O conceito de Growth Hack não é novidade no cenário digital dos negócios – inclusive já foi até pauta de um de nossos artigos aqui no blog.

O conceito envolve uma combinação de técnicas, incluindo mídia social, marketing viral e SEO, para aumentar o reconhecimento da marca e as taxas de conversão o mais rápido possível.

Mas ultimamente, com o fortalecimento do marketing de conteúdo, as empresas têm apostado especialmente no growth hack de conteúdo como estratégia de crescimento e fortalecimento da marca.

Descubra como aplicar em seus negócios e obter resultados expressivos com a ajuda das dicas que preparamos para você neste artigo. Boa leitura – e bons negócios!

Noções básicas sobre growth hack de conteúdo

Então, como funciona o growth hack de conteúdo? A chave é pensar fora da caixa e procurar pequenos truques de marketing de conteúdo dos quais sua empresa pode aproveitar para atrair mais compartilhamentos sociais, direcionar mais tráfego para o seu site e aumentar sua taxa de conversão.

Hoje em dia, quase todas as empresas estão (se não estão, deveriam!) usando o marketing de conteúdo. E por uma boa razão: é mais eficaz do que muitos outros canais de marketing e, no entanto, sua empresa pode começar mesmo com um orçamento apertado.

O segredo para colocar isso em prática inclui:

  • SEO: o algoritmo do Google está sempre mudando. O growth hack de conteúdo bem-sucedido é aquele que aproveita essas alterações e tem uma estratégia de conteúdo que usa toda novidade em seu próprio benefício;
  • Análise e otimização de dados: estratégias bem-sucedidas de growth hack de conteúdo quase sempre são orientadas por dados. Analisando cuidadosamente os dados disponíveis, sua empresa pode procurar oportunidades de otimização e ajustar sua estratégia de conteúdo para crescimento;
  • Uso eficiente de oportunidades: uma boa estratégia de growth hack de conteúdo estará sempre à procura da próxima oportunidade. Algo como ser o primeiro a publicar uma notícia de última hora em seu setor pode ser a chave para alcançar um sucesso explosivo;
  • Conceito de viralidade: o conteúdo viral é uma das pedras angulares do growth hack no geral. Não existe uma maneira infalível de garantir que um conteúdo se torne viral, mas uma boa estratégia torna mais possível maximizar as chances de isso acontecer;
  • Originalidade: encontrar seu próprio caminho e ir por um caminho diferente do que todo mundo está fazendo é essencial.

Além disso, o growth hack de conteúdo envolve prestar atenção ao que está funcionando e encontrar uma maneira de replicar esse sucesso.

Como colocar isso em prática? Confira o passo a passo a seguir!

Growth hack de conteúdo na prática

O primeiro passo importante é entender que este conceito é mais um mindset do que uma receita que sua empresa pode seguir passo a passo.

No entanto, existem algumas ações que ajudarão a startar sua estratégia. A partir daí, cabe a você – ou à sua agência de marketing digital – identificar oportunidades, ser inovador em sua abordagem e multiplicar seus sucessos para alcançar crescimento.

1) Analise o conteúdo existente

Como abordamos anteriormente, o growth hack de conteúdo é orientado por dados. Uma das maneiras mais eficazes e fáceis de impulsionar o crescimento é descobrir o que está obtendo bons resultados entre o que sua empresa está fazendo atualmente.

Comece identificando as páginas de maior sucesso em seu site ou os artigos mais acessados em seu blog usando o Google Analytics. Não existe uma definição única de “bem-sucedido” – isso depende dos objetivos gerais da sua estratégia de marketing digital.

Alguns exemplos de parâmetros que podem definir seu conteúdo de maior sucesso incluem:

  • Maior tráfego;
  • A maioria das conversões;
  • A maioria dos links de inbound;
  • Mais curtidas e compartilhamentos nas mídias sociais.

Depois de identificar esse conteúdo, é necessário fazer uma engenharia reversa de sua estratégia de conteúdo para esse conteúdo específico e verificar se é possível replicá-lo. O que o torna tão popular? Como você o promoveu? Como são seus CTAs?

2) Analise seus concorrentes

Além de analisar seu próprio conteúdo, você também deve analisar o que seus concorrentes estão fazendo bem.

A pesquisa de palavras-chave à moda antiga e a análise de concorrentes é um bom começo para essa análise. Ver quem aparece na primeira página do Google para os termos de palavras-chave segmentadas e como eles criaram o conteúdo deles pode ajudar a informar sua própria estratégia de conteúdo.

Se você não tem uma equipe interna para cuidar destes dois passos, a UP2Place Digital pode fazer isso por você. Clique a seguir e solicite uma avaliação gratuita de suas estratégias atuais!

Solicite sua avaliação de Maturidade Digital aqui mesmo!

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
GUIA DE MÍDIA PAGA​
EBOOK MARKETING DIGITAL PARA INDÚSTRIAS​
EBOOK TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL EM 2020​
REPRESENTANTE DE VENDAS – DIGITAL​
Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads
Baixe o seu GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS
O Guia Definitivo da Automação de Marketing
Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes
Clique aqui e solicite gratuitamente uma avaliação da sua Estratégia Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

EN PT ES