Gestão de marketing digital: 7 regras de ouro para o sucesso da estratégia de sua empresa

Gestão de marketing digital: 7 regras de ouro para o sucesso da estratégia de sua empresa

A gestão de marketing digital é cada vez mais (ou deveria ser) uma das principais prioridades de toda empresa.
Afinal, a chegada da transformação digital e as mudanças no hábito de consumo das pessoas são ótimos exemplos desse novo cenário.
Os consumidores estão sempre conectados – e a empresa que pretende se tornar competitiva no mercado precisa dominar o marketing digital.
Por isso listamos a seguir as sete regras de ouro de uma boa gestão de marketing digital, para que sua empresa possa colocar em prática o quanto antes!

1ª regra: Defina objetivos eficazes

O ponto de partida de toda estratégia digital bem-sucedida é a formulação de metas claras, apoiadas em métricas.
Por isso, sua empresa fará uma gestão de marketing digital eficaz se começar estabelecendo desde já objetivos que sejam:

  • Específicos
  • Mensuráveis
  • Atingíveis
  • Relevantes
  • Oportunos

Quer um exemplo de objetivo eficaz? Pense em algo como “aumentar as visitas ao site da empresa em 80% nos próximos seis meses”.

2ª regra: Identifique o público com o qual deseja se conectar

Definidas as metas a serem alcançadas, é hora de identificar o público-alvo com o qual sua empresa deseja fazer negócios.
Nesta etapa, a definição das buyer personas é fundamental: assim sua empresa vai conhecer (e entender) cada perfil de pessoa que faz parte do seu público-alvo.
E através disso coletar as informações pessoais e profissionais, metas e desafios, medos, valores e potenciais objeções. São estes dados que ajudarão a formatar a base de sua campanha:

  • Os hábitos de consumo de informação vão direcionar o investimento em anúncios nos canais digitais
  • As dores vão definir o tipo de argumento a ser usado nos conteúdos
  • Informações sobre cargo e função dentro do processo de decisão ajudarão a otimizar o tempo de sua equipe de vendas

Resumindo: as buyers personas ajudam sua empresa a falar a coisa certa para a pessoa certa, na hora certa.

3ª regra: Crie e otimize seus ativos digitais

Os ativos digitais são parte da presença digital de sua empresa – e podem ter as mais variadas aplicações.
Mas com certeza a mais comum (e eficaz), com relação a uma boa gestão de marketing digital, é a landing page.
Isso porque ela oferece a sua empresa a oportunidade de captar dados e informações úteis sobre seus leads potenciais.
E estes dados são uma arma poderosa nas mãos de sua equipe de vendas, ávida para fechar negócios e gerar receita para sua empresa.
Mas seja qual for o formato de seu ativo digital (landing pages, canais de redes sociais, blog, entre outros), tenha em mente duas regras:

  • Ofereça conteúdo personalizado e pertinente
  • Certifique-se que seja 100% mobile-first

Solicite uma avaliação gratuita da Maturidade Digital de sua empresa!

4ª regra: Trabalhe a favor de sua própria visibilidade

Você já estabeleceu as metas da sua empresa, sabe exatamente o tipo de público a ser abordado e já cria bons conteúdos. Agora é hora de contar isso para o mundo.
Para garantir visibilidade para seus esforços em marketing, recorra a técnicas comprovadas, como:

Isso vai ajudar a gerar tráfego para seu site e seguidores para suas redes sociais, garantindo que suas soluções sejam conhecidas por seus leads.

5ª regra: Transforme tráfego em leads

Uma boa maneira de gerar leads é oferecer um conteúdo de qualidade.
Por isso aposte na produção de e-books, white papers, webinars, artigos no blog e infográficos, que possam mostrar que sua empresa está disposta a ajudá-los. E que também tem a solução certa, para ofertar-lhes assim que estiverem prontos para fazer negócio.
Vale também fazer testes A / B para determinar quais formatos de conteúdo encontram uma recepção melhor junto ao público.

Como você pode implementar isso em prática? confirma nosso exclusivo e prático Guia de ofertas para uma geração eficaz de leads.

6ª regra: Alimente seus leads

Agora que seus clientes potenciais fizeram a transição para leads, é hora de conduzi-los através de sua jornada de compras.
Para isso, invista em uma gestão de marketing digital eficiente através de e-mails marketing pertinentes, com call to actions claros e personalizados.
Vale desde lembretes sobre o produto buscado anteriormente, convites para conferir os últimos artigos do blog, entre outros.

7ª regra: Transforme leads em clientes.

O objetivo final do inbound marketing é converter potenciais clientes em clientes reais.
Isso significa não deixar que seus leads levem seu dinheiro para outro lugar – a temida concorrência.
Esse é o momento em que sua equipe de vendas deve trabalhar a pleno vapor: reuniões de apresentação, propostas, descontos para fechar negócio. Tudo o que estiver ao alcance e que faça o negócio ser fechado (valendo a pena!).

Quer saber ainda mais sobre gestão de marketing digital? Solicite uma avaliação gratuita da Maturidade Digital da sua empresa

Entenda como está o posicionamento digital da sua empresa e como podemos ajudar a crescer o tráfego, leads e vendas. Fale agora com nossos especialistas em Estratégias Digitais

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

BAIXE O SEU GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS

O Guia Definitivo da Automação de Marketing

Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes

COVID-19 Comece a recuperar seus negócios agora!

ABM Account-based Marketing

Guia de Mídia Paga

Ebook Marketing Digital para Indústrias

Ebook Tendências do Marketing Digital em 2020

Representante de Vendas – Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Posts Relacionados

EN PT ES