Geração orgânica de leads no Instagram: comece já!

Geração orgânica de leads no Instagram: comece já!

Como alavancar a geração orgânica de leads no Instagram

Geração orgânica de leads no Instagram: comece já! Cada vez mais empresas B2B têm explorado o Instagram como uma ferramenta para atrair clientes potenciais e fechar negócios. Mas você sabe como garantir uma geração orgânica de leads através da plataforma?

Gerar leads sem usar anúncios do Instagram pode ser um desafio – por isso trouxemos aqui algumas dicas sobre como otimizar o perfil de sua empresa no Instagram para aumentar a geração de leads.

Além disso, você também pode aprender algumas maneiras de otimizar o conteúdo na plataforma para obter melhores oportunidades de converter a sua audiência no Instagram em leads. Acompanhe a leitura a seguir e saiba mais.

Instagram e a geração orgânica de leads

O Instagram provavelmente não é a plataforma que a maioria das empresas pensa primeiro para geração de leads.

Mas deveria: a razão pela qual a plataforma é uma excelente fonte de geração orgânica de leads é porque ela é altamente eficiente em direcionar tráfego de alta qualidade.

Sua empresa pode até não receber muito tráfego do Instagram (o que é uma pena, porque o recurso de link clicável nas postagens e comentários faz muita falta), mas como os usuários precisam primeiro ver o conteúdo, ler a legenda, clicar no link da bio e, em seguida, chegar ao destino, eles já deram três ou quatro etapas para chegar lá – o que significa que eles realmente querem estar lá.

É mais provável que sua empresa obtenha uma conversão de alta qualidade, já que é assim que uma estratégia de inbound marketing leva as pessoas a se inscreverem em webinars, fazerem os downloads, entrarem na sua lista de e-mail, entre outros. Sua empresa obtém essas conversões de alto nível através de uma plataforma como o Instagram.

Como direcionar o tráfego no Instagram

A chegada do Stories como recursos para empresas foi um grande acontecimento na hora de gerar tráfego – mas infelizmente ele não está disponível para perfis com menos de 10 mil seguidores.

Mas isso não é motivo para deixar de lado a ideia de que é possível levar as pessoas a tomarem uma ação que pode direcioná-las para fora da plataforma.

Existem algumas soluções alternativas que sua empresa pode usar, mesmo se não tiver o recurso “Deslizar para cima” para levar as pessoas ao seu site, perfil, link na sua bio ou aonde quer que você queira que elas sejam.

Comece analisando o seu funil:

  • Sua empresa está procurando por vendas diretas de uma postagem em seus Stories ou em seu feed?
  • O objetivo é aumentar uma lista de e-mails ou fazer com que as pessoas se inscrevam em um evento?
  • Sua organização pertence a um setor sem fins lucrativos e está tentando gerar mais conhecimento?
  • A meta atual é aumentar sua base de ouvintes de podcast?

Seja qual for o objetivo buscado para a geração orgânica de leads, sua empresa pode com certeza incluir o Instagram em sua estratégia de direcionamento de tráfego – é só usar as dicas do próximo tópico.

Como otimizar o perfil do Instagram para atrair uma geração orgânica de leads

Veja a seguir algumas dicas de como obter uma geração orgânica de leads de qualidade e direcioná-los de acordo com sua estratégia digital no Instagram:

Bio do Instagram

Esse espaço deve comunicar claramente quem sua empresa é, o que faz e o que ela pode fazer pelo espectador que está lendo.

Também deve conter algum tipo de apelo à ação, como uma seta apontando para a sua URL. Use esse momento, que geralmente só é visto quando a pessoa adiciona o perfil, para passar ao visitante uma mensagem muito clara da imagem que sua empresa quer projetar.

Sinta-se à vontade para usar emoticons ou gírias – desde que isso esteja de acordo com a sua branding voice. Mas lembre-se: isso deve ser feito em até 150 caracteres.

Link na bio

O URL abaixo da sua biografia é muito estratégico, porque é um link clicável de fácil acesso. Use-o para direcionar tráfego para o seu site, e-commerce, landing page para download de materiais ricos, eventos – você pode alterá-lo sempre que julgar necessário.

Botões de ação

O Instagram for Business permite incluir botões de ação do Instagram. No formato atual, eles são mais úteis para vendas reais do que para geração de leads – mas ainda assim podem ser um recurso valioso.

Ligação telefônica, mensagem, e-mail e rotas são os quatro botões de ação padrão. Mas agora, os perfis comerciais expandiram as opções, incluindo reservar agora, comprar ingressos e alguns outros serviços vinculados a ferramentas de terceiros.

Catálogo de Produtos

Outro recurso que pode ser bastante útil para vendas diretas é o catálogo de produtos, compartilhado com o Facebook.

Você pode criar através do seu gerenciador de negócios e incluir seus produtos – que poderão ser marcados em postagens no feed e também nos Stories, gerando tráfego para seu e-commerce.

Mensagens

Interagir com os comentários e ações em suas postagens é essencial para aumentar o engajamento – mas os links enviados para seus seguidores através de mensagens são clicáveis, permitindo gerar tráfego para seu site, loja e muito mais.

Instigue os usuários que comentam em sua postagem para enviarem uma DM se quiserem saber mais sobre um tema e então responda enviando o link pelo canal.

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