Feed ou Stories: o que é mais eficaz para sua empresa?

Feed ou Stories: o que é mais eficaz para sua empresa?

Com as últimas mudanças no Instagram e no Facebook, muitas empresas têm se perguntando onde seus esforços trarão resultados efetivos: Feed ou Stories? E o Reels? Com o que sua audiência engaja mais?

Ser notado, nos tempos atuais, requer esforços além do padrão: seja uma nova abordagem moderna para vídeos ou uma campanha com posts atraentes e altamente relevantes, sua empresa precisa encontrar o formato que mais combina com o perfil de seus clientes e leads potenciais.

Foi pensando em ajudar a identificar isso que preparamos este artigo. Veja a seguir os benefícios desses dois tipos de conteúdo das redes sociais, assim você poderá tomar decisões em fundamentadas em seu planejamento digital.

Postagens no Feed: durabilidade e visibilidade para suas informações

Entre Feed ou Stories, você provavelmente está familiarizado com as postagens tradicionais das mídias sociais, que são exibidas no Feed regular no centro da página.

É o formato original desde que a plataforma surgiu – e seu conteúdo é posicionado entre as atualizações de seus contatos e postagens ocasionais de suas marcas favoritas.

Quando se trata de publicar conteúdo em plataformas sociais, há muitos benefícios em usar as postagens no Feed, como:

Permanência

Ao publicar uma nova postagem, ela poderá permanecer visível para sempre no perfil de sua empresa – a menos que ela seja excluída ou arquivada.

Isso significa que os clientes ou leads em potencial sempre poderão encontrar seu conteúdo, mesmo anos depois, e continuar direcionando tráfego para o site, se você incluir links.

Ao contrário do Stories, que é um conteúdo efêmero – ou seja, desaparece 24 horas após a sua publicação. O formato carrossel, por exemplo, permite que sua empresa publique catálogos de produtos que permanecerão sempre à disposição – o que pode ser bem útil para sua equipe de vendas.

Exposição

Como as postagens aparecem no Feed principal, as chances de seu público-alvo ver o conteúdo são maiores do que em outras áreas de uma plataforma social, que precisam ser acessadas separadamente.

Com o conteúdo podendo ser facilmente acessado, sua empresa tem mais oportunidades de engajamento, incluindo comentários e compartilhamentos – o que pode aumentar o alcance de suas postagens atuais e futuras.

Espaço extra

Nas postagens no Feed proporcionam mais espaço para texto, já que você tem a legenda à disposição.

É possível criar um storytelling mais elaborado e expandir as mensagens da sua marca mais do que nos Stories, que geralmente limitam a quantidade de texto e de exposição da mensagem. No caso de um lançamento, é possível explicar melhor um projeto novo com esse espaço.

Como você pode ver, entre Feed ou Stories, as postagens tradicionais oferecem alguns grandes benefícios, que podem torná-los mais eficazes pela natureza de seu formato.

Ainda assim, existem muitas razões para explorar os Stories em sua estratégia de marketing de conteúdo – veja abaixo.

Stories: dinamismo e senso de urgência à disposição

Neste primeiro momento de análise entre Feed ou Stories, pudemos observar várias maneiras pelas quais as postagens tradicionais podem ser eficazes para obter atenção nas mídias sociais.

Agora vamos nos debruçar sobre os Stories e entender como o formato pode ajudar sua marca a se destacar.

Caso você não esteja familiarizado com o conceito, os Stories são clipes curtos de imagens ou vídeos que você pode assistir acessando a parte superior de suas redes de mídia social, exibidos como retângulos no Facebook ou como círculos no Instagram.

Alguns recursos dos Stories podem ser bastante úteis para seus objetivos de comunicação – entenda melhor nos tópicos a seguir:

Durabilidade curta – porém intensa

Os Stories têm uma vida útil extremamente curta, geralmente permanecendo no seu perfil de mídia social por não mais de 24 horas. Isso pode parecer uma desvantagem, mas a natureza fugaz e urgente deles é realmente o que os torna atraentes.

Por serem breves, eles criam esse FOMO (medo de perder as últimas novidades) em alguns públicos, o que pode realmente levar os usuários a procurar esse conteúdo atraente.

Pense em como isso pode ser aplicado para promoções de curta duração ou para gerar maior destaque para um evento, por exemplo.

Eficiência e engajamento

Com o Stories, sua empresa pode manter um fluxo constante de conteúdo para se relacionar com seus seguidores sem criar um backlog de conteúdo para as pessoas navegarem.

Entre Feed ou Stories, o segundo oferece recursos como GIFs, enquetes e outros itens que mantêm seu conteúdo em movimento por um novo ciclo de imagens, vídeos ou apenas texto e música.

Autenticidade

De um modo geral, os Stories tendem a ser mais espontâneos e casuais por natureza – criando uma sensação maior de autenticidade.

Muitas vezes é possível ver celebridades tirando fotos de suas férias – sem tantos filtros e legendas elaboradas, o que dá um recorte mais íntimo e próximo daquela pessoa.

Sua empresa pode explorar isso mostrando os bastidores de um evento ou a linha de produção de um novo e excitante produto.

Como você pode ver, sua empresa pode aproveitar os benefícios do Stories para envolver os seguidores de uma maneira totalmente diferente e fora do que tem feito até aqui.

Quem é mais eficaz: Feed ou Stories?

A resposta está diretamente conectada aos seus objetivos: se sua empresa deseja criar ou estimular um constante senso de urgência e emoção com seu conteúdo, os Stories podem ser a opção mais estratégica.

No entanto, se o objetivo é contar com uma solução mais permanente para direcionar o tráfego para o seu site ou estabelecer uma presença digital mais impactante, as postagens no Feed podem fazer mais sentido.

Mas vale esclarecer que os dois formatos seguem disponíveis: sua estratégia pode explorar os benefícios de usar uma combinação entre Feed e Stories – assim fica mais fácil atingir mais de uma meta e atender a diferentes públicos na mesma plataforma.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a solucionar dúvidas entre Feed ou Stories. Para saber mais sobre o universo do marketing digital, conte com nossa área de materiais ricos – clique e acesse gratuitamente!

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