentar nichos específicos em seu público. É por isso que o número de anúncios no Instagram aumentou exponencialmente, com resultados expressivos para as empresas. Saiba mais sobre o tema no próximo tópico.

Como funciona a publicidade no Instagram?

A integração entre Facebook e Instagram tornou mais fácil implementar uma estratégia B2B para Instagram. Afinal, o recurso permitiu às empresas ter total controle sobre seus anúncios. Atualmente ainda é possível escolher a forma como eles aparecem e quem os vê.

Por outro lado, os anúncios são publicados diretamente de sua própria conta. Diferentemente do que acontece nas postagens patrocinadas e das parcerias pagas.

As vantagens de contar com uma estratégia B2B para Instagram Ads incluem:

  • Preços escaláveis;
  • Relatórios robustos, que permitem tomadas de decisão mais assertivas;
  • Segmentação por público altamente refinada;
  • Metas mais definidas, de acordo com sua estratégia B2B para Instagram.

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Objetivos de uma campanha publicitária do Instagram

Anunciar no Instagram permite que sua empresa possa escolher entre vários objetivos em potencial para sua campanha de anúncios.

Então é nesse ponto que muitas empresas de pequeno e médio porte se enrolam. Pois ao fazer por conta própria, sem o suporte de especialistas, elas tendem a negligenciar esta escolha. Como isso influencia o modo como os anúncios do Instagram são otimizados e remunerados, más escolhas podem resultar em prejuízo.

Por exemplo: se a meta é fazer com que as pessoas assistam ao vídeo, provavelmente o número de usuários que clicam no seu link não é a métrica mais decisiva.

Entre as opções, é possível optar entre:

Consciência da marca

O recurso é voltado para as empresas que buscam aumentar o reconhecimento de sua empresa, produto, aplicativo ou serviço ao anunciar no Instagram.

Dessa forma, o objetivo do Brand Awareness demanda a criação de anúncios:

  • Gráficos,
  • Em vídeo,
  • Carrossel,
  • Slides,
  • Stories.

Alcance

Escolher esta opção também permite estimular o reconhecimento de sua empresa, produto, aplicativo ou serviço. Por isso o objetivo do alcance suporta todos os tipos de anúncios do Instagram.

Mas é importante entender que o alcance é diferente do reconhecimento da marca. Afinal, permite alcançar um público-alvo maior. Por outro lado, o reconhecimento da marca é um pouco mais direcionado aos usuários com maior probabilidade de lembrar seu anúncio ou sua marca.

Tráfego

Sua empresa pode usar este objetivo em sua estratégia B2B para Instagram para direcionar visitantes ao seu website.

Então se você tiver um aplicativo para dispositivos móveis, isso também será eficaz para impulsionar o engajamento de aplicativos. Além disso, é possível usar esse objetivo para criar uma oferta para seu público. Ele suporta todos os tipos de anúncios do Instagram.

Download de aplicativos:

Embora este seja um objetivo específico, é possível usar qualquer tipo de anúncio do Instagram com o objetivo de estimular instalações de aplicativos.

Engajamento

Este objetivo pode ser utilizado para promover ofertas. Também é eficaz para promover seu perfil e postagens no Instagram.

Então os anúncios gráficos, os anúncios de vídeo e os anúncios de apresentação de slides são suas opções no objetivo de engajamento.

Visualizações de vídeo

Aposte no objetivo “Visualizações de vídeo” para promover anúncios em:

  • Vídeo,
  • Carrossel,
  • Apresentação de slides,
  • Stories.

Este é um objetivo eficaz para promover a conscientização de sua marca e produtos.

Geração de leads:

Os anúncios do Instagram com o objetivo de geração de leads são excelentes opções para coletar informações de usuários. Além disso, este objetivo suporta todos os tipos de anúncios do Instagram.

Dessa forma, sua empresa pode ter acesso a dados como seus endereços de e-mail e telefone de contato. Estas informações podem ser utilizadas em ações especiais:

  • Campanha de e-mails marketing,
  • Lançamentos de produtos,
  • Divulgação de ofertas especiais, entre outros.

Conversões

O objetivo das conversões é uma ótima opção de estratégia B2B para Instagram para empresas de comércio eletrônico que desejam impulsionar as vendas. Então se sua empresa quiser otimizar os leads que concluírem uma ação específica no seu aplicativo e tiver o SDK do Facebook instalado, use as conversões como seu objetivo.

Tipos de anúncios disponíveis em uma estratégia B2B para Instagram

É possível explorar cinco tipos diferentes de anúncios no Instagram:

  • Imagens: este é um formato mais simples, que utiliza uma foto em orientação de paisagem ou quadrado. Este é um dos tipos menos complexos em termos de necessidades de recursos visuais, já que demanda apenas o uso de uma única imagem em boa resolução;
  • Vídeos: agora é possível utilizar vídeos de até 60 segundos de duração, filmados tanto no formato horizontal como no quadrado. Então sua empresa pode explorar esse formato para uma série de fins: lançamentos de produtos, fortalecimento de marca, promoções, ofertas por tempo limitado, apoio a eventos da indústria, entre outros;
  • Carrossel: este anúncio de carrossel pode ter de duas a dez imagens e / ou vídeos que os usuários podem visualizar passando com os dedos. Dessa forma, o formato pode ser bastante útil para divulgar catálogo de produtos, um mini manual de utilização, entre outros;
  • Slideshow: apresentações em slides têm uma apresentação muito parecida aos anúncios em vídeo, pois aparecem como uma peça única nos feeds dos usuários. Mas a diferença é que esses anúncios são compostos de uma série de imagens estáticas, reproduzidas como um vídeo. Ainda é possível adicionar texto e áudio aos anúncios de apresentação de slides de sua empresa;
  • Stories: também permite que as marcas possam anunciar com conteúdo de foto ou vídeo que permaneça disponível por 24 horas. Este formato é recomendado para divulgar promoções por tempo limitado, pré-vendas, entre outros.

Publicidade no Instagram: como obter bons resultados na plataforma

O primeiro passo para por em prática uma estratégia B2B para Instagram Ads bem-sucedida é conhecer de fato os objetivos de sua empresa. Estes são os objetivos básicos:

  • Efetuar mais vendas;
  • Conquistar mais seguidores;
  • Capturar leads.

No geral, estratégias B2C se concentram em CTAs que levam o usuário a uma venda. Já no B2B o foco tende a estar mais na captura de leads.

Por isso, uma das razões mais importantes de uma empresa investir em marketing digital integrado é gerar confiança entre seus clientes potenciais. Dessa forma, pode estimular um relacionamento com a marca e facilitar as tomadas de decisão.

Além disso, a presença digital de uma marca ajuda a gerar mais exposição e, por sua vez, trazer seguidores. Também não é errado dizer que a presença na mídia social impulsiona a confiabilidade de uma marca. No entanto, o crescimento orgânico em uma mídia social hoje pode levar muito tempo. Por isso sua empresa deve contar com uma estratégia B2B para Instagram Ads, pois assim cria um caminho mais assertivo para obter estes resultados.

A segunda razão importante vem da perspectiva dos investimentos em marketing a longo prazo. Afinal, a publicidade convencional tem um valor elevado. Por outro lado, as mídias digitais são muito mais eficientes economicamente em sua execução.

Consequentemente, as empresas estão cada vez mais aumentando seus investimentos em mídia digital. Além do budget, a publicidade digital também oferece outros benefícios, como:

  • Assertividade: permite falar a coisa certa para pessoa certa e na hora certa, o que otimiza tempo e investimentos;
  • Decisão de compra mais certeira: a publicidade digital permite direcionar seus leads para a ação pretendida, através do uso certo dos call to actions;
  • Efetividade: seu lead já se encontra na rota do seu ponto de venda virtual, otimizando os processos de decisão de compra.

Publicidade no Instagram: práticas recomendadas

Existem algumas práticas recomendadas a serem observadas durante a publicidade no Instagram. Conheça as mais importantes a seguir:

  • Diferencie o comprador do consumidor: às vezes, o responsável pela tomada de decisão de compra não é quem efetivamente usa a solução que sua empresa oferece. Por isso segmente seus anúncios de acordo;
  • Invista em marketing de conteúdo visual: Instagram é tudo sobre fotos e vídeos. Então invista em produção de conteúdo que seja tão relevante quanto atraente para garantir a atenção de seu público;
  • Mensure as métricas certas: se o objetivo é fazer vendas, avalie o número de cliques no seu website e a taxa de conversão. Pois um alto nível de engajamento pode não significar muito neste contexto;
  • Encontre a estratégia certa de veiculação de anúncios: algumas marcas acreditam que o Instagram Stories é muito mais eficaz para sua estratégia B2B para Instagram do que posts regulares na timeline. Então faça testes A/B e descubra o que converte melhor;
  • Faça campanhas de anúncios de teste: um anúncio do Instagram pode ser malsucedido em vários lugares. Afinal, os recursos visuais podem ser desagradáveis, você pode segmentar o público errado ou a legenda pode ser desinteressante. Por isso é importante fazer alguns testes. Pois ao testar a sua campanha, sua empresa pode identificar o que funciona, o que não funciona e ajustar sua campanha de acordo.

Instagram é para o B2B também – basta sua empresa saber como explorá-lo

Estabelecer e colocar em prática uma estratégia B2B para Instagram pode de fato requerer um pouco mais de paciência e criatividade. Mas o esforço compensa, já que seus seguidores na plataforma vão querer sentir que eles têm algo em comum com sua marca.

Por isso esse tipo de estratégia provavelmente não será traduzido diretamente em vendas ou conversões. Nem imediatamente ou de maneira facilmente rastreável – mesmo explorando o link na bio.

Mas isso certamente ajudará sua empresa a criar a impressão que deseja criar junto aos seus clientes atuais e futuros. Afinal, seus recursos atuais permitem ainda trabalhar uma série de ações que contribuem para a geração de leads, conversões e fortalecimento da marca.

Isso pode ser ainda mais expressivo: basta sua empresa contar com o suporte de um time de especialistas e as melhores ferramentas disponíveis no mercado. Todos os recursos que uma agência de marketing digital integrado pode proporcionar para a sua empresa.

Comece hoje mesmo a ter uma estratégia B2B para Instagram bem-sucedida. Para isso, é fundamental voltar o olhar para o que sua empresa tem feito como um todo dentro do ambiente digital.

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