Google AdWords ou Facebook Ads: qual dá mais resultado para seus negócios?

Quando se pensa em marketing digital e publicidade, a dúvida “Google AdWords ou Facebook Ads?” aparece logo de cara.
Os dois formatos exploram bem uma das maiores vantagens de se investir em publicidade online: a segmentação do público. É esta flexibilidade que permite à sua empresa (ou à sua agência de marketing digital) otimizar seu budget e falar com as pessoas certas na hora certa e usando os argumentos certos – tornando o processo de conversão cada vez mais ágil e certeiro.
Mas muitas empresas ainda ficam em dúvida sobre em qual investir, qual gera os melhores resultados – e muito dessa questão vem da própria rivalidade entre as empresas, que se posicionaram como concorrentes dentro das plataformas digitais. E foi para ajudar a entender melhor qual é a opção certa para divulgar os produtos e serviços de sua empresa que a UP2Place preparou esse artigo. Confira:

Google AdWords ou Facebook Ads – descubra qual é a diferença

Antes de olharmos para os diversos recursos dos dois cenários, é importante entendermos qual é a principal diferença entre eles: busca paga X busca orgânica.

Google AdWords: busca paga

O Google AdWords é a maior e mais popular plataforma de publicidade PPC (Pay-Per-Click ou “Pagamento-por-Clique”) do mundo.
O termo está focado na segmentação de palavras-chave e no uso de anúncios baseados em texto. Os anunciantes que investem em Google AdWords dão lances (como em um leilão) em palavras-chave (palavras específicas e frases incluídas em pesquisas feitas através dos buscadores do Google) com o objetivo de exibir seus anúncios ao lado dos resultados da busca para estas consultas.
O anunciante só paga quando um usuário clica em seu anúncio – daí o nome “pay-per-click”. Resumindo: quando sua empresa investe em Google Adwords, está pagando para encontrar novos clientes com base nas palavras-chave e termos de pesquisa que eles utilizaram no Google.

Facebook Ads: busca orgânica

Com o maior número de usuários ativos mensais de qualquer rede social do mundo, o Facebook tornou-se um elemento importante e potencialmente lucrativo dentro das estratégias de inbound marketing.
Empresas que investem no Facebook também pagam a plataforma para ajudá-las a encontrar novos clientes – com base nos interesses de seus usuários e pela maneira como eles se comportam dentro do ambiente digital.
Em um resumo simplificado: a principal diferença entre o Google AdWords e o Facebook Ads é que o primeiro ajuda a sua empresa a encontrar novos clientes, enquanto o segundo ajuda seus futuros clientes a encontrá-la.

Google AdWords ou Facebook Ads: pontos fortes

Agora que você já sabe a principal diferença entre as duas opções, vamos aos pontos fortes de cada plataforma.
Como o mais popular e mais amplamente utilizado motor de busca do mundo, o Google é considerado líder na publicidade online. Computando mais de 3,5 bilhões de consultas de pesquisa a cada dia, ele oferece à sua empresa acesso a um público com alto potencial: usuários que estão de fato procurando produtos e serviços como os que sua empresa oferece.
Outro diferencial interessante é que no Google AdWords não necessariamente empresas com o maior orçamento de publicidade ganham mais destaque – o foco é a qualidade e a relevância dos anúncios, não quanto os anunciantes gastam. Com isso, mesmo empresas com budgets mais enxutos conseguem obter bons resultados dentro da plataforma.
Já o Facebook Ads, que vem aperfeiçoando cada vez mais sua solução para publicidade online, também tem sua série de pontos positivos.
Sua audiência também é assombrosa: são mais de 1,55 bilhão de usuários ativos mensais – mais do que um quinto da população do mundo inteiro.
Mas a verdadeira força dessa imensa audiência está na possibilidade de segmentar sua comunicação junto aos usuários – e com isso atingir quem realmente é seu potencial lead. A aplicação “lookalike audience” permite para que os anunciantes direcionem seu conteúdo publicitário para pessoas com interesses similares aos do seu cliente.
São usuários da rede que curtem a mesma página, que já compraram em um determinado e-commerce, que costumam acessar um determinado portal de notícias, entre outras informações e que podem ajudar a expandir sua base de clientes potenciais.

Afinal, em qual sua empresa deve investir: Google AdWords ou Facebook Ads?

Nos dois, conjuntamente. Tanto o Google AdWords quanto o Facebook Ads são poderosas plataformas de publicidade online que podem contribuir muito para o sucesso das estratégias de inbound marketing de sua empresa.
Unir as vantagens da busca paga com a busca orgânica tem se mostrado uma estratégia de publicidade online bastante eficaz. No entanto, estas ações devem fazer parte de uma estratégia maior de inbound marketing, que caminhem junto com um bom marketing de conteúdo para levar seu lead pelo funil de vendas até a conversão.

Saiba mais sobre inbound marketing e tudo o que ele pode fazer pelo sucesso da sua empresa e de suas vendas com o novo e-book da UP2Place: “O que é Inbound Marketing?”.

CLIQUE PARA BAIXAR

o-que-e-inbound-marketing

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!