Inteligência de marketing: porque é importante

Aplicar a inteligência de marketing em seus negócios pode trazer vantagens frente ao mercado, à concorrência e aos seus clientes.

Seja qual for o tamanho da sua empresa, a inteligência de marketing pode trazer inúmeras vantagens. Ainda mais em um mundo de negócios cada vez mais competitivo.

Por isso, este artigo trará uma visão mais aprofundada neste conceito. Além de mostrar também por que isso pode ser decisivo para uma organização.

Por que a inteligência de marketing importa?

A inteligência de marketing consiste em ver o quadro geral. Mas, ao mesmo tempo, explorar fontes de dados específicas. Assim é possível obter uma vantagem competitiva sobre empresas rivais.

Então, ao seguir as melhores práticas de mercado, as empresas podem obter insights acionáveis sobre seu mercado de atuação.

Além disso, também é possível adquirir o conhecimento necessário para entrar em um novo mercado. Quer isso signifique rebranding ou expansão.

Já para empresas maiores, com diversas linhas de produtos, a inteligência de marketing pode ser mais complexa. Contudo, ainda mais indispensável.

Benefícios da inteligência de marketing

Em termos gerais, podemos dividir os benefícios da inteligência de marketing em três pontos: autodescoberta, compreensão de mercado e compreensão do cliente.

Autodescoberta

É difícil se destacar em qualquer coisa sem saber o que você faz de melhor.

Por isso, você deve identificar pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças (a chamada análise SWOT). Pois isso ajuda a desenvolver estratégias de negócios que foquem em seus pontos fortes.

Afinal, uma maior autoconsciência permite que as empresas otimizem o uso de recursos e investimentos. Dessa forma, é possível obter resultados de negócios melhores em menos tempo.

Entendimento de mercado

Hoje em dia, consumidores têm acesso a muitas opções. Então, fazer com que seu produto ou serviço se destaque da multidão pode ser um desafio. Por isso, a análise dos concorrentes torna-se crucial para a compreensão geral do mercado.

O segredo é não apenas identificar com precisão sua participação de mercado atual e a de seus principais concorrentes. Mas também analisar indicadores comparativos de desempenho de chaves (KPIs).

Leia também: KPIs de Marketing Digital que todo CEO / CMO deve acompanhar

Além disso, uma estratégia eficaz de inteligência de marketing pode ajudar a dar-lhe uma visão clara de como sua empresa se alinha contra concorrentes.

Mesmo em várias áreas de resultados importantes que são relevantes para seus clientes – como:

  • Satisfação do cliente,
  • Facilidade de uso,
  • Segurança ou retorno sobre o investimento.

Entendimento do cliente

Um sistema eficaz de inteligência de marketing irá ajudá-lo a definir claramente o seu mercado-alvo. Por mais diversificado que seja.

Então é preciso entender as necessidades, desejos e pontos de dor de seus clientes. De preferência antes de descobrir como preencher esse vazio. Isso significa coletar dados do cliente e analisá-los.

Por isso, use a segmentação de mercado. Assim fica mais fácil dividir seu público-alvo em segmentos lógicos e compreensíveis por:

  • Geografia,
  • Demografia,
  • Perfis comportamentais e psicográficos.

Finalmente, é essencial ter uma consciência da jornada do comprador. Assim como o que faz os clientes escolherem seu produto ou serviço em vez de outros.

Pois isso, fornece um norte para o planejamento de campanhas bem-sucedidas. Assim como para redefinir conteúdo de marketing de alto valor.

Lembre-se também que isso ajuda a otimizar a experiência do cliente. O acompanhamento de métricas como valor de vida do cliente e taxas de aprovação pós-venda garantem melhores taxas de satisfação do cliente.

De quebra, isso naturalmente proporciona uma maior retenção de clientes. Por isso, é essencial entender qual tipo de inteligência de marketing se aplica à sua empresa e ao seu objetivo. Entenda melhor no tópico a seguir.

Tipos de inteligência de marketing

Existem muitas metodologias diferentes que sua empresa pode usar para obter inteligência de marketing acionável. Por isso, vamos explorar algumas das melhores estratégias para quem quer obter uma melhor compreensão do mercado:

Grupos focais

Os grupos focais envolvem selecionar um grupo de pessoas em um esforço para criar um tamanho amostral de seu perfil de cliente ideal.

Um moderador faz aos participantes uma série de perguntas predeterminadas. O objetivo é incentivar uma discussão mais aprofundada entre o grupo.

Isso proporciona uma visão das opiniões mais profundas de seu público. Assim é possível tomar decisões mais embasadas e sob medida para campanhas futuras.

Pesquisas

As pesquisas diferem de questionários e pesquisas, pois normalmente concentram esforços em uma única questão.

Ao contrário de perguntas abertas que podem ser incluídas em outras metodologias, as pesquisas podem ser respondidas de forma rápida e fácil. Assim, obtém-se uma taxa de resposta mais alta.

Ensaios de Campo

Os testes de campo são uma oportunidade para as empresas testarem diferentes variáveis em torno de seu produto ou marca.

Com isso, sua agência de marketing digital ou time de marketing podem encontrar novas iniciativas, minimizando o desperdício em publicidade. Por exemplo:

  • Novos produtos podem ser testados em lojas selecionadas,
  • Novas mensagens podem ser aplicadas a uma região geográfica específica.

Dessa forma, é possível se basear no desempenho dessas iniciativas em menor escala. Assim fica mais fácil aplicar para um público maior.

Questionário

Um questionário é outra forma de sua empresa ouvir um grande tamanho de público.

Isso pode ajudar a determinar insights qualitativos e quantitativos sobre seus clientes. Além disso, pode ser conduzido tanto on-line quanto off-line.

3 dicas para coletar e melhorar a inteligência de marketing no seu negócio

Quer garantir que a inteligência de marketing possa ser aplicada com sucesso em suas estratégias?

Então confira estas dicas! Assim é possível coletar os dados de inteligência certos, chegando a conclusões informadas e aproveitando os insights gerados ao máximo:

1) Alimente a equipe de vendas

As equipes de vendas para o público B2B e B2C estão em uma posição única para ajudar a ajudar os esforços de inteligência de marketing. Afinal, as equipes de vendas conversam diretamente com clientes e potenciais.

Então, eles têm um olhar mais preciso sobre as tendências do setor, pontos fortes e fracos dos concorrentes. Assim como o que os clientes estão procurando em uma solução, sendo importante unir esforços entre as equipes comercial e de marketing.

2) Foque em dados de qualidade

Atualmente, sua empresa pode ter acesso às mais diversas fontes de dados estratégicos para os seus negócios.

Além dos principais tipos de inteligência de marketing que você viu anteriormente, pode ainda obter informações nos seguintes canais:

  • Web Analytics e Mapas de calor: dados de usuários de sites por meio de cookies;
  • Social Analytics: comportamento dos usuários nas redes sociais;
  • Monitoramento de menções: uso de ferramentas que registram menções na web e nas redes sociais. Como as provas sociais.

3) Coletar feedback do cliente

Alcançar os clientes atuais permite uma compreensão mais clara da percepção em torno de:

  • Esforços de campanha,
  • Experiência do cliente,
  • Autoridade de marca,
  • Satisfação do produto, entre outros.

Assim, com essas informações, as estratégias de marketing podem ser mais focadas em seus pontos fortes.

Além disso, essa visão tornará possível identificar e corrigir os pontos fracos de sua operação. Dessa forma, você poupa sua empresa destes desgastes com os novos clientes.

Inteligência de Marketing na Prática

A coleta de dados sempre foi vital para o processo de tomada de decisão empresarial. Pois decisões importantes, que dependem da análise de mercado, podem incluir:

Dessa forma, você consegue aumentar de forma expressiva a receita e os lucros de sua empresa com o bom uso da inteligência de marketing.

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