Instagram funciona? 7 razões para sua empresa apostar agora

Instagram funciona? 7 razões para sua empresa apostar agora

Uma das grandes mudanças causadas pela pandemia da COVID-19 foi a súbita corrida das empresas na busca pela maturidade digital. Na busca por canais eficazes para manter o relacionamento com seus clientes, muitos se perguntaram: o Instagram funciona para empresas B2B?

A resposta é: depende de qual é o seu objetivo com ele. Com mais de 25 milhões de contas comerciais e investimentos de mais de US$ 7 bilhões em publicidade, o Instagram tem se mostrado uma excelente opção para fazer vendas, reforço de marca e relacionamento com clientes.

Seja você uma empresa B2C moderna ou uma empresa B2B tradicional, certamente o Instagram funciona – basta apostar no objetivo certo e em um planejamento estratégico.

Mas se você ainda está cético a respeito, listamos aqui sete bons motivos para mostrar que o Instagram funciona para a sua empresa – confira!

1) Seus clientes estão lá – e esperam por você

As pessoas estão cada vez mais visuais – vídeos ao invés dos textos, imagens que explicam muito em menos tempo. O Instagram é justamente a síntese disso.

Certamente seus clientes buscam por sua marca na plataforma, seja especificamente pelo nome ou por hashtags relacionadas à sua empresa ou local.

De qualquer forma, não encontrar sua empresa não é uma coisa positiva para sua presença digital.

Mesmo se você não planeje ser incrivelmente ativo no Instagram, a melhor prática é criar uma conta que, no mínimo, tenha o nome da sua empresa, informações de contato e algumas postagens para mostrar seus produtos e um pouco do seu core. Dessa forma, sua conta no Instagram funciona como mais um canal de relacionamento com o cliente. Sem isso, o risco é que ele busque pela concorrência – e a encontre.

Leia também: Instagram funciona para empresas B2B:
dicas para transformar seu feed

2) Seus concorrentes certamente estão no Instagram

Outro bom motivo para apostar no Instagram como estratégia de marketing digital é justamente garantir que seus concorrentes não tenham a vantagem competitiva de ter acesso ao seu cliente ou lead onde você não está – leads, aliás, que  são essenciais ao seu negócio.

Além disso, a plataforma também é uma excelente forma de acompanhar a evolução dos seus concorrentes e do setor em geral: acompanhe as novidades, lançamentos de novos produtos e serviços, prêmios e certificações, entre outros.

3) É uma forma de obter provas sociais

O Instagram funciona muito bem para obter bons testemunhos sobre a qualidade de seus produtos e serviços.

Veja um exemplo: sua empresa ofereceu um serviço excepcional a um cliente, mandou um presente ou mensagem especial no seu aniversário ou ajudou a superar um problema difícil no projeto atual.

É altamente provável que ele use o Instagram para compartilhar a história – e esta resenha positiva pode valer ouro para a sua empresa.

Esse tipo de iniciativa ajuda a atrair novos clientes potenciais, ampliar o conhecimento sobre a sua marca e muito mais.

4) É mais um sinal de confiança

Ter uma conta no Instagram é mais um sinal de que sua empresa é respeitável, atualizada, real e transparente.

Neste momento, em de mudança de hábitos de consumo, quando a quase totalidade dos negócios tem sido feita online, ter este canal onde seus clientes podem conhecer e se relacionar com a sua empresa é altamente valioso.

5) Você pode criar uma vitrine e vender seus produtos

Se sua empresa vende produtos e serviços, o Instagram funciona como um canal de vendas: com a chegada do serviço Instagram para Empresas, a capacidade de compartilhar fotos e vídeos do Instagram vinculados diretamente a esses produtos em seu site ou e-commerce é um excelente recurso de vendas!

Para aproveitar esse recurso, é preciso criar um catálogo de produtos a partir da sua página do Facebook (é de onde o Instagram extrai as informações do produto). Sua agência de marketing digital pode cuidar disso facilmente para você.

Leia também: Você precisa de uma agência de marketing digital integrado?

6) Gere tráfego para seu site

Não são apenas seus produtos e serviços que podem ser exibidos em suas postagens: o Instagram funciona também para divulgar os materiais ricos produzidos por sua empresa:

  • Catálogos de produtos;
  • Tabelas de Preços;
  • White papers;
  • Infográficos;
  • Artigos de blog e qualquer outro conteúdo publicado no seu site.

7) Gerencie a reputação da sua marca

Quando se trata de gerenciamento de reputação online e otimização de mecanismos de pesquisa para a sua marca, o Instagram funciona como uma poderosa fonte de dados.

Sua reputação online é fundamental para os seus negócios – por isso você precisa estar atento sobre o tipo de resultados que aparecem quando leads pesquisam o nome da sua empresa ou marca.

Além do seu site, seus canais sociais geralmente também aparecem na primeira página dos resultados do mecanismo de pesquisa.

Por esse motivo, é uma prática recomendada criar contas comerciais em todas as redes sociais (incluindo o Instagram) com a sua marca, mesmo que você não planeje usá-las com frequência.

A ideia aqui é controlar o máximo possível a página de resultados do mecanismo de pesquisa, criando perfis e conteúdos que apontam para sua marca.

Como você pode ver, o Instagram funciona bem para garantir resultados expressivos para sua empresa – o segredo é encontrar o tom certo para suas postagens na rede. Se você precisar de ajuda com isso, conte com a gente!

Clique e solicite uma avaliação gratuita do potencial do Instagram
em seus negócios neste momento.

Solicite uma análise personalizada e gratuita de quais ações implementar para aumentar vendas.

COVID-19 Comece a recuperar seus negócios agora!

ABM Account-based Marketing

GUIA DE MÍDIA PAGA​
EBOOK MARKETING DIGITAL PARA INDÚSTRIAS​
EBOOK TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL EM 2020​
REPRESENTANTE DE VENDAS – DIGITAL​
Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads
Baixe o seu GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS
O Guia Definitivo da Automação de Marketing
Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes
Clique aqui e solicite gratuitamente uma avaliação da sua Estratégia Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Posts Relacionados