Buscando ferramentas de geração de leads? Aposte no blog corporativo!

Poucas ferramentas de geração de leads são mais efetivas do que o blog corporativo! Descubra como criar ou otimizar o seu com nossas dicas.

Blogs corporativos são excelentes ferramentas de geração de leads. Afinal, um bom blog deve estar repleto de respostas, tendências, insights e muito mais.

Por isso,  é uma maneira eficaz e acessível de trazer as pessoas para o seu espaço digital, além de mostrar sua empresa e suas soluções.

Então, criar posts de blog que eduquem seus usuários sobre seus produtos/serviços e a indústria em que você está é essencial. Assim, sua empresa se posiciona como um recurso no momento de necessidade do seu cliente.

Mas não adianta ter um blog corporativo se ele não está ajudando a converter clientes. Afinal, um blog pode ser uma das melhores ferramentas de geração de leads para a equipe de vendas. Mas nem todos são pensados para funcionar desta forma.

Quer saber em primeira mão como incluir em sua estratégia de inbound marketing  um blog corporativo que gera leads? Pois este guia destaca os passos que você precisa tomar para transformar seu blog corporativo em uma máquina de geração de leads.

Vamos começar!

O que é um blog corporativo?

Blogs corporativos são sites que contêm artigos, criados por uma empresa ou marca.

Esses artigos geralmente são publicados regularmente. Seu objetivo principal é fornecer aos seus usuários e público-alvo informações valiosas, atuais, úteis e interessantes sobre temas que têm a ver com o seu negócio.

Da mesma forma, blogs corporativos são um canal online muito eficaz para informar potenciais clientes sobre temas voltados para o setor em que você atua.

Desse modo, você pode aproveitar a oportunidade para mostrar a eles que sua empresa é uma referência e autoridade em sua área de trabalho.

No entanto, é preciso lembrar de um detalhe muito importante. Blogs corporativos são uma ótima ferramenta para favorecer o posicionamento da Web nos mecanismos de busca.

Então se você atualizar seu conteúdo mais relevante, os usuários irão valorizá-lo mais. Além disso, eles passarão mais tempo em seu site – assim ele terá uma recepção melhor.

Características dos blogs corporativos que são ferramentas de geração de leads

Quando falamos de blogs, é comum associarmos a pessoas que buscam promover e dar visibilidade à sua marca pessoal. Ou que queiram apenas falar sobre um tema específico ou contar histórias pessoais.

No entanto, os blogs corporativos são algo mais: eles estão se tornando a ferramenta chave para marcas e empresas se posicionarem e ganharem audiência.

Portanto, um blog corporativo tem uma série de características que os tornam estratégicos para o seu negócio:

Produção de conteúdo em equipe

A produção de conteúdo e manutenção de blogs corporativos não cabe a uma única pessoa. Por isso a responsabilidade por sua gestão é compartilhada. Haverá uma pessoa encarregada de projetar a estratégia e o calendário editorial. Em seguida, vêm os redatores e pessoas encarregadas de se associar em cada seção.

Nota importante: se você não tem conhecimento suficiente sobre como criar e desenvolver um blog de negócios, é melhor delegar essas funções para alguém ou para uma agência de marketing digital integrado – como a UP2Place Digital.

Extensão da marca

Além disso, lembre-se de que o blog deve refletir a filosofia da empresa. Afinal, é uma oportunidade muito boa para conversar cara a cara com seu público-alvo.

Então, definir um estilo e tom de comunicação vai mostrar sua identidade e o que o diferencia da concorrência.

Informação para tomadas de decisão

No geral, blogs corporativos são focados principalmente na venda de atrações. Então seu foco não costuma estar em qualquer tipo de venda direta, pois buscam atrair o cliente fornecendo informações valiosas.

Dessa forma, a ideia é fazer com que o cliente se sinta livre e preparado para decidir comprar. Ao contrário dos métodos invasivos da publicidade tradicional.

Estas são as três características mais importantes de blogs corporativos pensados como ferramentas de geração de leads.

Conhecê-las e levá-las em conta é um passo muito importante para obter um blog bem-sucedido. Pois isso dá notoriedade na rede e na sua área de trabalho.

Por que minha empresa precisa de um blog?

Ter conteúdo proprietário é sempre muito importante. Especialmente em tempos de instabilidades nas redes sociais, quando o blog se torna seu principal de canal de relacionamento com clientes.

Além disso, um blog corporativo traz uma série de benefícios para sua empresa, como:

Garantir publicidade gratuita

Uma estratégia eficaz de conteúdo de blog pode economizar seus custos e aumentar a conscientização da sua marca.

Ter um efeito positivo no ranking dos mecanismos de busca

Não é à toa que todos usam mecanismos de busca para encontrar soluções e preencher o vazio de curiosidade.

Você pode atender às necessidades dos clientes potenciais que estão fazendo suas pesquisas através do seu blog. Quanto mais conteúdo relevante você tiver, melhor classificação você tem.

Além disso, os clientes receberão as informações sem deslizar páginas infinitas e irrelevantes. Você salvará seu tempo de qualidade e facilitará a vida dos usuários.

Manter seu site revitalizado

O site de sua empresa é um forte instrumento de presença digital – até que você pare de atualizar seu conteúdo e o mate.

Então quanto mais você publica novos conteúdos e com mais frequência, o mecanismo de busca verificará seu site. Consequentemente, melhoramento seu rankeamento.

Além disso, você deve cuidar do seu conteúdo atual e manter os clientes atuais e futuros atualizados.

Isso vale especialmente para empresas que atuam no B2B, com seus longos ciclos de vendas. Imagine que você gostou de uma empresa, mas as recentes atualizações de conteúdo ficaram há um ano. É estranho, não é?

Captar as perguntas e necessidades do grupo alvo

É assim que você ganha o coração dos clientes. Pois sua empresa produz um blog que atende ao interesse deles. Além de oferecer-lhes um conteúdo valioso.

Oferecer mais links (internos e externos)

Você pode desempenhar o papel de guiar e redirecionar seus leitores para links preferenciais. Assim, economizará a energia deles na busca extra.

Impulsionar o marketing de referência

É uma coisa humana, desencadeada por experiências positivas. Se você agradar seus clientes produzindo materiais valiosos, eles falarão sobre isso.

Então isso significa que você pode transformar os usuários em defensores da marca. Eles vão ajudá-lo a ganhar novos visitantes e cristalizar sua imagem.

Como criar blogs corporativos que são ferramentas de geração de leads?

Chegamos ao ponto-chave do artigo, no qual vamos dizer como implementar um blog dentro de sua estratégia de negócios.

Como você vai ver, é um processo que toma forma pouco a pouco. Então requer esforço, perseverança e planejamento. Levando em conta aspectos que, todos juntos, farão com que o blog ganhe notoriedade e seja bem-sucedido.

Por isso, listamos aqui dez passos necessários para criar um blog que vai funcionar como uma das melhores ferramentas de geração de leads para a sua empresa:

1) Pesquise e informe-se

Em um blog corporativo, você não pode escrever sobre nada sem ter uma ideia mínima do que quer fazer.

Primeiro, você tem que desenvolver uma boa estratégia de conteúdo que gira em torno de um tema relevante. Para isso, será necessário pesquisar e reunir informações valiosas e contrastadas para escrever as postagens.

Portanto, qualquer erro na redação ou nas informações de um post pode ter um impacto negativo na reputação da sua marca.

2) Use seus conhecimentos para escrever

Mas, se eu não sou um redator, jornalista ou escritor, como posso começar a escrever? Essa é a pergunta que muitas pessoas se fazem quando se deparam com a responsabilidade de escrever um blog.

Então, o segredo é pensar no blog como outra forma de demonstrar seu valor, experiência e conhecimento sobre um determinado tema. Assim como dar conselhos ao seu público.

Além disso, você sempre pode contar com especialistas em marketing de conteúdo, como a UP2Place Digital.

3) Conte uma história

Que melhor maneira de capturar a atenção do seu público do que contando uma boa história, certo? Pois esta é uma oportunidade imbatível de fazer a diferença. Assim como de oferecer um valor diferencial aos seus produtos.

Desta forma, você será capaz de construir uma relação de confiança com eles. Além de estabelecer as bases para uma futura relação comercial.

4) Pense em um bom título

A importância de escolher um bom título é primordial. Afinal, é preciso pensar que você só tem uma chance de capturar a atenção dos leitores. Então o título é a principal oportunidade para alcançar esse objetivo.

Para ter um título digno das melhores ferramentas de geração de leads, você precisa se atentar aos seguintes pontos:

  • Não deve ser mais do que 70 caracteres;
  • Deve incluir palavras-chave;
  • Seja breve e direto;
  • Criar expectativa;
  • Não escreva em letras maiúsculas;
  • Pesquise o título no Google.

5) Capriche no primeiro parágrafo

O título ajuda a capturar a atenção do leitor. Agora, com o primeiro parágrafo, queremos que eles continuem lendo e não deixem o site.

Além disso, você deve fornecer uma ideia bastante clara e incisiva das vantagens que o público encontrará se continuar lendo o artigo. Tudo de forma breve e concisa,

6) Escolha boas imagens – elas podem ser boas ferramentas de geração de leads

Uma imagem vale mais que mil palavras – você já sabe disso. Então temos que acompanhar nosso artigo, nossa história, com boas imagens, que captam a atenção do leitor.

Por isso, lembre-se de que blogs corporativos que são ferramentas de geração de leads devem usar boas imagens, com alta definição. Pois elas devem mostram e capturam corretamente o que seu negócio está tentando dizer.

7) Otimize o conteúdo

Este é um ponto bastante sensível – estratégico. Afinal, o público vai avaliar as qualidades profissionais e comerciais da sua empresa e de suas soluções.

Mas o Google faz o mesmo com o conteúdo do blog. Ele acompanha toda a web, procurando conteúdo atualizado e relevante (o posicionamento de SEO entra em jogo aqui) para oferecê-lo aos seus usuários.

Então esses detalhes devem ser levados em conta quando se trata do layout do post. Portanto, é essencial que o conteúdo seja:

  • Informativo,
  • Fácil de ler,
  • Sem erros ortográficos,
  • Imagens leves e fáceis de carregar em qualquer dispositivo,
  • Com um bom ajuste da densidade das palavras,
  • De acordo com as novas tendências em termos de SEO.

8) Gere empatia

Posts que funcionam como ferramentas de geração de leads devem ser escritos de forma amigável. Nada muito técnico: é preciso ser bem compreendido, mas sem negligenciar o profissionalismo. Sempre mostrando da melhor forma o que sua empresa quer dizer.

9) Torne o post fácil de ler

Em relação ao ponto anterior, você deve levar em conta dois pontos:

  • Haverá uma alta porcentagem de pessoas que não passará do primeiro parágrafo,
  • Além de um bom grupo de pessoas que não vai ler nem metade do artigo.

Portanto, você deve tentar melhorar o efeito de salto. Como? Apostando em um conteúdo legível para o seu tipo de público. Existem diferentes técnicas que podem ajudá-lo a fazer isso, tais como:

  • Não use parágrafos muito longos;
  • Use bullets;
  • Destaque palavras-chave ou frases em negrito;
  • Adicione aspas-chave entre os parágrafos.

10) Crie boas chamadas à ação – os CTAs são boas ferramentas de geração de leads

É essencial adicionar um chamado à ação em todos os artigos do blog. Também é importante ir além de convidar o leitor para compartilhar o conteúdo. Por isso, você deve deixar sempre claro que está disponível caso eles precisem de ajuda ou algum apoio profissional.

Quais são os tipos de conteúdos em blogs corporativos?

Apostar em diferentes formatos proporciona mais dinamismo e diversidade em suas páginas de blog. Por isso, aposte nestes tipos de conteúdo:

Entrevista

As entrevistas são uma ótima escolha para aumentar sua autoridade e ampliar seu conteúdo.

Além disso, elas melhoram o ponto de contato humano, pois utilizam palavras e expressões especializadas. Dessa forma, você pode transformar seu blog em um espaço onde os leitores podem conhecer pessoas inspiradoras.

Infográficos

Infográficos são a representação visual de dados e informações. São fáceis de navegar, informativos e elegantes. Além disso, podem facilitar a compreensão de artigos de palavras mais longos, oferecendo imagens com texto mínimo.

Criar infográficos pode não ser fácil, mas traz valor significativo. Converse com sua agência de marketing de conteúdo sobre isso.

Estudos de Caso

Estudos de caso são excelentes ferramentas de geração de leads. Pois ilustram exemplos da vida real e experiências relevantes.

Então isso pode convencer clientes potenciais que estão em buscas de soluções para pontos de dor semelhantes àquele caso. Além disso, são uma excelente maneira de mostrar sua experiência e criar engajamento em torno do assunto.

Checklists

Sejamos justos, todos adoramos checklist. Eles nos ajudam a pensar de forma mais clara, além de proporcionarem um senso de disciplina. Além disso, as listas de verificação fornecem as ações passo a passo necessárias para alcançar objetivos específicos.

Whitepaper

Este é um conteúdo que requer mais experiência do que outros formatos. Aqui os problemas se dividem em detalhes, oferecendo uma carga informativa e formas de resolver o problema.

Podemos chamar whitepaper de guias de solução avançada. Pois fornecem conhecimento superior apoiado por pesquisas. Além disso, acessar o whitepaper requer indicações de e-mail. As empresas trocam informações notáveis para a coleta de leads.

Guest Posts

Quando uma personalidade ou especialista escreve para o blog de outra pessoa, torna-se um escritor convidado. Então, o resultado é um guest post.

Isso é bastante positivo, já que sua marca é citada em plataformas externas, ocupando os resultados da consulta de pesquisa. Além disso, é um caminho para desenvolver e estreitar relações com seus colegas da indústria. Assim como uma ótima maneira de expandir sua rede e fluxo de tráfego para o seu site.

Guias

Às vezes, todo mundo precisa de um empurrãozinho para encontrar a direção certa. Todos nós já passamos por isso.

Então o que as pessoas de hoje fazem ao lidar com o problema? Sim, eles pesquisam. Você pode dar-lhes uma grande mão quando eles mais precisam, oferecendo guias. Como este artigo, por exemplo!

Você pode delinear os processos passo a passo, levando os clientes a encontrar uma solução adequada.

Histórias pessoais

As pessoas adoram compartilhar histórias pessoais. Muitas vezes, é a fonte de superar problemas fundamentais e esfriar a mente. Afinal, histórias iluminam nossa imaginação. É por isso que gostamos de compartilhar nossas histórias e ouvi-las.

Do ponto de vista empresarial, quanto mais você se conecta com alguém, mais eles confiarão em você. Porque às vezes é bom se colocar no lugar de outras pessoas e sentir como é ser eles.

Qual é a frequência ideal de postagens para blogs corporativos?

Um novo post a cada poucos meses ou informações estáticas não é suficiente para criar blogs corporativos que funcionam como ferramentas de geração de leads.

Conteúdo atualizado e fresco, com um bom planejamento, é o segredo. Afinal, clientes, leitores de blogs e mecanismos de busca gostam de previsibilidade.

Se você começar a escrever, mas depois não postar por várias semanas, os leitores são menos propensos a voltar. Por isso, um site que publica com pouca frequência não será tão bem qualificado em mecanismos de busca. Assim, será menos provável que os clientes o encontrem através de pesquisas online.

Mas é importante entender também que a frequência de seus posts importa tanto quanto a qualidade e consistência.

Pois publicar um post de blog bem escrito e relevante a cada duas semanas tornará seu negócio mais rentável do que publicar posts de má qualidade todos os dias.

Blog corporativo: uma das melhores ferramentas de geração de leads

Então você chegou a esse ponto do artigo, no qual já contamos tudo o que você precisa saber sobre blogs corporativos. Porém, ainda não está convencido de que eles são a melhor opção para ganhar notoriedade? Então preste atenção nas linhas seguintes.

Pois vamos dar mais cinco razões pelas quais você deve implementar um blog corporativo já em sua empresa – confira:

Melhora a reputação da sua empresa

Se você conseguir criar conteúdo valioso com informações relevantes, sua marca ganhará prestígio e reputação no meio digital. Assim, sua marca será vista como uma importante fonte de informação.

Gera tráfego qualificado para seu site

Se você trabalha bem em SEO e conteúdo, está no caminho para o sucesso. Assim, os usuários interessados em seu conteúdo chegarão gradualmente.

Otimiza seu posicionamento na web

Os blogs têm algumas características que os tornam mais fáceis de se posicionar bem nos mecanismos de busca, se comparados aos sites.

Permite conhecer melhor o seu público

Humanizar a marca e torná-la mais acessível ao público é essencial. Pois isso faz com que os clientes potenciais se sintam mais confortáveis para estabelecer um relacionamento com sua empresa. Dessa forma, eles verão opiniões mais sinceras e claras sobre temas a serem discutidos no blog.

Garante conteúdo de mídia social

A interação nas redes sociais é o pilar básico para estabelecer uma relação cordial com os clientes. Além de gerar tráfego e posicionamento web com um blog corporativo, você pode compartilhar, gerar debate, comentários, dar a opção de compartilhar e fortalecer o link.

Gera mais leads

Nosso objetivo com este artigo era mostrar as possibilidades escondidas na criação e manutenção adequada de um blog corporativo. Pois esta é uma das melhores ferramentas de geração de leads e de trazer notoriedade para sua marca. Tornando-a referência no seu setor.

Por isso, aposte já em um blog corporativo. Em breve você terá dados e conteúdo suficientes para nutrir esses leads e convertê-los em clientes encantados.

Leia também: Guia de Ofertas de Conteúdo para uma Geração Eficaz de Leads

Mas você não deve parar por aí – você precisa continuar blogando consistentemente. Sempre com artigos novos ou atualizados regularmente. Assim você mantém suas ferramentas de geração de leads cada vez mais eficazes.

Lembre-se: um blog é como um jardim. As sementes que você planta precisam das condições certas e de nutrição consistente para crescer.

Então, quando você começa um blog, o conteúdo que você cria precisa fornecer o que seu público deseja. Assim como o que eles precisam para continuar voltando para receber mais.

Em suma, esperamos que você agora esteja estimulado a criar seu blog corporativo. Ou, se você já tem um, para motivá-lo a continuar investindo mais e mais nele.

Pois, ao criar conteúdo valioso e de qualidade, você vai:

  • Alcançar novos públicos-alvo,
  • Ampliar sua geração de leads qualificados,
  • Estabelecer relacionamentos mais sólidos com clientes atuais e potenciais,
  • Trazer mais oportunidades de conversão,
  • Obter resultados cada vez mais expressivos – em vendas e crescimento!

Para se aprofundar mais no tema, você também pode gostar de ler:

Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes
Clique aqui e solicite gratuitamente uma avaliação da sua Estratégia Digital
O Guia Definitivo da Automação de Marketing
Baixe o seu GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS
Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads
REPRESENTANTE DE VENDAS – DIGITAL​
EBOOK MARKETING DIGITAL PARA INDÚSTRIAS​
GUIA DE MÍDIA PAGA​

ABM Account-based Marketing

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Posts Relacionados

EN PT ES