Como fazer marketing de conteúdo de qualidade em 2017

O marketing de conteúdo de qualidade é hoje, sem dúvidas, uma das formas mais efetivas de se fazer inbound marketing.
Sua abordagem estratégica de marketing, focada na criação e distribuição de conteúdo pertinente, relevante e consistente, ajuda a atrair e reter um público claramente definido. E, principalmente, para trazer a ação do cliente rentável.
Além disso, investir em marketing de conteúdo sai 62% mais barato que campanhas de marketing tradicional – mas gera três vezes mais leads.
Por isso, preparamos esse artigo com um passo a passo para você começar ou incrementar o marketing de conteúdo de sua empresa desde agora – tudo para você fechar 2017 com números expressivos em vendas e receita.

1º passo: conheça o seu público-alvo

Saber quem é o seu cliente potencial é a tarefa número um para uma estratégia de conteúdo bem-sucedida.
Dessa forma, é possível definir o tipo de argumento a ser utilizado, entender as necessidades daquele público e quais soluções do seu portfólio melhor se encaixam na dor dele.
A segmentação também é importante aqui: é preferível atingir uma fatia menor, mas que converte de forma consistente.
Uma dica é trabalhar o desenvolvimento das buyer personas da sua empresa, já que personificar seus clientes potenciais torna mais fácil manter o discurso certo.
Manter uma relação dinâmica entre o que sua empresa produz de informação e seu público é uma das principais formas de garantir um marketing de conteúdo de qualidade, sempre atual e efetivo para a conversão de visitantes em clientes.

2º passo: entenda e alinhe seus objetivos aos resultados pretendidos

Para produzir o conteúdo certo, sua equipe precisa ter em mente qual é o objetivo dele, sob uma perspectiva de negócios.
Divulgar a marca? Vender um produto? Manter os clientes, mas aumentar os índices de vendas? Nutrir leads? Converter os clientes em evangelistas, para que eles ajudem a impulsionar as vendas através do boca a boca?
São estas respostas que vão garantir que suas metas possam ser alcançadas através de uma campanha de marketing de conteúdo de qualidade.
Quando os resultados que você espera alcançar estão claros antes do início da criação do conteúdo, fica mais fácil desenvolver e executar uma campanha eficaz.

3º passo: coloque seu conteúdo onde seus clientes estão

Você já conhece seus clientes e sabe onde pretende chegar com sua campanha – então agora é hora de colocá-la em prática.
Com as definições de buyer persona e os dados obtidos através do Analytics do website de sua empresa, é possível determinar quais são os melhores canais de atuação.
Produza conteúdo nas redes sociais que concentram seu público, divulgue seus vídeos e artigos nelas, use newsletters (sabiamente!) para manter seu lead nutrido até o momento da conversão.
Além disso, certifique-se de que sua empresa não só está nos lugares certos, mas também no momento certo.
Mantenha uma agenda de conteúdo, que ofereça relevância e frequência.
Esse é o melhor caminho para construir uma audiência consistente e trazer fluxo para seu website ou e-commerce.

4º passo: seja a agulha no palheiro

Basta uma pesquisa rápida nos sites de busca para confirmar que há muito material disponível para ser consultado. Mas quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade.
Sua empresa precisa se destacar nesse mar de informação – com relevância, ineditismo, uma perspectiva que mostre porque sua solução é melhor que a da concorrência.
Um bom caminho é construir uma reputação de especialista: as pessoas cada vez mais buscam opiniões chanceladas.
Por isso muitas empresas têm utilizados influenciadores e até seus próprios especialistas como uma poderosa forma de marketing de conteúdo de qualidade.
Essa estratégia é muito utilizada por produtos cosméticos e de saúde: é comum ver marcas utilizando cabeleireiros, dentistas e outros profissionais para atestar a qualidade do produto.

Com estes quatro passos, você já consegue implementar ou aumentar o desempenho do marketing de conteúdo produzido para sua empresa.
Mas é importante destacar que essa é apenas uma pequena parcela do grande leque de possibilidades que o inbound marketing disponibiliza em termos de geração de vendas e de receita.

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