Como já mencionamos muitas vezes aqui, o inbound é uma das melhores estratégias para empresas que buscam mais geração de leads – e um checklist de inbound marketing pode ser muito útil para quem busca entender a estratégia de uma forma mais ampla.

Com este checklist em mãos, você tem um bom ponto de partida para entender qual é o caminho que sua organização deve seguir para fechar mais negócios e converter clientes.

Então siga na leitura e descubra como implementar esse checklist de inbound marketing em sua próxima estratégia.

O que é inbound marketing?

Esta é uma estratégia que utiliza o conteúdo para atrair clientes em potencial, engajá-los e convertê-los.

Para isso, é possível utilizar blogs, podcasts, vídeos, eBooks, boletins informativos, whitepapers, marketing de mídia social e outras ações para atingir o público relevante para seus negócios.

O inbound marketing ajuda a posiciona melhor sua empresa, fazendo com que ela seja encontrada mais facilmente por seus clientes potenciais. Assim ela desenvolve uma presença online que lhes oferece subsídios para atender às suas necessidades específicas.
O checklist de inbound marketing se apoia em quatro pilares:

  1. Atrair visitantes
  2. Transformar visitantes em leads
  3. Converter leads em clientes
  4. Fidelizar clientes

Como acelerar o crescimento dos negócios com seu checklist de inbound marketing

As dicas a seguir funcionam como uma boa base para seu planejamento de marketing – seja para o próximo, seja para o atual.

Afinal, uma das vantagens do marketing digital é justamente o fato de poder corrigir a rota sempre que ela estiver em desacordo com as metas, sem grandes prejuízos de tempo ou financeiros.

Por isso pegue este checklist de inbound marketing, reúna-se com seu time e/ou agência de inbound marketing e verifique o que tem sido ou será feito a cada etapa de sua estratégia:

PARA ATRAIR VISITANTES

1) Crie valor com a ajuda de seu blog

Empresas que possuem um blog corporativo obtém 77% mais tráfego e 97% mais links do que aquelas que não utilizam essa estratégia. Isso acontece porque o blog cria valor e credibilidade que atrai o seu público ideal.

2) Use as mídias sociais para direcionar o tráfego

Existem mais de dois bilhões de usuários de mídias sociais em todo o mundo, que dedicam entre duas a três horas por dia a elas.

Isso dá à sua empresa um canal incrível para atrair leads, direcionar o tráfego e encontrar novos clientes.

3) Use SEO para ser encontrada online

93% das experiências online dos compradores começam com um mecanismo de pesquisa. Quando sua empresa conta com um site otimizado e conteúdo com um bom SEO, aumenta suas classificações e obtém mais tráfego.

4) Conte com anúncios online de redirecionamento e PPC

Os visitantes redirecionados através de anúncios têm 70% mais chances de converter em seu site. Além disso, os anúncios de redirecionamento podem levar a um aumento de 1046% nas pesquisas de marca.

TRANSFORMAR VISITANTES EM LEADS

5) Garanta um tráfego direto com calls-to-action

70% das empresas não têm calls-to-action notáveis ​​em sua página inicial. Isso torna quase impossível converter o tráfego em leads.

Por isso explore corretamente as chamadas para direcionar os visitantes para onde você deseja que eles sejam.

6) Crie valor com ofertas de conteúdo

As ofertas de conteúdo premium, como webinars e eBooks, geram três vezes mais leads que o outbound marketing e custam 62% menos.

7) Use a prova social para criar credibilidade

Usar as análises dos clientes como prova social pode aumentar a eficácia de sua estratégia de marketing em 54%, porque 88% das pessoas confiam nas opiniões de outros consumidores tanto quanto confiam nas recomendações de seus contatos pessoais.

8) Converter visitantes com landing pages

56% de todos os cliques de um site são direcionados para uma landing page, não para a página inicial. Use suas landings para oferecer conteúdo premium e converter visitantes em leads acionáveis.

CONVERTER LEADS EM CLIENTES

9) Envie bons e-mails para fechar mais vendas

E-mail marketing segue sendo considerado o canal de marketing digital mais eficaz na hora de converter. Na verdade, cada R$ 1 gasto em e-mail marketing tem um retorno médio de R$ 44,25.

10) Configurar automação de marketing

As empresas que conseguem automatizar com sucesso seu processo de geração e incentivo de de leads com mensagens direcionadas veem um aumento de 10% ou mais na receita em apenas 6 a 9 meses.

11) Criar um conteúdo focado em vendas

61% das pessoas dizem que são mais propensas a comprar de uma empresa que fornece conteúdo. Ao criar vídeos de produtos, manuais de uso ou de especificações, artigos respondendo perguntas frequentes, entre outros, sua empresa tornará o processo de decisão de compra mais fácil para seus clientes.

12) Use o Google Analytics para encontrar os principais canais

Mais de 50% das empresas acham difícil atribuir o ROI de cada atividade de marketing diretamente aos resultados da receita. As ferramentas analíticas permitem analisar seu planejamento de marketing e fazer os ajustes necessários para melhorar o ROI.

FIDELIZAR CLIENTES

13) Tenha um excelente serviço de suporte ao cliente

65% das pessoas dizem que cortaram os laços com uma marca em detrimento de uma única experiência ruim para o cliente.

É por isso que criar um sistema eficaz de apoio ao cliente desde o primeiro dia é crucial para garantir a fidelidade – e recompra – de cada cliente conquistado.

14) Recompense os clientes fiéis

Obter novos clientes custa cinco vezes mais que manter os clientes existentes. É por isso que é crucial recompensar seus clientes fiéis para que eles voltem para mais.

Ofereça pré-vendas, trials de novos produtos e serviços antes que eles sejam lançados ao mercado, proponha um programa de descontos por volume de recompra – mostre que confia em sua qualidade e que está disposto a ajudar seu cliente a solucionar suas dores.

15) Use a personalização para impulsionar o engajamento

As empresas veem um aumento de 20% nas vendas quando implementam experiências personalizadas e sugestões para oferecer aos clientes o conteúdo e os produtos que desejam.

16) Colete Comentários e Testemunhos

São necessárias doze experiências positivas do cliente para compensar apenas uma experiência negativa. A coleta de feedback ajudará a eliminar a chance de uma má experiência do cliente, além de entender melhor suas motivações a cada decisão de compra.

Todo este conhecimento pode e deve ser aplicado em sua estratégia de geração de leads, ampliando suas chances de conversão.

Como você pode ver, este checklist de inbound marketing abrange todas as etapas da jornada de compra, transformando um visitante em um cliente fiel e defensor de sua marca.

Através do inbound marketing de resultados, sua empresa consegue atrair, converter, fechar negócios e encantar os clientes, estando no lugar certo, no momento certo e falando a coisa certa.

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Todos os dados que você vê neste checklist de inbound marketing foram retirados das seguintes fontes:

MARKETING & NEGÓCIOS

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