Geração orgânica de leads no Instagram: comece já!

Geração orgânica de leads no Instagram: comece já!

Como alavancar a geração orgânica de leads no Instagram

Geração orgânica de leads no Instagram: comece já! Cada vez mais empresas B2B têm explorado o Instagram como uma ferramenta para atrair clientes potenciais e fechar negócios. Mas você sabe como garantir uma geração orgânica de leads através da plataforma?

Gerar leads sem usar anúncios do Instagram pode ser um desafio – por isso trouxemos aqui algumas dicas sobre como otimizar o perfil de sua empresa no Instagram para aumentar a geração de leads.

Além disso, você também pode aprender algumas maneiras de otimizar o conteúdo na plataforma para obter melhores oportunidades de converter a sua audiência no Instagram em leads. Acompanhe a leitura a seguir e saiba mais.

Instagram e a geração orgânica de leads

O Instagram provavelmente não é a plataforma que a maioria das empresas pensa primeiro para geração de leads.

Mas deveria: a razão pela qual a plataforma é uma excelente fonte de geração orgânica de leads é porque ela é altamente eficiente em direcionar tráfego de alta qualidade.

Sua empresa pode até não receber muito tráfego do Instagram (o que é uma pena, porque o recurso de link clicável nas postagens e comentários faz muita falta), mas como os usuários precisam primeiro ver o conteúdo, ler a legenda, clicar no link da bio e, em seguida, chegar ao destino, eles já deram três ou quatro etapas para chegar lá – o que significa que eles realmente querem estar lá.

É mais provável que sua empresa obtenha uma conversão de alta qualidade, já que é assim que uma estratégia de inbound marketing leva as pessoas a se inscreverem em webinars, fazerem os downloads, entrarem na sua lista de e-mail, entre outros. Sua empresa obtém essas conversões de alto nível através de uma plataforma como o Instagram.

Como direcionar o tráfego no Instagram

A chegada do Stories como recursos para empresas foi um grande acontecimento na hora de gerar tráfego – mas infelizmente ele não está disponível para perfis com menos de 10 mil seguidores.

Mas isso não é motivo para deixar de lado a ideia de que é possível levar as pessoas a tomarem uma ação que pode direcioná-las para fora da plataforma.

Existem algumas soluções alternativas que sua empresa pode usar, mesmo se não tiver o recurso “Deslizar para cima” para levar as pessoas ao seu site, perfil, link na sua bio ou aonde quer que você queira que elas sejam.

Comece analisando o seu funil:

  • Sua empresa está procurando por vendas diretas de uma postagem em seus Stories ou em seu feed?
  • O objetivo é aumentar uma lista de e-mails ou fazer com que as pessoas se inscrevam em um evento?
  • Sua organização pertence a um setor sem fins lucrativos e está tentando gerar mais conhecimento?
  • A meta atual é aumentar sua base de ouvintes de podcast?

Seja qual for o objetivo buscado para a geração orgânica de leads, sua empresa pode com certeza incluir o Instagram em sua estratégia de direcionamento de tráfego – é só usar as dicas do próximo tópico.

Como otimizar o perfil do Instagram para atrair uma geração orgânica de leads

Veja a seguir algumas dicas de como obter uma geração orgânica de leads de qualidade e direcioná-los de acordo com sua estratégia digital no Instagram:

Bio do Instagram

Esse espaço deve comunicar claramente quem sua empresa é, o que faz e o que ela pode fazer pelo espectador que está lendo.

Também deve conter algum tipo de apelo à ação, como uma seta apontando para a sua URL. Use esse momento, que geralmente só é visto quando a pessoa adiciona o perfil, para passar ao visitante uma mensagem muito clara da imagem que sua empresa quer projetar.

Sinta-se à vontade para usar emoticons ou gírias – desde que isso esteja de acordo com a sua branding voice. Mas lembre-se: isso deve ser feito em até 150 caracteres.

Link na bio

O URL abaixo da sua biografia é muito estratégico, porque é um link clicável de fácil acesso. Use-o para direcionar tráfego para o seu site, e-commerce, landing page para download de materiais ricos, eventos – você pode alterá-lo sempre que julgar necessário.

Botões de ação

O Instagram for Business permite incluir botões de ação do Instagram. No formato atual, eles são mais úteis para vendas reais do que para geração de leads – mas ainda assim podem ser um recurso valioso.

Ligação telefônica, mensagem, e-mail e rotas são os quatro botões de ação padrão. Mas agora, os perfis comerciais expandiram as opções, incluindo reservar agora, comprar ingressos e alguns outros serviços vinculados a ferramentas de terceiros.

Catálogo de Produtos

Outro recurso que pode ser bastante útil para vendas diretas é o catálogo de produtos, compartilhado com o Facebook.

Você pode criar através do seu gerenciador de negócios e incluir seus produtos – que poderão ser marcados em postagens no feed e também nos Stories, gerando tráfego para seu e-commerce.

Mensagens

Interagir com os comentários e ações em suas postagens é essencial para aumentar o engajamento – mas os links enviados para seus seguidores através de mensagens são clicáveis, permitindo gerar tráfego para seu site, loja e muito mais.

Instigue os usuários que comentam em sua postagem para enviarem uma DM se quiserem saber mais sobre um tema e então responda enviando o link pelo canal.

Quer saber como otimizar seus canais digitais e atrair uma geração orgânica de leads maior? Clique a seguir e peça a avaliação gratuita feita pelos especialistas da Up2Place Digital!

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

BAIXE O SEU GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS

O Guia Definitivo da Automação de Marketing

Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes

COVID-19 Comece a recuperar seus negócios agora!

ABM Account-based Marketing

Guia de Mídia Paga

Ebook Marketing Digital para Indústrias

Ebook Tendências do Marketing Digital em 2020

Representante de Vendas – Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Posts Relacionados

EN PT ES