Geração de leads X geração de demanda: qual é a diferença?

Muitas empresas – especialmente seus setores de vendas – tendem a usar os termos geração de demanda e geração de leads como se fossem sinônimos.

O que é um erro que deve ser evitado, pois existem diferenças significativas entre geração de demanda e geração de leads – coisa que todo executivo B2B ou líder de vendas deve saber.

Embora esses termos tenham sido usados ​​de forma intercambiável no cenário B2B, eles não são a mesma coisa.

Entender como a geração de leads se encaixa em uma estratégia de geração de demanda holística pode ajudar sua empresa a adotar métodos mais inteligentes de medir a geração de demanda e aprimorar seus programas de marketing orientados por dados. Entenda melhor a seguir – e saiba como elaborar a estratégia certa.

O que é geração de demanda?

A geração de demanda é aquilo que está criando uma necessidade por seus produtos ou serviços. Essa sensação nem sempre se traduz em um negócio fechado, já que vários problemas podem impedir que ela se converta: custo, recursos insuficientes, treinamento inadequado, infraestrutura pouco capacitada, entre outros.

Ainda assim, essa demanda é uma parte essencial do objetivo final de estratégia de marketing B2B de gerar ofertas novas ou de cross-sell ou upsell.

A geração de demanda é, de fato, a chave para fornecer a nutrição adequada por todas as fases do funil de vendas completa do funil necessária para garantir relacionamentos leais e lucrativos com os clientes.

Atividades de geração de demanda

Existem algumas táticas de marketing que podem ser usadas em uma estratégia de geração de demanda, como:

  • Inbound marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • Marketing de Eventos;
  • Marketing de mídia social;
  • Publicidade paga;
  • Nutrição via automação de marketing;
  • Lead Scoring;
  • Atividades de alinhamento de vendas / marketing, como a ativação de vendas.

O que é geração de leads?

A geração de leads consiste na prática de coletar informações sobre indivíduos específicos que podem ser usados ​​para qualificar e nutrir prospects em leads prontos para vendas, oportunidades de pipeline e, eventualmente, clientes.

O objetivo de um programa de geração de leads B2B é mais simples do que o de um programa de geração de demanda: converter públicos-alvo direcionados em um grande volume de leads de qualidade.

Em outras palavras, a geração de leads se concentra no desempenho concentrado no topo do funil, enquanto a geração de demanda tem uma atuação mais global dentro do funil de vendas.

Atividades de Geração de Leads

Empresas em busca de ampliar sua geração de leads devem apostar nas ações estratégicas listadas a seguir:

  • Ofertas de marketing de conteúdo, como white papers, estudos de caso e ebooks;
  • Ofertas de conteúdo de inbound no site da empresa e formulários de landing pages;
  • Webinars;
  • Publicidade paga e segmentada em redes sociais ou em mecanismos de pesquisa;
  • Remarketing;
  • Livestreaming de eventos.

O que funciona melhor para o seu negócio: geração de leads ou de demandas?

A resposta a esta pergunta costuma ser quase sempre: os dois. As táticas de geração de leads são essenciais dentro de uma estratégia de geração de demanda.

Sem os formulários em suas landing pages (lembre-se que formulários com quatro campos podem converter 120% mais), sua organização terá dificuldades para capturar as informações de contato necessárias para iniciar conversas que se traduzem em pipeline e receita.

No entanto, é importante também se concentrar em desenvolver a conscientização e autoridade necessárias para obter leads qualificados para o seu site, bem como os esforços de incentivo e venda para trazer mais valor aos negócios.

Para a maioria das organizações B2B, uma estratégia de geração de demanda que inclua táticas de geração de leads provavelmente trará os melhores resultados.

Agora que você entendeu a diferença entre geração de leads e de demanda, que tal incrementar sua estratégia digital? Clique e receba uma avaliação de nossos especialistas.

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!