Saiba como usar o Inbound Marketing para fortalecer seu branding

O inbound marketing e a transformação digital mudaram a forma como as empresas constroem seu branding.
Para enxergar isso de uma forma mais fácil, vamos examinar duas empresas de um mesmo segmento e eras diferentes: Blockbuster e Netflix.
Enquanto a Blockbuster está sucumbindo e fechando todas as suas lojas, o Netflix contabiliza mais de 60 milhões de assinantes – e esse número não para de crescer.
E qual é o motivo disso? Mais do que uma abordagem publicitária criativa, as empresas na era digital precisam pensar no seu cliente em primeiro lugar. No que eles precisam, no que torna suas vidas mais fáceis, no que eles querem.
Muito do sucesso do Netflix vem de um modelo de negócios pensado na conveniência total dos seus clientes. Temporadas completas, lançamentos de filmes, um catálogo com títulos diversos – sem precisar sair de casa e por um valor fixo.
Dessa forma, o Netflix traz seus clientes diretamente para sua porta – assim como as empresas que investem em inbound marketing.

Não interrompa o que seus clientes querem consumir

Em uma sociedade movida pela internet, o conteúdo é ferramenta que sua empresa tem para mostrar ao seu cliente que você tem a solução que ele precisa e quer.
O conteúdo hoje é um dos grandes pilares do branding – e cada ação e ponto de contato pode proporcionar uma oportunidade de conversão.
É aí que o inbound marketing faz a sua mágica: um bom SEO, artigos no blog e mídia social e outras ações ajudam a conduzir o lead naturalmente à marca no ambiente digital. Algo que não acontece no marketing tradicional.
É por isso que empresas que usam a estratégia geram 54% mais leads se comparado com os métodos tradicionais.
Quando sua empresa entrega continuamente conteúdo relevante para seus clientes, eles ficam bem nutridos e totalmente preparados para a conversão.

Principais ferramentas de inbound marketing para seu branding

Confira a seguir algumas das principais ferramentas de inbound marketing que sua empresa pode ajudar para criar ou fortalecer seu branding:

Valor da marca

O primeiro passo para uma estratégia bem-sucedida de inbound marketing para a construção ou manutenção de sua marca é o valor de sua empresa.
É através deste conceito que você mostra para seus clientes o que faz, como faz e porque é a melhor opção no mercado.

Buyer Persona

Sua empresa precisa conhecer quem é o seu público – e as buyer personas são o melhor caminho para entender sua base de leads.
Com esses dados em mãos, é possível oferecer o tipo de conteúdo certo a cada etapa da jornada de compras, até que ele se converta em cliente.

Blog

Os artigos no blog são uma excelente forma de construir seu branding através do inbound marketing. Eles podem funcionar ser tanto isca quanto atuar na nutrição de leads, ajudando sua empresa a manter-se bem posicionada nos sistemas de buscas como o Google.

Mídias Sociais

Hoje em dia, as pessoas checam suas redes sociais diariamente – graças aos seus smartphones e conexões 4G.
Então elas são uma poderosa ferramenta de relacionamento entre sua empresa e seu público. Você pode usá-las para interagir com seu público diretamente, comunicar lançamentos, promoções, fazer pesquisas, promover seu blog e até fazer vendas.

Analytics

A análise de dados é uma das partes mais importantes de uma estratégia de inbound marketing. E peça-chave na construção de uma marca de sucesso.
Através do monitoramento das métricas, sua empresa pode acompanhar as visitas ao site, o engajamento nas redes sociais, a taxa de abertura dos e-mails marketing e muito mais.
Algumas ferramentas permitem inclusive monitorar cada menção a sua empresa nas redes sociais, permitindo que você possa colocar seu relacionamento com os clientes em um nível cada vez mais avançado.

Como você pode ver, branding e inbound marketing se completam. Para construir sua marca dentro do ambiente digital, sua empresa precisa usar corretamente as táticas de inbound marketing.

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