Funil de Vendas e os benefícios para sua empresa

O consumidor e seus hábitos mudaram – por isso, as empresas precisam estar atentas ao funil de vendas e às suas práticas de marketing e vendas para garantir seu sucesso e sua competitividade no mercado.

Neste cenário atual, é fundamental entender o seu cliente e colocar em prática estratégias assertivas de marketing.

Uma destas estratégias é o InBound Marketing, como ela sua empresa vai atender e atrair leads qualificados e, com isso, convertê-los com todas informações e expectativas que eles buscam. Esta estratégia possibilita conquistar clientes fiéis – e não apenas vender por vender.

Funil de vendas: o que é

O funil de vendas é o percurso por onde seus potenciais clientes deverão passar até converter em negócios. No geral, o número de pessoas que chega até a sua empresa é alto – e é justamente a passagem pelo funil de vendas que qualifica esses leads de modo a diminuir qualitativamente este público e garantir que sua equipe de vendas foque apenas naqueles que realmente têm potencial real para consumir seu produto ou serviço.

A implantação dessa estratégia tem gerado benefícios para empresas de inúmeros setores. A Supera, uma franquia brasileira de ensino, começou a utilizar os benefícios do funil de vendas em seus negócios e em pouco mais de um ano não só dobrou seu faturamento como também tornou-se uma das franquias que mais cresce no Brasil atualmente. Outro exemplo interessante é o Basecamp, ferramenta de administração e controle de projetos, que está alavancando sua marca e reputação no mercado através de um funil de vendas aparentemente simples. Os resultados são bem positivos: só no último ano, a ferramenta ajudou mais de 285 mil empresas a entregar mais de dois milhões de projetos.

O funil de vendas conta com quatro etapas estratégicas: atrair, converter, fechar e fidelizar clientes.

O primeiro passo é atrair seu público-alvo e, até então, potencial comprador de seus produtos e serviços. Comece com uma análise para definir qual é este público que você deseja atingir. Esta deve ser a base do seu plano estratégico, que vai facilitar a definição do caminho para chegar até seus consumidores em potencial e também a qualificação dos leads. Finda esta etapa, é hora de partir para uma campanha focada em mídia digital – anúncios no Google AdWords, True View no YouTube, entre outros. Ter um blog otimizado no Google é também uma boa estratégia para atrair seu consumidor, com a utilização de um conteúdo atraente e com palavras-chaves bem escolhidas.

Essas palavras-chaves funcionam como iscas. Por exemplo: se a sua empresa produtos suplementos e vitaminas, vale investir em um blog que traga dicas de saúde, bem-estar e condicionamento físico. Aliado a isso, é importante investir em campanhas com termos como “saúde”, “suplementação”, “alimentação saudável” para trazer público para essa área do site e garantir a exposição à sua marca.

Em seguida, sua empresa precisa converter seu público com todas as ferramentas e estratégias de vendas e InBound Marketing. E assim ganhar sua confiança e atenção, para mostrar que seu produto ou serviço é a solução certa para o problema que eles possuem. Um bom exemplo, voltando no caso anterior: nesta etapa você pode até disponibilizar um e-book com receitas pouco calóricas ou com conselhos para uma vida saudável – e através disso construir um mailing para uma campanha que envolva e-mail marketing e várias etapas de InBound Marketing que vão nortear o caminho até a conversão.

A fidelização vai além do fechamento: neste momento você deve colocar seus esforços em manter um relacionamento mais estreito com seus clientes – não só gerando interesse, mas também oferecendo benefícios e soluções de uma forma direta, persuasiva e sobretudo que resolva as necessidades do seu cliente. Voltando ao exemplo, esta é a hora de criar um “diferencial”, onde os clientes terão acesso a conteúdo exclusivo, lançamentos antecipados, dicas especiais com profissionais reconhecidos do setor e até promoções e ofertas.

Se você praticou o funil de vendas da forma correta, sua empresa certamente manterá um relacionamento fiel e duradouro com esse cliente, que poderá inclusive assumir o papel propagador da sua marca e até de alavancador de novos negócios para a sua empresa.

Benefícios do funil de vendas: muito além do aumento das vendas

Maior entendimento da eficiência dos canais de vendas, direcionamento preciso da força de vendas, visão macro dos resultados, análise mais ágil das taxas de conversão, identificação das oportunidades de negócios e investimentos – estes são alguns dos benefícios do funil de vendas como estratégia de InBound Marketing para sua empresa.

Esse processo é contínuo – ou seja: é importante mensurar e acompanhar as etapas periodicamente, identificando metas que não estão sendo concluídas da forma e no prazo corretos, estratégias que não estão sendo eficientes ou ferramentas que não estão funcionando como deveriam. Por isso, aposte em parceiros como a UP2Place, que possui uma equipe de especialistas que vão ajudar a maximizar seus esforços em marketing e traduzi-los em resultados para a sua empresa.

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