O conceito – e principalmente a aplicação – do SEO é uma tarefa que ainda confunde muitos CEOs e empresários. Afinal, isso realmente é importante? A resposta é: sim, muito.

Sem boas práticas de SEO, seu público não chega ao site de sua empresa. O conteúdo produzido não se mostra relevante para seus leads. E assim não há geração de leads: sem leads, sem vendas.

Então siga na leitura e venha entender mais a fundo sobre a importância do SEO para seus negócios e para as suas vendas.

SEO: o que é e como ele pode ajudar sua empresa

A sigla SEO significa Search Engine Optimization (Otimização de Mecanismo de Pesquisa) e consiste na prática de aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego para o seu site através de resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa.

Com uma estratégia eficaz de SEO é possível obter:

  • Qualidade do tráfego: boas práticas ajudam a atrair visitantes genuinamente interessados nos produtos que sua empresa oferece;
  • Quantidade de tráfego: agora que seu site atraiu as pessoas certas, o número de leads clicando nas páginas de resultados do Search Engine do Google (SERPS) mostrarão aos algoritmos que seu site é relevante. O que vai atrair mais tráfego;
  • ROI mais positivo: o SEO é uma estratégia de inbound marketing – ele impacta as pessoas que estão de fato procurando os produtos e serviços que sua empresa oferece. Isso otimiza seus esforços de marketing, já que seu investimento é focado em falar com leads potenciais;
  • Resultados orgânicos: esse aumento de tráfego fortalece o nível de relevância do site de sua empresa junto aos mecanismos de busca. Com isso, ele é impulsionado para aparecer nos primeiros resultados das buscas, gerando mais tráfego orgânico – aquele que não é pago.

Como o SEO pode aumentar o alcance orgânico do seu site

O alcance orgânico é uma parte importante na busca pelo sucesso do seu site. Sua marca pode ser incrível, seu produto ou serviço podem ser inovadores – mas se seu site não estiver bem classificado no SERPS, as pessoas talvez nunca saibam que seu negócio existe.

De fato, a posição número um em uma pesquisa do Google recebe cerca de 33% do tráfego. Por isso é essencial aumentar o ranking do seu site e páginas relacionadas.

Os anúncios pagos ou PPC ajudarão a melhorar seu posicionamento no ranking de pesquisa, mas só isso não é suficiente.

Listamos a seguir algumas dicas para melhorar seu tráfego orgânico:

  • Defina uma lista de palavras-chave;
  • Otimize páginas para suas buyer personas primeiro – motores de busca na sequência;
  • Otimize também os títulos das páginas;
  • Faça meta-descrições eficazes;
  • Utilize ALT tags com sabedoria;
  • Dê atenção especial à estrutura das URLs;
  • Mantenha-se atualizado sobre as mudanças de algoritmo do Google – sua agência de marketing digital pode ajudar nessa tarefa.

Entenda os algoritmos do Google

Quase todos os dias, o Google introduz mudanças no seu algoritmo de classificação. Alguns são pequenos ajustes, já outros impactam seriamente os SERPs.

Uma das atualizações mais impactantes dos últimos tempos foi a priorização dos sites mobile first – o mobilegeddon. Ele garante que os sites amigáveis para dispositivos móveis permaneçam posicionados no topo da pesquisa móvel, enquanto as páginas não otimizadas são filtradas dos SERPs ou gravemente classificadas.

Assim como a velocidade de carregamento de página, o RankBrain é um dos principais fatores de classificação positiva para o Google.

Este sistema de machine learning ajuda o Google a entender o significado por trás das consultas feitas pelos usuários e assim proporcionar resultados mais relevantes. Para isso, o marketing de conteúdo é fundamental para conquistar e manter bons posicionamentos nos sites de busca.

A importância do marketing de conteúdo para o SEO – e para suas vendas

A transformação digital está afetando diretamente a forma como as pessoas consomem mensagens publicitárias.

Além de não aceitarem mais interrupções, elas cada vez mais buscam relevância – informação útil, que facilita o dia a dia e resolve problemas que muitas vezes elas nem sabiam que tinham.

Essa é a função do marketing de conteúdo: preencher essa lacuna, usando os canais de ativação de relacionamento de sua empresa.

O conteúdo bem produzido e constantemente atualizado naturalmente atrairá backlinks, compartilhamentos em redes sociais e, em geral, melhorará a experiência do usuário em seu site.

Mas lembre-se: só um conteúdo bom já não é suficiente. É preciso que o seu blog corporativo seja atualizado frequentemente com artigos relevantes, que suas redes sociais explorem os recursos de vídeos – o seu conteúdo precisa se destacar da concorrência. Tudo isso ancorado em uma estratégia de SEO focada nos objetivos de sua empresa – especialmente no aumento de vendas e de novos clientes.

Para descobrir se o site e as ações de sua empresa estão de acordo com as melhores práticas de SEO, clique aqui e fale com os nossos especialistas.

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!