Inteligência digital: tudo o que você precisa saber se quiser gerar bons resultados para sua empresa

Falamos muito sobre transformação digital, experiência do consumidor e inbound marketing – mas esquecemos que nada disso é eficaz sem inteligência digital.
Uma das maiores influências da transformação digital está nas oportunidades de oferecer uma boa experiência do cliente.
E a experiência do cliente vai muito além das visitas ao site de sua empresa.
Engloba também as interações através da sua estratégia de e-mails marketing, na experiência nos pontos de venda, na forma como sua equipe de vendas atua e muito mais.
Já abordamos aqui também a jornada de compra do cliente em todas essas experiências e, embora, sua empresa possa contar com métricas e insights nessa etapa do processo, ainda se faz necessária uma boa dose de inteligência emocional.
Entenda um pouco mais sobre esse conceito e como aplicá-lo em sua empresa na busca por resultados no artigo a seguir.

Definição de inteligência digital

Uma empresa rica em inteligência digital compreende seus clientes e como eles estão usando seu site – tanto para desktop quanto para mobile – e aplicativo para smartphones graças à análise de dados.
E usa esses dados para otimizar a experiência oferecida – independentemente de quando, onde ou como eles interagem com a empresa.
Neste cenário de dispositivos móveis, multidispositivos e abordagens omnichannel, a inteligência digital é a capacidade de transformar dados digitais em insights em tempo real, acionáveis ​​e focados no cliente.

A importância (e a dificuldade) de mensurar dados

Medir qualquer dado em todas essas interações parece quase uma missão impossível.
E infelizmente vemos com frequência algumas empresas adotarem uma abordagem fragmentada de medição: a equipe de marketing acompanha suas métricas separadamente da equipe de atendimento ao cliente.
Muito disso vem da multiplicidade de fonte de dados, cada um com suas próprias ferramentas de mensuração – que se concentram apenas em seu próprio produto ou parte da jornada.
Mas este cenário está mudando aos poucos e abordagens abrangentes de inteligência digital tem surgido no mercado.

Segundo uma pesquisa da Forrester, 90% dos pesquisados ​​agora contam com suporte executivo para inteligência digital.
Em alguns casos, esse apoio surgiu através de uma iniciativa ligada à transformação digital, já em alguns outros, a mudança foi alavancada por Diretores de Marketing, Diretores de Estratégia ou similares.
Essa mudança é fundamental: quando os executivos fundamentam suas tomadas de decisão nos esforços de inteligência digital, essa política impacta diversas outras áreas diferentes da empresa.

Plataformas que facilitam a inteligência digital dentro das empresas

Soluções mais abrangentes é uma das principais necessidades do mercado – e alguns fornecedores estão vendo estas oportunidades e respondendo com atualizações de seus sistemas ou novas plataformas.
A Adobe, por exemplo, é considerada líder nesta avaliação mais recente da Forrester: a empresa já oferece várias variações do Adobe Analytics, Adobe Target, Adobe Activation, Adobe Mobile, entre outros.
O Google disponibiliza o Google Analytics, o Google Tag Manager, o Google Attribution, entre outras aplicações. A IBM tem o Watson – e por aí vai.
O desafio agora é integrar todas essas ferramentas de forma contínua. O movimento atual mostra os principais fornecedores de dado se mobilizando em duas frentes:

  • Integração dos seus próprios produtos;
  • Integração com outros produtos ou liberação de dados que possam interagir com outras aplicações que trabalhem os dados em seus sistemas.

A ideia de um sistema integrado, sem “gambiarras”, ajuda as empresas a acessarem a análise e medições. E também permite que esses fornecedores recebam insights para desenvolvimentos futuros.
Você deve ter ouvido muito sobre Inteligência Artificial ultimamente – e o IBM Watson é um dos maiores responsáveis por isso.
Estas plataformas são excelentes exemplos dos benefícios da transformação digital para as empresas. Plataformas assim são capazes de fornecer insights coletando dados em um caminho mais amplo da jornada dos clientes.
E ainda aplicam sistemas de inteligência artificial a esses dados.

Como sua empresa tem desenvolvido a inteligência digital para sobreviver e colher resultados nessa era da transformação digital? Divida sua experiência conosco nos comentários! E para saber mais sobre o tema, baixe nosso e-book gratuitamente – basta clicar a seguir.

E-book grátis sobre Transfomação Digital - Clique Aqui!

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!