Confira as sete regras de ouro para uma gestão de marketing digital eficaz, que vai gerar resultados em vendas e receita para sua empresa.

Gestão de marketing digital: 7 regras para o seu sucesso

A gestão de marketing digital é cada vez mais (ou deveria ser) uma das principais prioridades de toda empresa.

Afinal, a chegada da transformação digital e as mudanças no hábito de consumo das pessoas são ótimos exemplos desse novo cenário.

Pois os consumidores estão sempre conectados – e a empresa que pretende se tornar competitiva no mercado precisa dominar o marketing digital.

Por isso listamos a seguir as sete regras de ouro de uma boa gestão de marketing digital, para que sua empresa possa colocar em prática o quanto antes!

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1ª regra: Defina objetivos eficazes

O ponto de partida de toda estratégia digital bem-sucedida é a formulação de metas claras, apoiadas em métricas.

Saiba mais: 35 métricas de marketing digital para acompanhar já

Por isso, sua empresa fará uma gestão de marketing digital eficaz se começar estabelecendo desde já objetivos que sejam:

  • Específicos
  • Mensuráveis
  • Atingíveis
  • Relevantes
  • Oportunos

Então que tal um exemplo de objetivo eficaz? Pense em algo como “aumentar as visitas ao site da empresa em 80% nos próximos seis meses”.

2ª regra: Identifique o público com o qual deseja se conectar

Definidas as metas a serem alcançadas, é hora de identificar o público-alvo com o qual sua empresa deseja fazer negócios.

Nesta etapa, a definição das buyer personas é fundamental. Assim sua empresa vai conhecer (e entender) cada perfil de pessoa que faz parte do seu público-alvo.

Além disso, vai poder coletar as informações pessoais e profissionais, metas e desafios, medos, valores e potenciais objeções.

Pois são estes dados que ajudarão a formatar a base de sua campanha:

  • Os hábitos de consumo de informação vão direcionar o investimento em anúncios nos canais digitais
  • As dores vão definir o tipo de argumento a ser usado nos conteúdos
  • Informações sobre cargo e função dentro do processo de decisão ajudarão a otimizar o tempo de sua equipe de vendas

Resumindo: as buyers personas ajudam sua empresa a falar a coisa certa para a pessoa certa, na hora certa.

3ª regra: Crie e otimize seus ativos digitais

Os ativos digitais são parte da presença digital de sua empresa – e podem ter as mais variadas aplicações.

Mas com certeza a mais comum (e eficaz), com relação a uma boa gestão de marketing digital, é a landing page.

Isso porque ela oferece a sua empresa a oportunidade de captar dados e informações úteis sobre seus leads potenciais.

Saiba mais: Dados em Marketing Digital: descubra o que faz sua estratégia ser bem-sucedida

Pois estes dados são uma arma poderosa nas mãos de sua equipe de vendas, ávida para fechar negócios e gerar receita para sua empresa.

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Mas seja qual for o formato de seu ativo digital (landing pages, canais de redes sociais, blog, entre outros), tenha em mente duas regras:

  • Ofereça conteúdo personalizado e pertinente
  • Certifique-se que seja 100% mobile-first

 

4ª regra: Trabalhe a favor de sua própria visibilidade

Você já estabeleceu as metas da sua empresa, sabe exatamente o tipo de público a ser abordado e já cria bons conteúdos. Agora é hora de contar isso para o mundo.

Então para garantir visibilidade para seus esforços em marketing, recorra a técnicas comprovadas, como:

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Pois isso vai ajudar a gerar tráfego para seu site e seguidores para suas redes sociais, garantindo que suas soluções sejam conhecidas por seus leads.

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5ª regra: Transforme tráfego em leads

Uma boa maneira de gerar leads é oferecer um conteúdo de qualidade.

Saiba mais: Marketing de conteúdo gera leads para sua empresa? Descubra!

Por isso aposte na produção de e-books, white papers, webinars, artigos no blog e infográficos. Pois assim você pode mostrar que sua empresa está disposta a ajudá-los.

E que também tem a solução certa, para ofertar-lhes assim que estiverem prontos para fazer negócio.

Vale também fazer testes A / B para determinar quais formatos de conteúdo encontram uma recepção melhor junto ao público.

Como você pode implementar isso em prática?

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6ª regra: Alimente seus leads

Agora que seus clientes potenciais fizeram a transição para leads, é hora de conduzi-los através de sua jornada de compras.

Por isso, invista em uma gestão de marketing digital eficiente através de e-mails marketing pertinentes, com call to actions claros e personalizados.

Leia também: CTAs que funcionam: 7 dicas para revolucionar seus negócios

Vale desde lembretes sobre o produto buscado anteriormente, convites para conferir os últimos artigos do blog, entre outros.

7ª regra: Transforme leads em clientes.

O objetivo final do inbound marketing é converter potenciais clientes em clientes reais.

Isso significa não deixar que seus leads levem seu dinheiro para outro lugar – a temida concorrência.

Então esse é o momento em que sua equipe de vendas deve trabalhar a pleno vapor: reuniões de apresentação, propostas, descontos para fechar negócio. Tudo o que estiver ao alcance e que faça o negócio ser fechado (valendo a pena!).

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