Toda campanha bem-sucedida de marketing começa com um planejamento de conteúdo eficaz. É através dele que sua empresa vai além da teoria e passa a contar com verdadeiras métricas de negócios – não apenas visitas, mas leads e oportunidades de vendas.

Para entender mais sobre o tema e descobrir se sua empresa tem um bom planejamento de conteúdo – ou o que precisa ser feito para contar com um – siga na leitura deste artigo.

Importância do planejamento de conteúdo no Inbound Marketing

O conteúdo sempre foi essencial em toda estratégia de marketing – seja de outbound ou de inbound de resultados.

O que mudou é o modo como as empresas utilizam a estratégia de forma sistemática, consistente e centrada no cliente. Agora as empresas olham para o conteúdo sob uma visão mais estratégica, focando nos clientes (potenciais e atuais) e públicos-alvo no sentido mais amplo.

O marketing de conteúdo é parte integrante das estratégias para mídia social e inbound. Integrá-los é uma forma de criar valor para a empresa e para o cliente, que encontra respostas e soluções para suas dores através de conteúdos relevantes – avançando assim pelas etapas da jornada de compra.

Como o planejamento de conteúdo influi na jornada de compra

Conforme abordamos no tópico anterior, o conteúdo atualmente produzido pelas empresas tem (ou deveria ter) foco total no cliente.

Em um mundo onde 84% dos consumidores não confiam mais em propaganda convencional, isso é essencial. Estes números mostram que os novos hábitos de consumo repelem marcas com abordagens agressivas de vendas e se voltam para aquelas que priorizam seus clientes e criam relacionamentos com eles. É aí que o planejamento de conteúdo faz a diferença.

No ano passado, 76% das decisões de compra envolveram pesquisas online no Google ou na Amazon. Isso mostra que as pessoas procuram mais informações (não anúncios) antes de suas decisões de compras.

Como resultado, as marcas estão recorrendo ao marketing de conteúdo para influenciar a decisão do consumidor durante toda a jornada de compra.

Como fazer um planejamento de conteúdo eficaz

Se você quer implantar ou otimizar o marketing de conteúdo em sua empresa, as dicas a seguir poderão ser de grande ajuda:

  • Identifique os objetivos gerais: seu conteúdo deve estar sempre norteado por uma meta – seja ela atrair leads, divulgar produtos e serviços, fidelizar clientes já conquistados, entre outros.
  • Defina as métricas apropriadas: uma estratégia de marketing baseada em dados deixa de ser um jogo de adivinhação e torna-se efetivamente um plano de negócios. Taxa de rejeição, tempo na página, conversões, rankeamento do site – escolha as que melhor se alinham às metas.
  • Crie um calendário editorial periódico: mesmo um simples post de Facebook inclui brainstorming, redação, edição, trabalho de design gráfico mínimo (no mínimo para uma imagem em destaque) e, claro, promoção de mídia social. Para não perder o timing, organize a produção antecipadamente.
  • Teste diferentes tipos de conteúdo: para saber o que realmente funciona, invista em formatos diferentes e teste o engajamento – artigos de blog, vídeos, e-books, infográficos, entre outros.
  • Torne seu conteúdo compartilhável: garanta que todo o seu planejamento de conteúdo seja relevante e focado no público que sua empresa quer atingir. Isso ajuda na propagação deste conteúdo – especialmente por parte de sua equipe de vendas. Se eles não puderem enviar conteúdo a um lead para ajudar a mover-se pelo funil, o conteúdo não atingirá o alvo.
  • Conte com um especialista em planejamento de conteúdo: um bom planejamento de conteúdo é trabalhoso e requer um olhar preciso e técnico para atingir seus objetivos. Como recursos internos nem sempre são uma opção, sua empresa pode contratar uma agência de marketing digital.
    Os especialistas estão prontos não só para produzir conteúdo eficaz, mas também trabalhar de acordo com as melhores práticas de SEO, os melhores dias e horários de publicação e os melhores argumentos para garantir a conversão.

Torne-se um expert em planejamento de conteúdo: a UP2Place tem uma série de e-books que vão tornar esse caminho mais fácil para você. ACESSE E BAIXE E-BOOKS GRATUITAMENTE!

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!