6 KPIs de Marketing que todo CEO / CMO deve acompanhar já

6 KPIs de Marketing que todo CEO / CMO deve acompanhar já

Você consegue responder rapidamente se os esforços de marketing de sua empresa estão dando certo? Se você tem dificuldades com essa resposta, é hora de rever seus KPIs de Marketing.

Os KPIs são fundamentais para a estratégia de crescimento do seu negócio. E, no caso do inbound marketing, ajudam a identificar e corrigir o que não está funcionando como deveria.
Tenha em mente que todos os seus esforços em marketing precisam ser mensuráveis. E é esse conhecimento que pode fazer a diferença entre matar ou ser morto pela concorrência.

Por isso, você precisa desde já entender mais e acompanhar os KPIs de Marketing da sua empresa. E é esse o objetivo deste artigo: te ajudar nesta tarefa.

Recapitulando: o que é KPI?

KPI (Key Performance Indicator ou Indicador-chave de Desempenho) são os parâmetros utilizados pelas empresas para quantificar seus objetivos.

É através destes índices que você e sua equipe determinam o plano de ação: o que é preciso manter, encerrar ou corrigir para garantir que as metas sejam alcançadas.

Os KPIs devem ser de conhecimento geral entre todos os colaboradores. E costumam ser alterados somente se os objetivos primários da empresa também mudarem.

Principais KPIs de Marketing

Há uma série de KPIs sendo utilizados no mercado e muitos deles certamente têm alguma aplicabilidade para a sua empresa.

Mas nem todos eles são úteis. Além disso, muitas vezes as empresas optam por acompanhar muito KPIs simultaneamente e empreendem mais esforços nesse acompanhamento do que na busca pela meta em si – é muito importante seguir o passo a passo para que a automação seja positiva.

Por isso separamos aqui os seis principais KPIs de Marketing que toda empresa – não importa qual seja sua área de atuação – deve acompanhar:

1) Leads

Quanto mais leads sua empresa gera, mais oportunidades de vendas ela tem – fato.

O segredo aqui é saber usar sabiamente os esforços de suas equipes de Marketing e de Vendas na gestão e processamento desses leads.

Por isso, é importante saber como qualificá-los corretamente e entregar os conteúdos e abordagens certos na hora certa. E, vale lembrar, as tendências de consumo estão em constante mudanças, especialmente em períodos específicos, como o ocasionado pela Covid-19.

Uma boa gestão de leads em sua empresa garante o equilíbrio certo entre leads gerados X leads convertidos – e você precisa acompanhar isso de perto.

2) Tempo de resposta da equipe de Vendas

Um dos maiores problemas no B2B é o tempo de resposta das equipes de vendas: estima-se que o tempo médio do primeiro retorno para o cliente é de 42 horas.

Enquanto isso, seu lead pode ter feito o mesmo tipo de contato com a concorrência, pode ter decidido redirecionar o budget para outro projeto – e sua empresa perdeu o negócio.
Este é um dos KPIs de Marketing que precisa de um acompanhamento contínuo.

Dica: descubra não só qual é a velocidade da sua equipe de vendas para responder aos leads, mas também a da concorrência. E faça os ajustes necessários para sair na frente.

3) Alcance da mídia social e engajamento

estratégia de mídia social de sua empresa é um dos principais itens dos esforços de inbound marketing.

São estes canais que ajudam a distribuir o seu conteúdo, além de interagir e se relacionar com seus clientes atuais e potenciais.

Para acompanhar este KPI, vale monitorar o crescimento do número de seguidores (e a relevância disso junto ao seu público-alvo).

Você também pode acompanhar o engajamento através de métricas que determinam as conversões de leads e a percentagem do tráfego gerado para o seu site vindo de suas mídias sociais.

4) Visitas no Blog

O desempenho das postagens no blog de sua empresa é um bom termômetro da relevância dos conteúdos que são disponibilizados para os leads.

Garanta que as postagens mantenham a frequência e um alto padrão de qualidade e pertinência com seus objetivos de marketing.

É esse tipo de ação que ajuda a construir seu capital de marca, trabalhar os leads em cada etapa do funil de vendas e a trazer novas oportunidades de negócios.

5) Custo de aquisição do cliente

Quando sua empresa dimensiona corretamente o custo de aquisição do cliente, consegue definir metas para novas aquisições e alocar o seu orçamento de marketing de forma adequada. Sobre isso, leia:

Como vender mais para clientes já conquistados

Como resgatar clientes inativos e aumentar a receita de sua empresa

6) Vendas

Entre os KPIs de Marketing, não há um mais direto do que o crescimento na receita de vendas.
Quando sua empresa mensura o efeito de suas ações de marketing no crescimento das vendas, tem bons indicadores para seu planejamento estratégico e identifica as tendências de crescimento.

Acompanhar os KPIs de Marketing de sua empresa garante o sucesso de sua estratégia de inbound marketing e de suas metas. Para garantir uma estratégia de inbound marketing matadora, comece baixando nosso e-book – é só clicar a seguir!

E, mais importante: solicite uma avaliação gratuita da maturidade de sua empresa e saiba  como alavancar sua empresa.

SOLICITAR AVALIAÇÃO

 

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

BAIXE O SEU GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS

O Guia Definitivo da Automação de Marketing

Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes

COVID-19 Comece a recuperar seus negócios agora!

ABM Account-based Marketing

Guia de Mídia Paga

Ebook Marketing Digital para Indústrias

Ebook Tendências do Marketing Digital em 2020

Representante de Vendas – Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Posts Relacionados

EN PT ES