Você sempre se pergunta: "Google Ads ou Meta Ads?". Então clique e descubra em qual investir na sua estratégia de marketing digital.

Google Ads ou Meta Ads: qual vende mais?

Quando se pensa em marketing digital e publicidade, a dúvida “Google Ads ou Meta Ads?” aparece logo de cara.

E se você quiser uma resposta rápida, é fácil:

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Agora se você quer saber mais sobre o tema, este artigo foi feito para você.

Afinal, os dois formatos exploram bem uma das maiores vantagens de se investir em publicidade online: a segmentação do público.

Então é esta flexibilidade que permite à sua empresa  otimizar seu budget. Além de falar com as pessoas certas na hora certa e usando os argumentos certos.

Assim, o processo de conversão se torna cada vez mais ágil e certeiro. Mas muitas empresas ainda ficam em dúvida sobre em qual investir, qual gera os melhores resultados.

Muito dessa questão vem da própria rivalidade entre as empresas, que se posicionaram como concorrentes dentro das plataformas digitais.

Então para ajudar a entender melhor qual é a opção certa para divulgar os produtos e serviços de sua empresa que preparamos esse artigo. Confira:

Google Ads ou Meta Ads – qual é a diferença?

Antes de analisarmos os vários pontos fortes e recursos do Google Ads e do Meta Ads, é crucial entender a principal diferença entre as duas plataformas de anúncios. Como os objetivos diferentes quando se trata de publicidade.

Google Ads: Pesquisa paga

O Google Ads, anteriormente conhecido como Google AdWords, é a maior e mais popular plataforma de publicidade PPC do mundo. Tanto que sua ampla utilização fez com que se tornasse sinônimo de “busca paga”.

Pois a pesquisa paga se concentra na segmentação de palavras-chaves e no uso de anúncios baseados em texto.

Então os anunciantes que usam o Google fazem lances em palavras-chave – palavras e frases específicas incluídas nas consultas de pesquisa inseridas pelos usuários do Google.

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Pois o grande objetivo é que seus anúncios sejam exibidos junto com os resultados de pesquisa dessas consultas.

Assim, cada vez que um usuário clica em um anúncio, o anunciante é cobrado uma certa quantia em dinheiro. Daí o nome “publicidade paga por clique” – ou Pay-Per-Click.

Os lances PPC e a otimização de lances são um tópico complexo e estão além do escopo deste artigo.

Mas, essencialmente, os usuários estão pagando pelo potencial de encontrar novos clientes com base nas palavras-chave e nos termos de pesquisa que inserem no Google.

Meta Ads: redes sociais pagas

Este é um excelente exemplo do que é conhecido como “social pago”. Ou a prática de publicidade nas redes sociais.

Juntas, as redes da Meta (Facebook, Instagram e WhatsAPP) concentram uma das maiores concentrações de usuários ativos mensais (ou MAUs).

Por isso, as publicidades na Meta se tornaram um elemento altamente competitivo. Além de potencialmente lucrativo das estratégias de publicidade digital de muitas empresas.

Por isso, a Meta Ads é principalmente uma plataforma de publicidade de mídia social. Isso significa que seus anúncios serão exibidos nos feeds de notícias das pessoas, juntamente com as atualizações de seus amigos e familiares.

Portanto, o Meta Ads é uma grande opção para empresas que procuram alcançar pessoas que talvez ainda não conheçam seus produtos ou serviços.

Então quando se trata da principal diferença entre o Google e o Meta Ads, é seguro afirmar:

  • Google Ads ajuda seu negócio a encontrar novos clientes
  • Meta Ads ajuda novos clientes a encontrá-lo

Agora que abordamos a diferença elementar entre ambas as plataformas (ou pesquisa paga e social pago), vamos examinar os pontos fortes de cada plataforma. Bem como obter resultados expressivos através delas.

Google Ads ou Meta Ads: prós e contras

Ao assinar sua estratégia do ano, você precisa tomar uma decisão informada. Ou você coloca seu orçamento em risco.

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Então vamos dar uma olhada no que cada plataforma traz de vantagens. Além dos pontos que você (ou sua agência de marketing digital) precisam ficar alertas a respeito:

Vantagens do Google Ads

Confira a seguir os diferenciais estratégicos desta plataforma:

Conversões

É mais fácil nutrir e converter usuários do fundo do funil. Ou seja, aqueles prontos para tomar uma decisão. Pois seus anúncios, na parte superior das páginas de resultados do mecanismo de pesquisa, enviam tráfego qualificado para uma landing page.

De fato, os anúncios do Meta geralmente são mais úteis para segmentar sua comunicação para usuários de topo de funil. Mas o Google Ads oferece uma probabilidade maior para converter um usuário rapidamente.

Alcance

A vasta Rede de Display do Google ajuda sua empresa a alcançar clientes em potencial em todos os cantos da Web e aumentar o reconhecimento da marca.

Com isso, é possível alcançar os públicos mais relevantes dentro da rede criando segmentos de público com alto potencial de se interessar pela sua oferta.

Há também a oportunidade de usar seus dados para redirecionar e reengajar clientes existentes com anúncios gráficos.

Tecnologia e ferramentas

O Google Ads está repleto de ferramentas que garantem o sucesso de suas campanhas. Por exemplo, muitos profissionais de marketing e anunciantes usam o Planejador de Palavras-chave para informar suas campanhas.

Além disso, as campanhas inteligentes exigem um trabalho contínuo mínimo. Pois o Google otimiza quando e onde o anúncio é exibido nos canais do Google. Assim é mais fácil obter os melhores resultados para o seu negócio.

Pontos de Alerta do Google Ads

Entre Google Ads ou Meta Ads, é importante entender também os desafios de cada plataforma. Veja a seguir no que se atentar ao colocar ao Google Ads em seu planejamento:

Custo

Dada à sua popularidade, há muita competição por palavras-chave no Google Ads. Isso, claro, gera lances.

Além disso, os custos de publicidade são particularmente elevados para certas indústrias. Por exemplo, as categorias jurídica, financeira e de seguros e tecnologia têm um custo médio por clique mais alto.

Em comparação, os anúncios do Meta podem ser mais baratos. Mas tenha em mente que os cliques em anúncios do Facebook ou Instagram podem ser menos propensos a levar a conversões.

Suporte ao cliente

O Google usa IA para seu processo de aprovação. Isso significa que muitos usuários acham que seus anúncios são reprovados por engano e bloqueados pelo Google.

Por exemplo, um bot sinaliza erroneamente um anúncio como contendo algo que não é permitido, como uma garrafa de azeite sendo classificada como bebida alcoólica.

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Além disso, conseguir falar com um humano no Google pode ser um desafio. Então pode levar dias para resolver um problema que, claro, significa possíveis perdas financeiras.

Configuração e manutenção

Sem conhecimento especializado, pode ser difícil e demorado criar e lançar anúncios. Você precisa de muito conhecimento e habilidade para aproveitar ao máximo as campanhas do Google Ads.

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Além disso, o Google costuma atualizar a plataforma, dificultando a navegação no painel e encontrar o que você está procurando em um novo layout.

Benefícios do Meta Ads

Se você está entre Google Ads ou Meta Ads, é hora de entender como os anúncios no Facebook e no Instagram podem trazer resultados expressivos para sua empresa.

Dados

A Meta continua coletando muitos dados sobre seus usuários. Afinal, as pessoas compartilham tudo, desde seu estado civil até suas viagens e idas ao restaurante.

Pois isso é útil se sua empresa tenha um público de nicho e/ou seus centros de marketing em torno de eventos da vida – como viagens a negócios.

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Já o Google Ads funciona de acordo com informações contextuais. Como localização, comportamento e, principalmente, palavras-chave. Eles não têm um cache de informações sobre os usuários como o Meta.

Segmentação de usuários

A ferramenta Lookalike Audience da plataforma talvez seja o recurso de destaque. Pois ela permite que sua empresa segmente usuários semelhantes ao seu público existente.

Assim, sua estratégia pode contemplar um público de origem com base em informações como dados demográficos, comportamentos e interesses.

Em seguida, o Meta usa seus dados para veicular anúncios para usuários com características semelhantes. Em outras palavras, aqueles mais propensos a se interessar pelo que você tem a oferecer.

Visual

A plataforma do Meta tem muito mais opções envolventes e interativas do que o Google no que diz respeito ao criativo de anúncios. Então se o seu produto ou marca exige visuais fortes, o Meta é a melhor opção, pois permite criar:

  • Vídeos 360º
  • Anúncios dinâmicos com dados ou informações em tempo real
  • “Experiências Instantâneas” em tela cheia e muitos outros recursos

Geração de leads

Outro recurso bastante estratégico do Meta é fazer um anúncio de cadastro, mostrado diretamente nos feeds de notícias dos usuários.

Então isso significa que eles não precisam sair da plataforma de mídia social para inserir ou solicitar informações.

Só isso já cria uma experiência de usuário suave e confortável. Como parte desses anúncios, os clientes em potencial podem solicitar mais informações ou até mesmo agendar um compromisso.

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Além disso, sua empresa pode integrar seu CRM para enviar os resultados diretamente para seus representantes de vendas automaticamente. Assim, é possível coletar mais leads facilmente.

Pontos de alerta do Meta Ads

Veja a seguir onde os anúncios do Meta precisam de melhorias:

Configuração

O Meta Ads não é uma solução plug-and-play. Então é preciso muito esforço antes de começar a lançar suas campanhas publicitárias.

Então é preciso ser ativo no Facebook e no Instagram, com um público engajado para seus perfis comerciais. Ou então o Facebook pode considerar seus anúncios spam.

Confiança

O Facebook recebeu muitas críticas ao longo dos últimos anos por relatar métricas erradas.

Em um dos casos, isso se deveu a um erro técnico. Mas, em outro caso, foi comprovado que a plataforma estava inflando as métricas de publicidade em vídeo, incentivando os anunciantes a gastar mais dinheiro.

Além disso, a empresa também foi acusada de exagerar sua métrica de “alcance potencial” para obter mais receita. Em alguns casos, o Facebook negou as alegações e, em outros, fez movimentos para remediá-las.

Demografia

As redes sociais alcançam um alto volume de usuários. Porém, cada rede possui um perfil de usuários. Como o TikTok ainda concentra um público mais jovem, por exemplo.

outro lado, o Google não é popular com uma ou outra faixa etária específica: TODO MUNDO usa o Google.

Além disso, as constantes mudanças no feed e no algoritmo estimularam a ascensão de outras plataformas, como o TikTok, Lemon e Blue Sky.

O que é melhor para o seu negócio: Google Ads ou Meta Ads?

Decidir qual plataforma usar para sua estratégia de marketing digital depende da natureza do seu negócio e de seus objetivos de marketing.

Por isso trouxemos aqui algumas diretrizes para ajudá-lo a decidir qual plataforma usar.

Escolha o Google Ads se você:

  • Deseja segmentar usuários que estão procurando ativamente por seu produto ou serviço
  • Quer alcançar um público amplo
  • Tem um orçamento de marketing maior

Opte pelo Meta Ads se você:

  • Deseja segmentar usuários que já estão envolvidos com seus perfis
  • Quer redirecionar os usuários que interagiram anteriormente com sua empresa
  • Oferece soluções são visualmente atraentes ou geram resultados deste perfil – o que estimula a geração de conteúdo por usuário

Saiba mais: Conteúdo gerado pelo usuário: obtenha os resultados certos

E então: Google Ads ou Meta Ads?

Como você pode ver, tanto o Google Ads quanto o Meta Ads oferecem vantagens exclusivas para empresas que desejam anunciar on-line.

O Google Ads é uma excelente opção para empresas que procuram segmentar usuários que estão pesquisando ativamente por seus produtos ou serviços. Ou que têm um orçamento de marketing mais alto.

Enquanto o Meta Ads é uma ótima opção para empresas que querem:

  • Atingir um público amplo
  • Interagir com seus seguidores de mídia social
  • Manter o controle sobre um orçamento de marketing mais enxuto

Em última análise, a decisão de usar Google Ads ou Meta Ads depende das necessidades e objetivos exclusivos da sua empresa.

Pois, em muitos casos, uma combinação de ambas as plataformas pode ser a melhor opção para o seu negócio.

Assim é possível alcançar um público mais amplo e segmentar usuários que estão procurando ativamente por seu produto ou serviço. Ao mesmo tempo, possibilita se envolver com seus seguidores nas redes sociais.

Este resultado pode ser ainda mais expressivo quando fazem parte de uma estratégia maior, que englobe outbound e inbound marketing.

Assim, você aplica estes recursos, em conjunto com um bom marketing de conteúdo, e consegue levar seu lead pelo funil de vendas até a conversão de forma mais efetiva. Mas como fazer isso na prática?

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