Blog

Boas estratégias de Database Marketing garantem vantagens competitivas para os seus negócios - descubra já como colocar em prática!

Estratégias de Database Marketing: por que você deve começar já?

Quando executadas de maneira eficaz, as estratégias de Database Marketing podem revolucionar seus negócios. Assim como abordar leads com mais propensão à conversão, além de criar ofertas de valor e personalizadas. Não só isso: também ajuda a estreitar relacionamentos com prospects e clientes.

Pois tudo isso é resultado direto de práticas bem-sucedidas do conceito. Por isso, descubra já como colocar as estratégias de Database Marketing em prática!

Recapitulando: o que é Database Marketing?

Preparamos um artigo bem completo sobre o conceito. Lá você encontra seus principais benefícios e desafios – clique aqui para ler.

Mas se você quiser ir direto ao ponto, vamos lá: o Database Marketing é um dos tipos de marketing digital que utiliza bancos de dados de clientes para gerar ofertas de valor. Então sua empresa pode obter as informações para esses bancos de dados através de:

  • Formulários de solicitação para produtos gratuitos – como trials e materiais ricos,
  • Histórico de compras,
  • Assinaturas de boletins informativos, entre outros.

Como criar estratégias de Database Marketing

A essa altura, você deve estar se perguntando: como posso criar minhas próprias estratégias de Database Marketing? Pois a dica é começar com os seguintes passos.

Identifique seu público-alvo

Quantos anos seus leads têm? Que cargo? Em que eles estão interessados? O que mais eles compram? Crie um perfil de cliente ideal detalhado para o seu produto. A partir daí, use esse perfil para decidir que tipo de informações você precisa incluir em seu banco de dados.

Colabore com outras equipes

De acordo com as boas práticas, marketing, vendas e suporte têm contato direto com clientes e prospects. Então que informações cada equipe precisa para ser eficaz?

Além disso, é preciso manter estas áreas unidas e no mesmo ritmo. Pois essa integração não só garante estratégias de Database Marketing mais eficazes. Mas também um bom lead scoring e uma jornada do cliente mais assertivas. Assim você garante um potencial maior de conversão.

Use o software certo

Os dados do cliente não fazem bem a ninguém de sua equipe se não puderem ser acessados corretamente. Por isso, escolha uma ferramenta de automação de marketing que facilite a visão de diferentes tipos de informações e de clientes.

Afinal, um bom software pode até mesmo organizar as informações do cliente para combinar com suas diferentes categorias de produtos ou serviços.

Reúna dados de clientes

Analise as fontes de dados internas e externas, incluindo dados de:

  • Aquisição: de que canal ou fonte um novo cliente veio? Qual campanha de marketing?
  • Demográficos: qual é a idade, sexo, estado civil, cargo, localização etc.?
  • Tecnográficos: que dispositivos eles usam para interagir com sua marca? Desktop ou celular? Android ou iOS?
  • Psicográficos: quais são suas perspectivas pessoais, valores e interesses? O que os motiva?
  • Atividade: como eles interagiram com seu site, páginas de mídia social e/ou aplicativo móvel?
  • Transação: Com que frequência eles fazem uma compra com você? Quanto gastam? Quais itens eles costumam adquirir no mesmo processo de compra?
  • Correspondência: Eles já enviaram um ticket para o suporte ao cliente? Postou uma pergunta ou reclamação em suas páginas de mídia social? Respondeu a uma pesquisa?

Mantenha os dados e backups atualizados

Construir um banco de dados de clientes requer muito tempo e esforço. Por isso, proteja seu investimento contra quedas de energia ou falhas técnicas. Pois o software de CRM pode atualizar automaticamente os perfis sempre que os clientes inserirem novas informações.

Assim como as ferramentas on-line podem proteger contra a desatualização de dados. Afinal, elas integram-se ao seu software e atualizam cada contato à medida que navegam no seu site com dados de atividade.

Respeite a privacidade do cliente

Atualmente, as redes sociais facilitaram a obtenção de informações detalhadas sobre os interesses, perspectivas e atualizações de vida de seus clientes.

Por isso atente-se às regras da LGPD. Pois toda essa facilidade deve sempre proteger a privacidade do usuário. Além de manter suas operações e estratégias de Database Marketing em conformidade.

Use os dados de forma eficaz

Uma personalização eficaz é sobre fornecer uma mensagem relevante para um público interessado. E não provar quantos dados pessoais sua empresa tem. Então, depois de construir seu banco de dados, faça alguma segmentação básica do usuário.

Por exemplo, crie uma campanha especificamente para compradores iniciantes ou novos clientes. Ou uma sob medida para os participantes do seu programa de fidelidade.

Exemplos de estratégias de Database Marketing

Agora você já sabe como dar o start em suas estratégias. Então veja a seguir exemplos práticos que podem ser colocados já em prática por sua empresa.

Identifique clientes de alto valor e upsells potenciais

Identifique quantos de seus clientes são preparados para um possível upsell. Pode ser um produto ou serviço mais novo ou com mais funcionalidades ou para um plano de assinatura premium. Os softwares de automação podem ajudar nisso, pois muitos deles usam seu banco de dados de clientes para identificar clientes de alto valor.

A partir daí, eles disparam um e-mail combinado e entregam uma oferta específica a esses usuários. Isso acontece através da aplicação de análises preditivas. Assim a ferramenta e/ou sua equipe são capazes de prever quantos destinatários de campanha se converterão. Dessa forma, fica mais fácil equilibrar recursos de marketing e provar o ROI.

Fornecer suporte personalizado ao cliente

O banco de dados permite que sua empresa conheça seu cliente mais a fundo e esteja preparado para gerar ofertas de valor. Isso amplia suas chances de conversão.

Por exemplo: seu agente de atendimento ao cliente recebe uma chamada – pode ser via telefone, rede social ou outro canal de atuação. Ele pode acessar imediatamente o perfil do responsável pela chamada e ver que ele é um novo cliente, que fez sua primeira compra recentemente: ele contratou uma viagem corporativa para um membro de sua equipe.

Com essas informações, seu agente pode fornecer imediatamente uma experiência de suporte personalizada e uma resolução mais rápida. Assim ele pode se antecipar a possíveis problemas que o cliente está enfrentando. Além disso, pode proporcionar mais conforto e segurança na situação.

Saiba quais produtos e serviços ofertar para cada cliente

Outro exemplo: uma empresa do setor de turismo corporativo quer expandir sua oferta de produtos. Sendo assim, pretende criar um app exclusivo para a realização de relatórios de despesas durante viagens de negócios.

Antes de dedicar recursos ao esforço, esta empresa pode aproveitar seu banco de dados de clientes, já que através das informações é possível identificar tendências de compra e padrões. Assim, é possível determinar antes se seus clientes realmente utilizariam este tipo de serviço. Além disso, os dados podem apontar para quais tipos de clientes a empresa deve lançar esse produto.

Portanto, boas estratégias de Database Marketing podem ajudar sua empresa. Especialmente na hora de garantir que está oferecendo algo que seus clientes realmente querem.

Prever quem comprará e quando

Nos dias de hoje, o tempo é crítico para qualquer tipo de empresa e área de atuação. Entender sua janela de oportunidade de engajar clientes é fundamental. Pois assim fica mais fácil vencer a concorrência e aumentar as conversões.

A dica é usar análises preditivas com seu banco de dados de clientes. Dessa forma, você consegue prever quais usuários são mais propensos a comprar por dia da semana e faixa de horário. Assim sua equipe ou software de automação podem enviar notificações e códigos promocionais para os usuários certos, no momento certo.

Qual das estratégias de Database Marketing é a melhor para o seu negócio?

Como você pode ver neste artigo, existe uma série de recursos disponíveis para sua empresa obter as melhores chances de sucesso.

Contar com especialistas tornará este processo de identificação mais ágil e eficaz, por isso, conte com a UP2Place Digital. Estamos prontos para identificar as melhores oportunidades para você e para seus negócios.

SOLICITE JÁ UMA AVALIAÇÃO GRÁTIS DE ESTRATÉGIA DIGITAL PARA A SUA EMPRESA

Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes
Clique aqui e solicite gratuitamente uma avaliação da sua Estratégia Digital
O Guia Definitivo da Automação de Marketing
Baixe o seu GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS
Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads
REPRESENTANTE DE VENDAS – DIGITAL​
EBOOK MARKETING DIGITAL PARA INDÚSTRIAS​
GUIA DE MÍDIA PAGA​

ABM Account-based Marketing

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Posts Relacionados

EN PT ES