Se você quer garantir que sua empresa cresça, precisa estabelecer um orçamento de marketing.

A estruturação de seus investimentos de marketing permite que sua instituição obtenha retorno sobre eles e os aumente ao longo do tempo.

E uma das grandes dúvidas de todo diretor ou dono de empresa é em relação ao valor que uma empresa deve investir nesse setor. De fato, essa quantia varia de acordo com vários fatores, incluindo estágio e velocidade de crescimento, indústria, recursos disponíveis e muito mais.

É seguro dizer que não existe uma fórmula que determine esse total para todas as empresas. No entanto, existem algumas diretrizes comuns que devem ser consideradas – seja qual for o perfil, área de atuação e tamanho de sua empresa.

Abaixo estão algumas considerações importantes para garantir que você crie um orçamento de marketing que vai funcionar para sua empresa.

5 dicas para garantir um orçamento de marketing certeiro

Veja nos tópicos a seguir algumas questões que devem ser consideradas ao dimensionar o budget que sua empresa deverá investir em marketing.

1) Lembre-se de ações paralelas ao marketing

Ao pensar em seu orçamento de marketing, você imediatamente lista itens promocionais, como o site, produção de conteúdo, investimentos e mídias digirais e off-line.

Mas tenha em mente que muitas atividades de marketing requerem recursos, como:

  • Compras de pesquisa de mercado ou na indústria;
  • Ingressos e transporte para feiras e eventos do setor;
  • Treinamento ou contratação de colaboradores.

2) Reserve uma quantia para ações de oportunidade

Muitas ações de marketing são previsíveis. Como as que são fundamentadas em feriados e datas comemorativas, calendários promocionais e eventos recorrentes. Mas existem situações que podem surgir de forma aleatória: espaço em uma importante feira do setor, parcerias com influencers, participação em eventos locais, entre outros.

Para garantir que seu orçamento de marketing se mantenha preciso e eficaz, mapeie as tendências, os eventos nacionais e até locais. Defina um orçamento anual e orçamentos mensais, ajustados de acordo com essas tendências.

Contar com o suporte de uma agência de marketing pode ser decisivo neste momento, já que seus especialistas possuem uma visão mais global destas tendências dentro do cenário digital.

3) Invista na lealdade

O foco do marketing está não só na obtenção de novos clientes, mas também na manutenção dos existentes.

A retenção de clientes é importante porque fortalece sua base, aumenta sua credibilidade e desenvolve fidelidade à marca.

Manter clientes existentes também é mais barato do que obter outros novos – uma economia de 300%, na verdade.

Um orçamento de marketing efetivo, que produz um crescimento sustentado, deve alocar recursos para manter a comunicação e a satisfação de seus clientes atuais. Com o tempo, estes clientes se transformam em clientes fiéis, que poderão gerar novos negócios através de poderosas indicações.

4) Otimize seu tempo e seus resultados

O mercado hoje oferece uma ampla gama de ferramentas para otimizar suas estratégias de marketing, seu tempo e especialmente o seu dinheiro.

No entanto, o custo delas pode ser elevado, quando contratadas de forma unitária, e sua operação pode ser complicada demais caso você não seja um especialista no assunto.

Se você não souber utilizá-las com eficiência ou obter os melhores resultados de todas as suas características, o que você economiza em dinheiro não valerá o tempo perdido. Tempo esse que você precisa para outras tarefas – como fazer de fato sua empresa crescer dentro ds sua expertise.

Nesse ponto, contar com uma agência especializada resolve este problema – e uma série de outras questões envolvendo o marketing de sua empresa. Ao trabalhar com a UP2Place, sua empresa terá à disposição um time de especialistas em SEO, Redes Sociais, Mídia Digital, Análise de Dados, trend hunters e as melhores ferramentas – por custos mais competitivos, já que uma agência consegue diluir o custo inicial ao contratar planos que englobem mais clientes.

5) Mantenha seu marketing focado em seus objetivos

Em algum momento, você pode que escolher entre dois itens que deseja incluir no seu orçamento de marketing – mas só ter verba para um.

Uma das melhores maneiras de garantir a decisão certa é lembrar do seu objetivo principal. Tenha em mente quais atividades estão mais alinhadas com os valores principais e a mensagem geral do seu negócio.

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