Como gerar autoridade de marca em 5 passos

Gerar autoridade de marca deve ser uma das principais missões de sua empresa daqui pra frente. Descubra como fazer isso em cinco passos!

Este é, sem dúvida, o ano para sua empresa gerar autoridade de marca. Especialmente porque a maioria dos negócios está focada em se fortalecer e reconstruir o que foi perdido nos últimos anos.

Mais do que nunca, os compradores estão procurando confiança. Eles querem se sentir confiantes de que podem confiar na marca com a que estão fazendo negócios.

Então isso significa que gerar autoridade da marca vai ser mais importante do que nunca. Mas como você pode gerar autoridade de marca para o seu negócio?

Primeiro é preciso entender exatamente o que é e, principalmente, o valor por trás disso. E você vai encontrar essas e outras respostas ao fim da leitura deste artigo.

Gerar autoridade de marca: o que é e por que você precisa

A autoridade da marca pode ser descrita como o mais alto reconhecimento da confiança e da expertise de uma marca em seu campo particular.

Algo que pode ser medido pela forma como sua marca é percebida enquanto especialista no assunto. Assim como pela confiança conquistada entre seus clientes.

Muita coisa pode influenciar sua autoridade de marca. Mas, no mundo dos negócios de hoje. Algumas coisas ajudam de forma mais estratégica.

É o caso de contar com uma boa estratégia de conteúdo para seu público. Além de uma forte presença digital e um bom engajamento nas mídias sociais.

Pois tudo se resume a confiança. Ao gerar autoridade de marca, você estabelece sua empresa como uma fonte respeitável. Em quem seus leads e clientes podem confiar.

Se eles vão colocar o sucesso deles em suas mãos, querem estar confiantes de que seu dinheiro está sendo bem gasto.

Por isso, mantenha-se consistente com sua mensagem de marca e promessa. Seu tom, personalidade, visual e muito mais contribuem para ajudar os clientes a entender sua marca e lembrar de você.

Afinal, os clientes estão procurando por especialistas do setor, em quem possam confiar. Por isso, é essencial construir uma forte base de autoridade de marca. Dessa forma, fica mais fácil garantir que seu negócio prospere.

Inclusive, um estudo apontou que a consistência na marca pode ajudar a aumentar a receita de uma empresa em 33%. Excelente, não é? Mas como colocar isso em prática? Comece já, com as dicas do próximo tópico.

5 passos para gerar autoridade de marca para sua empresa

Para ajudá-lo a solidificar a força de sua empresa no mercado, vamos começar do jeito certo. Então aqui estão algumas dicas para gerar autoridade de marca para o seu negócio, de uma forma eficiente e robusta.

1) Identifique as perguntas mais comuns do seu público

Ser um especialista do setor vai além de apenas saber muito sobre seu produto ou serviços. É entender também sobre o que seu cliente quer saber.

Por isso, você tem que entender quais são as dúvidas e demandas que seus leads trazem todos os dias, enquanto considera uma compra.

Mas descobrir o que seus clientes estão pedindo nem sempre é tão simples como você pensa.

Então listamos aqui algumas maneiras de ajudá-lo a determinar o que seus leads estão pedindo à medida que passam pela jornada do comprador.

Fale com o time de vendas

A primeira coisa que você deve sempre fazer é falar com sua equipe de vendas. Afinal, quem conhece seu cliente melhor do que a equipe que está na frente deles todos os dias?

Pergunte quais são algumas das perguntas mais frequentes que eles estão constantemente respondendo. Além disso, descubra como eles normalmente respondem a essas perguntas. Assim como o que ajudaria a tornar este processo de resposta mais suave.

Torne-se um especialista em suas personas

Definir claramente cada buyer persona de sua empresa. Assim como sua trajetória ao longo da jornada do comprador. Duas coisas que vão ajudar a entender melhor o que seus clientes buscam.

Este deve ser um exercício regular, que deve ser feito mensal, trimestral ou bianualmente. Pois os processos de vendas e os hábitos dos compradores mudam.

Leia também: 5 dicas de marketing de conteúdo para ganhar a confiança do consumidor

Por isso, é importante manter-se atualizado com suas personas, suas perguntas e os problemas que eles enfrentam.

Pesquisa de palavras-chave

Saber quais palavras-chave são usadas pelas pessoas que chegam ao seu site é essencial. Pois é uma forma de entender a intenção de pesquisa de seus leads. Ou que querem saber quando estão procurando soluções.

2) Crie conteúdo para responder a essas perguntas

Agora que você sabe o que seu público busca, é hora de criar um conteúdo que responda a essas perguntas. Mas como você garante que seu conteúdo seja eficiente? Aqui estão algumas dicas rápidas para manter seu conteúdo simples, e focado no público:

  • Estabeleça um design focado no usuário, para o seu conteúdo que seja fácil de ler,
  • Garanta uma navegação fácil, de forma a facilitar a busca dos usuários em seus conteúdos;
  • Use fatos e pesquisas de dados quando necessário para provar sua experiência;
  • Cite sempre todos os especialistas ou fontes usadas com um nome e, se possível, um link.

Além disso, lembre-se de que o tom do seu conteúdo também é importante na hora de gerar autoridade de marca.

Pois muitas vezes as marcas cometem o erro de usar termos muito técnicos. Ou que fogem do universo de seus clientes. Por outro lado, uma comunicação descontraída demais pode surtir o efeito o contrário.

3) Use a prova social a seu favor

A prova social hoje é um importante recurso de vendas para a sua empresa. Pois esse endosso pode ser fundamental na tomada de decisão de outros clientes potenciais.

Como você pode incorporar a prova social em sua estratégia? Aposte nestes exemplos:

Inclua também resultados baseados em dados que seus produtos ou serviços trouxeram para seus clientes já convertidos. Afinal, fatos, números e provas ajudam a gerar autoridade de marca para a sua empresa.

4) Marque sua equipe como especialistas internos

O que é mais autêntico que uma empresa? Uma pessoa que faz parte desta empresa. Por isso, é sempre interessante personificar a comunicação de sua empresa.

Pense na Microsoft, por exemplo. Toda a marca foi construída em torno de Bill Gates. E quando você pensa nele, certamente é como um especialista em sua indústria? É claro.

Mas isso pode ser mais desafiador para empresas menores e menos conhecidas. Porém, ainda é possível gerar autoridade de marca em torno de membros da sua equipe.

Pense nisso na hora de recrutar talentos. Pois ter em seu time alguns especialistas em assuntos sobre determinados assuntos dentro da sua indústria pode ser um grande diferencial.

5) Seja genuíno

Finalmente, a coisa mais importante que você pode fazer para gerar autoridade de marca é ser quem você diz ser. Então seja genuíno.

Ao seguir de fato as promessas de seus negócios, você provará sua confiabilidade para leads e clientes. Veja, conteúdo e prova social são importantes. Mas é preciso ir além.

Se você não fornecer uma excelente experiência de usuário e cliente, os compradores não retornarão. Não importa quanta autoridade você tenha estabelecido.

Você quer educar e nutrir seus leads. Mas você também quer convertê-los. Então é preciso ser verdadeiro e transparente em suas abordagens e negociações.

Leia também: Nutrição de leads que converte mais: 4 passos para começar já!

Trate todas as suas interações como um relacionamento pessoal. Não como uma transação comercial. Assim sua empresa estará cada vez mais perto de gerar autoridade de marca.

Comece já a gerar autoridade de marca

Em um mercado alimentado por consumidores céticos, os leads precisam saber que podem confiar na marca com a qual decidem fazer negócios.

Então suas estratégias precisam focar também em gerar autoridade de marca. Para isso, use esses cinco passos e comece a construir ou ampliar uma reputação cada vez mais sólida no mercado.

Se você precisar de ajuda nisso, conte com nossos especialistas. A UP2Place Digital tem um time pronto e os melhores recursos para fazer isso acontecer.

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