Inbound Marketing: 4 Dicas essenciais para se começar

A inovação e criatividade dentro de uma empresa deveria ser prioridade, entretanto na nossa realidade não é este o principal foco das empresas. Mas em tempos de retração na economia, além das ações de redução de custos e ganhos de eficiência, apostar em outras estratégias passa a ser prioridade. Apostar em um marketing de resultados pode definitivamente contribuir para que a empresa ganhe força e consiga superar este momento crítico. Existem diversas alternativas, entre elas uma boa estratégia de  Inbound Marketing pode contribuir consistentemente para os resultados da sua empresa – especialmente nesse período, onde é muito comum buscar resultados com baixo orçamento.

O Inbound Marketing tem como um de seus objetivos conquistar novos clientes através de novas estratégias de colaborar com os seus interlocutores, fugindo daquele perfil antigo de comunicação, onde o foco maior era a verba do cliente, e não resolver o real problema dele.

Mas como implantar uma estratégia de Inbound Marketing para contribuir com as ações de vendas de sua empresa? Veja abaixo quatro dicas relevantes de Inbound Marketing para criar uma estratégia de vendas perfeita.

Inbound Marketing – Além do Funil de Vendas

Para que o Inbound Marketing seja realmente eficaz, é importante analisar as quatro fases do funil de vendas e a partir daí aplicar a estratégia que pode transformar os resultados da sua empresa através de um novo marketing de resultados.

1) Invista em conteúdo de qualidade

Uma das principais premissas do Inbound Marketing é apostar em conteúdos relevantes e de qualidade, que informe e surpreenda seu público-alvo – investir na criação de um blog é o principal caminho para essa fase.
Segundo pesquisas do Viver de Blog, 57% das empresas digitais conquistaram seus clientes através de seus blogs. Os números são impressionantes: empresas que possuem blog atraem 97% de links para seus sites, 92% conseguem ao menos um cliente por dia e 2/3 dos responsáveis pela comunicação nas empresas afirmam que o blog é crítico ou importante para seus negócios.

Analisando estes dados, fica bastante nítido o quanto investir em conteúdo pode gerar mais clientes e negócios se comparado às antigas estratégicas de vendas do marketing tradicional. Um blog bem estruturado, com conteúdo rico, atualizado e como um canal de negócios, é uma ferramenta altamente eficaz para a prospecção de potenciais clientes e um poderoso canal para transformá-los em compradores de seus produtos e serviços.

2) Aposte nas redes sociais

As redes sociais permitem à sua empresa aplicar estratégias de Inbound Marketing que farão sua marca estar cada vez mais próxima e presente na vida de seus consumidores. Canais como o Facebook e o LinkedIN podem desde ampliar a visibilidade de suas postagens no blog até servir como canais de lançamento de novidades.

A mesma pesquisa citada acima mostra que 72% dos entrevistados afirmaram que as redes sociais ajudam a fechar negócios e a reter clientes, pela facilidade de estar em contato constante com essas pessoas. Basta analisar o novo comportamento do consumidor para comprovar: atualmente as pessoas passam boa parte de seus momentos livres conectados às suas redes sociais e e-mails através de seus smartphones.

Além disso, as redes sociais facilitam o processo de conhecer e entender melhor o seu consumidor em potencial: segundo a pesquisa State of Inbound Marketing, promovida pelo Hubspot, 62% dos executivos reconhecem que as redes sociais estão se tornando cada vez mais fundamentais para o planejamento de comunicação de suas empresas. E 83% dos profissionais de marketing afirmam que não abrem mão das redes sociais em seus negócios.

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As redes sociais podem funcionar também como facilitadoras na obtenção de leads. Para isso, é importante criar estratégias que foquem em seu negócio, promover ações com influenciadores e cultivar um relacionamento constante com seu consumidor através de um conteúdo efetivamente relevante em suas rotinas. As redes sociais podem ser canais importantes para convidar seus prospects a lerem seus conteúdos diretamente no seu blog.

3) Disponibilize conteúdos relevantes

Estamos em uma era que buscar conteúdos na internet passou a ser o primeiro passo na busca de produtos e serviços. Materiais como e-books são uma nova alternativa para disponibilizar conteúdos que a cada dia ganham mais espaço. Os e-books permitem que você divulgue seus produtos e serviços atrelados à conteúdo realmente relevante para seu consumidor. Outra vantagem dos e-books é permitir a construção de um mailing e ampliar seu conhecimento sobre o perfil de seus clientes ou prospects,  através da solicitação de alguns dados no momento do acesso ao conteúdo.

Em resumo e-books são muito eficientes na conversão de seus potenciais clientes e na fidelização dos já conquistados. Eles podem otimizar o funil de vendas em qualquer etapa do processo, são relevantes tanto no B2B quanto no B2C, informam e educam seus leads e ajudam a tornar sua marca uma autoridade no assunto.

4) Faça bom uso e obtenha resultados com e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ações de todo o processo do Inbound Marketing e uma das estratégias mais eficientes para atrair clientes. O e-mail marketing pode ser mais efetivo até que as redes sociais. Estudos mostram que 91% dos usuários acessam seus e-mails através de seus smartphones e 75% usa o mesmo para acessar redes sociais, ou seja, fazer um bom uso, oferecendo conteúdos e informações relevantes para seu publico ao invés de enviar propagandas intrusivas é uma estratégia muito eficiente em um canal utilizado por uma grande parte de seu público.

Enfim, estas são apenas quatro das diversas ações que o Inbound Marketing pode oferecer para o sucesso de sua empresa.

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