Faça marketing de conteúdo de qualidade já e garanta mais vendas!

Como fazer um bom marketing de conteúdo de qualidade em 2017

O marketing de conteúdo de qualidade é hoje, sem dúvidas, uma das formas mais efetivas de se fazer inbound marketing.

Uma abordagem estratégica de marketing ajuda a atrair e reter um público claramente definido. Especialmente quando focada na criação e distribuição de conteúdo pertinente, relevante e consistente.

Assim, fica mais fácil provocar a ação do lead qualificado. Além disso, investir em marketing de conteúdo sai 62% mais barato que campanhas de marketing tradicional. E gera três vezes mais leads.

Por isso, preparamos esse artigo, com um passo a passo para você começar ou incrementar o marketing de conteúdo de sua empresa desde agora. Assim você poderá fechar este período com números expressivos em vendas e receita.

1º passo: conheça o seu público-alvo para fazer marketing de conteúdo de qualidade

Saber quem é o seu cliente potencial é a tarefa número um para uma estratégia de conteúdo bem-sucedida. Assim é possível:

  • Definir o tipo de argumento a ser utilizado,
  • Entender as necessidades daquele público,
  • Saber quais soluções do seu portfólio melhor se encaixam na dor dele.

A segmentação também é importante aqui: é preferível atingir uma fatia menor, mas que converte de forma consistente.

Uma dica é definir primeiro o perfil de cliente ideal. Depois, é hora de trabalhar o desenvolvimento das buyer personas da sua empresa. Pois personificar seus clientes potenciais torna mais fácil manter o discurso certo.

Mantenha uma relação dinâmica entre o que sua empresa produz de informação e seu público. Essa é uma das principais formas de garantir um marketing de conteúdo de qualidade, sempre atual e efetivo para a conversão de visitantes em clientes.

Leia também: Planejamento de conteúdo e seu papel no inbound marketing de resultados

2º passo: entenda e alinhe seus objetivos aos resultados pretendidos

Para produzir o conteúdo certo, sua equipe precisa ter em mente qual é o objetivo dele, sob uma perspectiva de negócios:

  • Divulgar a marca?
  • Vender um produto?
  • Manter os clientes, mas aumentar os índices de vendas?
  • Nutrir leads?
  • Converter os clientes em evangelistas, para que eles ajudem a impulsionar as vendas através de provas sociais?

São estas respostas que vão garantir que suas metas possam ser alcançadas através de uma campanha de marketing de conteúdo de qualidade.

Quando os resultados que você espera alcançar estão claros antes do início da criação do conteúdo, fica mais fácil desenvolver e executar uma campanha eficaz.

Leia também: Táticas de inbound marketing: o que faz uma campanha ser bem-sucedida

3º passo: use o marketing de conteúdo de qualidade para estar onde seus clientes estão

Você já conhece seus clientes e sabe onde pretende chegar com sua campanha. Então agora é hora de colocá-la em prática.

Com as definições de buyer persona e os dados obtidos através do Analytics do website de sua empresa, é possível determinar quais são os melhores canais de atuação.

Produza conteúdo nas redes sociais que concentram seu público, divulgue seus vídeos e artigos nelas, use newsletters (sabiamente!) para manter seu lead nutrido até o momento da conversão.

Leia também: As melhores redes sociais B2B para alavancar seus negócios

Além disso, certifique-se de que sua empresa não só está nos lugares certos. Mas também no momento certo. Por isso, mantenha uma agenda de conteúdo, que ofereça relevância e frequência.

Esse é o melhor caminho para construir uma audiência consistente. Além de trazer fluxo para seu website ou e-commerce.

Saiba mais: O que é tráfego orgânico – e como ele pode ajudar seu negócio

4º passo: seja a agulha no palheiro dentro do marketing de conteúdo de qualidade

Basta uma pesquisa rápida nos sites de busca para confirmar que há muito material disponível para ser consultado. Mas quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade.

Então sua empresa precisa se destacar nesse mar de informação. Sempre com relevância, ineditismo, uma perspectiva que mostre porque sua solução é melhor que a da concorrência.

Um bom caminho é construir uma reputação de especialista. As pessoas cada vez mais buscam opiniões chanceladas.
Por isso muitas empresas têm utilizados influenciadores. Ou até seus próprios especialistas como uma poderosa forma de marketing de conteúdo de qualidade.

Essa estratégia é muito utilizada por produtos cosméticos e de saúde. É muito comum ver marcas utilizando cabeleireiros, dentistas e outros profissionais para atestar a qualidade do produto.

Outro caminho é apostar no conteúdo gerado pelo usuário. Uma forma barata e eficaz de obter conteúdo de qualidade. Além disso, ajuda a mostrar para o seu cliente como seu produto ajuda outras pessoas como ele.

Comece já a produzir conteúdo de alta qualidade!

Com estes quatro passos, você já consegue implementar ou aumentar o desempenho do marketing de conteúdo produzido para sua empresa.

Mas é importante destacar que essa é apenas uma pequena parte da metodologia. Pois há um grande leque de possibilidades que o inbound marketing disponibiliza em termos de geração de vendas e de receita.

Para saber todas as vantagens e benefícios que o inbound marketing pode trazer para a sua empresa, clique e baixe agora mesmo nosso material completo sobre o assunto.

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