Como o inbound marketing B2B e B2C pode revolucionar o faturamento da sua empresa

Neste cenário atual, as empresas têm cada vez mais buscado alternativas para fazer mais por menos – e o inbound marketing B2B e B2C é uma das grandes apostas.

A transformação digital também tem uma grande participação nessa mudança na forma de fazer marketing.
Afinal, os canais digitais geraram novas formas de interagir e negociar com revendedores e intermediários. Assim como a forma de se relacionar com os clientes, fazendo com que o inbound marketing B2B e B2C ganhasse cada vez mais espaço.

O marketing digital B2B tem uma projeção e mais de U$ 1.1 trilhão até 2020. Ou seja: se você quer que sua empresa seja bem-sucedida em suas estratégias de marketing, precisa entender e colocar em prática esses dois conceitos.

E esse artigo foi preparado justamente para oferecer suporte nisso. Siga na leitura e descubra o que significa B2B e B2C. O que mudou neste novo cenário mundial e como sua empresa pode obter os melhores resultados.

B2B e B2C: conceito e aplicações

Antes de entender exatamente como o inbound marketing B2B e B2C pode transformar seus negócios, é importante que você entenda os conceitos separadamente.

O inbound marketing é hoje um dos principais canais de geração de negócios. Fundamentado no ambiente digital, permite captar leads e concretizar vendas de uma forma mais rápida, descomplicada e mais barata. Você pode ler mais sobre esse assunto neste artigo.

Já B2B é o conceito usado para definir relações comerciais entre empresas, (tanto que a tradução do termo é Business to Business). Falamos em B2B quando o foco da sua empresa é fazer negócios com outras empresas: venda de serviços e produtos que ajudam outros negócios a obter resultados melhores.

E usamos o termo B2C quando sua empresa é focada em fazer negócios com o público final. Tanto que a sigla tem duas leituras: Business to Commerce ou Business to Customer.

Um exemplo rápido, para esclarecer a questão: sua empresa fabrica palitos de sorvete. Ela faz negócios B2B ao vende-los para uma fábrica de picolés. E a fábrica faz B2C quando vende os picolés em seus carrinhos na praia.

Inbound marketing B2B e B2C: mesma base, estratégias diferentes

A base nos dois cenários é a mesma, a aplicação é diferente: as relações comerciais entre os públicos B2B e B2C possuem motivações e apelos únicos.

Por isso as estratégias de comunicação e vendas precisam estar alinhadas conforme o caminho e o público a ser trabalhado. Isso vale para a estratégia de inbound marketing como um todo: os canais de comunicação e persuasão podem ser os mesmos.

Já os apelos nas redes sociais, conteúdos de e-mail marketing, artigos em blogs, entre outros, devem ser planejados e trabalhados para atender os pontos de dor de cada público.

Estratégias B2B podem obter resultados melhores ao trabalhar temas ligados ao universo corporativo:

  • Geração de leads;
  • Estratégias de venda e serviços;
  • Rentabilização de budgets;
  • Estratégias de sucesso e lucro.

E as abordagens voltadas para o público B2C se beneficiam de conteúdos relevantes no dia a dia do seu lead potencial. Como informações sobre os produtos e serviços ofertados, melhores formas de uso, resultados obtidos, promoções e lançamentos.

Também é um bom caminho promover ações de relacionamento com a marca e todos os argumentos que facilitem o processo de decisão de compra.

Foco do inbound marketing B2B e B2C

De forma reduzida, podemos dizer que o apelo do conteúdo B2B deve ser mais racional, enquanto o B2C pode ter bons resultados usando um apelo mais emotivo.

Isso porque o Business to Business tem como objetivo principal a geração de lucro e o crescimento da empresa. As relações tendem a ser mais duradouras e com garantias de fornecimento e prazo, devido ao modelo de compra.

Já no Business to Commerce trabalha muito mais na compra de ocasião, já que a jornada de compra envolve menos etapas e menos pessoas.

Mas seja qual for o seu segmento de atuação, é fundamental mostrar que sua empresa tem soluções que facilitam e geram mais resultados para o cliente. Dessa forma é possível aumentar as chances de recompra e ampliar o ciclo de vida do cliente.

Diferencial do inbound marketing B2B e B2C nos negócios

Considerado a revolução do marketing tradicional, o inbound marketing tem gerado resultados ainda mais expressivos, tanto no B2B quanto no B2C.

Especialmente quando comparamos as vantagens do inbound marketing com as estratégias tradicionais de marketing. Veja a seguir:

Custo menor

As estratégias de inbound marketing podem ser até 47% mais baratas que o outbound marketing.

Retorno mais rápido

O inbound marketing permite que sua empresa consiga visualizar o ROI de maneira mais assertiva e rápida. Dependendo do tipo de ação ou estratégia, sua empresa pode ver o resultado em poucos dias ou semanas.

Facilidade na mensuração

Ao contrário do marketing tradicional, o inbound marketing é facilmente mensurável. Existe uma série de ferramentas disponíveis no mercado que permitem:

  • Manter um acompanhamento bem próximo da geração de leads;
  • Acesso a dados precisos de crescimento do negócio;
  • Pontos de atenção que necessitam de ajustes durante a operação.

Agora que você já conhece as vantagens do inbound marketing, B2B e B2C, é hora de colocar em prática tudo isso em seu negócio.

Mas se você quiser saber ainda mais sobre o tema, continue o seu conhecimento. A dica é: baixe nosso e-book sobre o tema gratuitamente clicando a seguir!

E-book grátis "O que é Inbound Marketing?"

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!