KPIs de marketing digital: prepare sua empresa para 2021

KPIs de marketing digital: prepare sua empresa para 2021

Com a proximidade do fim do ano, as empresas começam gradativamente a montar seu planejamento para 2021 – e escolher os kpis de marketing digital certos é decisivo para garantir o sucesso de sua empresa.
Alguns KPIs serão totalmente irrelevantes para um projeto, mas um componente crítico para outros. Além disso, ter muitos ou poucos KPIs rastreados pode realmente dar à sua empresa uma visão distorcida dos resultados. Portanto, é importante restringir o acompanhamento de indicadores que sejam efetivamente importantes e relevantes.
Este artigo foi pensado justamente para ajudar sua empresa a saber identifica-los corretamente – então siga na leitura e prepare seus negócios para 2021!

Dicas para encontrar os kpis de marketing digital certos para sua empresa

Os KPIs são fundamentais para a estratégia de crescimento do seu negócio, já que eles ajudam a identificar e corrigir o que não está funcionando como deveria. Encontrar dados estratégicos e efetivos pode ser mais fácil com estas dicas:

1) Faça as perguntas mais importantes

Em marketing digital, todos os KPIs são métricas, mas nem toda métrica é um KPI. Algumas métricas são simplesmente mais importantes do que outras – mas são muito dependentes da situação e dos objetivos que sua empresa está definindo para o próximo ano.
Para encontrar os kpis de marketing digital certos, é preciso responder algumas questões básicas, mas importantes, que estabelecerão as bases. Um bom começo é se questionar como um projeto ou estratégia influencia a receita. Sabemos que tudo envolve valores – mas nem tudo que precisa ser mensurado terá uma influência direta ou óbvia nas vendas. Na participação em uma feira de negócios, as metas da sua empresa podem ser aumentar o reconhecimento da marca e assim gerar novos leads.

LEIA TAMBÉM: 4 passos para uma nutrição de leads que converte mais.

2) Encontre os indicadores principais

A definição de kpis de marketing digital lembra um pouco o uso do GPS: o primeiro passo é saber aonde queremos chegar. Então é preciso definir quais são os objetivos quantificáveis ​​reais que podem ser medidos.
Como falamos acima, os indicadores dependem de uma série de variáveis. Em certos casos, a principal prioridade de sua empresa será aumentar as conversões ou gerar mais leads; outras vezes, pode ser mais focado em aumentar o tráfego do site ou melhorar as taxas de retenção. É essencial ser claro e específico com as métricas exatas que deseja melhorar – ou você corre o risco de perder tempo e dinheiro olhando kpis demais ou que não tragam as respostas necessárias.

3) Trabalhe com os KPIs específicos do canal

Como já mencionamos anteriormente, as métricas podem mudar de acordo com algumas variáveis – e os canais utilizados (como mídia social, marketing por e-mail, PPC, entre outros) impactam nas métricas.
Em campanhas com influenciadores nas redes sociais, indicadores como visualizações ou engajamento e interações (curtidas, compartilhamentos, comentários) tendem a ser os kpis de marketing digital mensurados. Já postagens de blog podem envolver métricas como tempo gasto em produção, volume de conteúdo consumido por usuário e impacto nas taxas de conversão.

Pronto para definir suas KPIs de marketing digital para 2021?

Definir KPIs é um primeiro passo muito importante para qualquer iniciativa de marketing digital, vendas ou negócios em geral – mas que pode ser esquecido em meio às pressões do dia a dia.
Para ser bem-sucedido nessa tarefa, é preciso entender seu negócio, seu público e seus verdadeiros objetivos. Para preparar sua empresa para os desafios do próximo ano, você deve:
  • Identificar a área onde deseja medir o desempenho;
  • Descrever as questões estratégicas para as quais sua empresa precisa de respostas;
  • Identificar suas necessidades de dados e entender os resultados pretendidos;
  • Estabelecer uma referência para medir o desempenho, com limites, marcos e metas bem definidos;
  • Comparar o desempenho atual com seu benchmark;
  • Revisar os resultados e ajustar a estratégia de acordo, sempre que necessário.
Antes de definir novas metas ou implementar uma nova estratégia ou campanha, realmente reserve um tempo para considerar se você e sua equipe sabem de fato ou não o que devem procurar e como definir o sucesso ou o fracasso de cada ação. Isso estabelecerá a base para o sucesso em alcançar seus objetivos em 2021.

Caso precise de ajuda para definir suas metas e kpis de marketing digital, ficaremos felizes em ajudar! Agende hoje mesmo uma reunião com os especialistas da UP2Place Digital.

COVID-19 Comece a recuperar seus negócios agora!

ABM Account-based Marketing

GUIA DE MÍDIA PAGA​
EBOOK MARKETING DIGITAL PARA INDÚSTRIAS​
EBOOK TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL EM 2020​
REPRESENTANTE DE VENDAS – DIGITAL​
Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads
Baixe o seu GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS
O Guia Definitivo da Automação de Marketing
Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes
Clique aqui e solicite gratuitamente uma avaliação da sua Estratégia Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Posts Relacionados