Blog

Conheça os principais exemplos de inbound marketing e otimize as estratégias digitais de sua empresa para garantir resultados expressivos.

Exemplos de inbound marketing: impulsione suas vendas com estas dicas

Atualmente existem bons exemplos de inbound marketing para quem quer fazer campanhas com alto potencial de resultados.

Então, seja qual for o motivo que o fez chegar neste artigo, você encontrará muitos exemplos úteis aqui. Além disso, essas dicas valem para empresas B2B ou B2C, dos mais variados portes e setores de atuação.

E já que o grande foco aqui são os exemplos de inbound marketing aplicados com sucesso para impulsionar as vendas. Assim fica mais fácil usá-los como inspiração para sua própria estratégia.

Encontre dicas de conteúdo de alto desempenho, geração de receita e web design. Tudo para alcançar crescimento exponencial, ao capturar leads e impulsionar vendas.

Pronto para se inspirar? Então vamos mergulhar fundo nos exemplos de inbound marketing para vender mais!

Um dos exemplos de inbound marketing que não podem faltar: artigos de blog

O blog corporativo é sempre uma excelente isca para atrair leads em busca do melhor que sua empresa pode oferecer. Assim, ajudam a impulsionar tráfego, leads e vendas.

Os artigos também são exemplos de inbound marketing que auxiliam na estratégia de otimização do seu mecanismo de busca.

Além disso, podem ser compartilhados nas mídias sociais. Assim contribuem para ajudar sua empresa a estabelecer uma liderança do pensamento em seu mercado.

Uma dica útil para direcionar o marketing de conteúdo – que vale tanto para blogs quanto para as redes sociais é responder as principais dúvidas dos clientes.

  • Preços: o custo dos produtos depende de vários fatores. Então essa é também uma oportunidade para explicar isso. Assim seus clientes saberão exatamente o que entra naquele orçamento vindo do seu time de vendas;
  • Problemas: quando você se mostra disponível para resolver as dores que seus clientes podem experimentar, você deixa de vender produtos/serviços para vender solução. Além disso, hoje os consumidores buscam maior transparência nas relações;
  • Comparações: mostrar os dois lados da moeda faz sua empresa parecer confiável. Além disso, mostra também que você tem experiência e confiança na sua solução;
  • Avaliações: artigos como esses não só constroem mais confiança com seus leads, mas também ajudam sua empresa a se classificar nas buscas por seus concorrentes.

Se você quiser melhorar sua classificação nos mecanismos de busca,
clique e fale com um de nossos especialistas:

FALAR COM UM ESPECIALISTA UP2PLACE DIGITAL

Infográficos chamam a atenção de seu lead

Nem sempre seus leads têm tempo (ou o desejo) de consumir materiais que exigem mais tempo para serem acessados.

Às vezes, seu lead só quer bater os olhos rapidamente em dados apresentados em um formato esteticamente agradável. Por isso o infográfico é um dos melhores exemplos de inbound marketing.

Além disso, informações relevantes – especialmente para o seu setor – podem fazer seu conteúdo receber um buzz considerável no mercado.

Assim, a cada novo compartilhamento, sua marca amplia os horizontes de sua presença digital já estabelecida. Então, se você conseguir que as pessoas falem sobre sua marca, aumenta as chances de mais conversões.

Whitepapers podem fazer parte de sua estratégia

Esta é uma peça de conteúdo educacional aprofundada e bem pesquisada. Aqui é estratégico adotar um tom um pouco mais formal do que aquele usado em um artigo de blog.

Por isso, adote como regra que seus leads baixam esse material porque estão esperando graus mais elevados de rigor, profundidade, originalidade e valor.

Uma grande vantagem do whitepaper, entre os demais exemplos de inbound marketing, é que fornece valor às pessoas que se qualificam para o seu produto ou serviço. Além disso, pode obter informações de contato em troca.

Dessa forma, você pode usar o e-mail marketing para uma nutrição de leads mais precisa até à conversão.

Entre os exemplos de inbound marketing, os eBooks têm papel de destaque

Os benefícios de um eBook são muito semelhantes aos de um whitepaper, sendo mais uma oportunidade para posicionar sua marca como autoridade em sua indústria.

Normalmente, é um material gratuito, trocado por informações de contato. Assim, também contribui para seu Lead Scoring e para processos de nutrição mais eficazes.

Estudos de caso geram autoridade

Coloque-se no lugar de seu lead: ele está navegando no blog de sua empresa quando se depara com um estudo de caso.

Este conteúdo conta a trajetória de uma empresa — com um perfil semelhante à dele — que comprou sua solução há um certo tempo. A partir daí, tem colhido retornos positivos desde então.

Então essa solução fez uma enorme diferença para o cliente em destaque. Naturalmente, o lead perguntará para si mesmo: “Isso significa que pode funcionar para mim também, certo?”

Esse é o poder de um estudo de caso entre os exemplos de inbound marketing abordados aqui.

Pois ele demonstra para leads que seu produto ou serviço tem feito maravilhas para empresas (ou pessoas) como as deles. Um belo argumento dentro do ciclo de vendas, não é o mesmo?

Leia também: Como funciona o ciclo de vendas B2B: o guia definitivo

Webinars: formando um acervo de qualidade

De uns tempos pra cá, muitas das rotinas corporativas passaram a acontecer somente no meio online. Embora isso torne muitas coisas mais ágeis e rápidas, também pode gerar um distanciamento na relação com seus clientes e leads.

O webinar pode ser uma solução para isso. Pois a presença de uma pessoa real – mesmo que seja apenas por voz – cria a sensação de que sua marca está em conversa direta com seus leads.

Pois o formato funciona como um seminário na internet. É um conteúdo no estilo palestra, apresentado a um público exclusivo da web.

Com este formato, um membro (ou alguns membros) da sua equipe tem a oportunidade de fornecer informações valiosas aos leads. Tudo de forma altamente envolvente e personalizada.

Assim como outros exemplos de inbound marketing, também oferece a oportunidade de captar informações de seus leads. Dessa forma, você tem aí uma tática de geração de leads particularmente eficiente. Sem contar que forma um acervo com conteúdo de qualidade para sua estratégia digital.

Quer incrementar a geração de leads em sua empresa?
Baixe o Guia Pratico de Geração de Leads! 

Podcasts estão entre os exemplos de inbound marketing

Assim como o webinar, o podcast tem potencial para agregar alguma personalidade à sua marca. Dessa forma, quando seus leads estiverem tomando suas decisões finais, eles se lembrarão de você como um recurso valioso e relacionável.

Produzir um podcast não é tão trabalhoso quanto parece. Se você tem um laptop e alguns microfones, está pronto. Atenção: opte por temas que sejam de interesse do seu perfil de cliente ideal.

Vídeos são muito usados no inbound marketing

Atualmente, muitas empresas têm apostado em um alto volume de conteúdo em vídeo. Inclusive, é um formato que vem batendo recorde de consumo aqui no Brasil, sendo um dos exemplos de inbound marketing eficaz.

Além disso, é o que as pessoas querem ver quando estão percorrendo o Facebook e o Instagram. Você já sabe por que isso funciona: o vídeo dá vida à sua marca. E mais: é uma ótima oportunidade para reaproveitar conteúdos produzidos em outros formatos.

Então seu lead pode não ter tempo de assistir ao seu webinar. Mas ele provavelmente pode parar por dois minutos enquanto rola a timeline do LinkedIn e obter seus insights.

Conclusão: como será sua estratégia de inbound daqui pra frente?

Agora você já conhece alguns dos exemplos mais eficazes para sua estratégia ser bem-sucedida.

Claro, nem todas essas táticas são as mais indicadas para o seu negócio. Na verdade, após essa leitura você pode até achar que apenas um ou dois destes exemplos se encaixam em seu planejamento.

O que já é um grande avanço, afinal, você não precisa fazer tudo o tempo inteiro. Como em todo plano de marketing digital, este é um processo de avaliação para determinar o que é mais indicado ao seu negócio e, também, de testes e avaliações. Assim como de ajustes.

Assim que você encontrar o que funciona melhor para sua empresa, surgirão os resultados.

Mas se você quiser acelerar isso, conte com a UP2Place. Somos especialistas em aplicar o marketing digital para o sucesso de negócios como o seu. Então clique a seguir e solicite um orçamento sem compromisso:

SOLICITAR ORÇAMENTO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes
Clique aqui e solicite gratuitamente uma avaliação da sua Estratégia Digital
O Guia Definitivo da Automação de Marketing
Baixe o seu GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS
Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads
REPRESENTANTE DE VENDAS – DIGITAL​
EBOOK MARKETING DIGITAL PARA INDÚSTRIAS​
GUIA DE MÍDIA PAGA​

ABM Account-based Marketing

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Posts Relacionados

EN PT ES