6 KPIs de Marketing que todo CEO / CMO deve acompanhar já

Você consegue responder rapidamente se os esforços de marketing de sua empresa estão dando certo? Se você tem dificuldades com essa resposta, é hora de rever seus KPIs de Marketing.
Os KPIs são fundamentais para a estratégia de crescimento do seu negócio. E, no caso do inbound marketing, ajudam a identificar e corrigir o que não está funcionando como deveria.
Tenha em mente que todos os seus esforços em marketing precisam ser mensuráveis. E é esse conhecimento que pode fazer a diferença entre matar ou ser morto pela concorrência.
Por isso, você precisa desde já entender mais e acompanhar os KPIs de Marketing da sua empresa. E é esse o objetivo deste artigo: te ajudar nesta tarefa.

Recapitulando: o que é KPI?

KPI (Key Performance Indicator ou Indicador-chave de Desempenho) são os parâmetros utilizados pelas empresas para quantificar seus objetivos.
É através destes índices que você e sua equipe determinam o plano de ação: o que é preciso manter, encerrar ou corrigir para garantir que as metas sejam alcançadas.
Os KPIs devem ser de conhecimento geral entre todos os colaboradores. E costumam ser alterados somente se os objetivos primários da empresa também mudarem.

Principais KPIs de Marketing

Há uma série de KPIs sendo utilizados no mercado – e muitos deles certamente têm alguma aplicabilidade para a sua empresa.
Mas nem todos eles são úteis. Além disso, muitas vezes as empresas optam por acompanhar muito KPIs simultaneamente – e empreendem mais esforços nesse acompanhamento do que na busca pela meta em si.
Por isso separamos aqui os seis principais KPIs de Marketing que toda empresa – não importa qual seja sua área de atuação – deve acompanhar:

1) Leads

Quanto mais leads sua empresa gera, mais oportunidades de vendas ela tem – fato.
O segredo aqui é saber usar sabiamente os esforços de suas equipes de Marketing e de Vendas na gestão e processamento desses leads.
Por isso, é importante saber como qualifica-los corretamente e entregar os conteúdos e abordagens certos na hora certa.
Uma boa gestão de leads em sua empresa garante o equilíbrio certo entre leads gerados X leads convertidos – e você precisa acompanhar isso de perto.

2) Tempo de resposta da equipe de Vendas

Um dos maiores problemas no B2B é o tempo de resposta das equipes de vendas: estima-se que o tempo médio do primeiro retorno para o cliente é de 42 horas.
Enquanto isso, seu lead pode ter feito o mesmo tipo de contato com a concorrência, pode ter decidido redirecionar o budget para outro projeto – e sua empresa perdeu o negócio.
Este é um dos KPIs de Marketing que precisa de um acompanhamento contínuo.
Dica: descubra não só qual é a velocidade da sua equipe de vendas para responder aos leads, mas também a da concorrência. E faça os ajustes necessários para sair na frente.

3) Alcance da mídia social e engajamento

A estratégia de mídia social de sua empresa é um dos principais itens dos esforços de inbound marketing.
São estes canais que ajudam a distribuir o seu conteúdo, além de interagir e se relacionar com seus clientes atuais e potenciais.
Para acompanhar este KPI, vale monitorar o crescimento do número de seguidores (e a relevância disso junto ao seu público-alvo).
Você também pode acompanhar o engajamento através de métricas que determinam as conversões de leads e a percentagem do tráfego gerado para o seu site vindo de suas mídias sociais.

4) Visitas no Blog

O desempenho das postagens no blog de sua empresa é um bom termômetro da relevância dos conteúdos que são disponibilizados para os leads.
Garanta que as postagens mantenham a frequência e um alto padrão de qualidade e pertinência com seus objetivos de marketing.
É esse tipo de ação que ajuda a construir seu capital de marca, trabalhar os leads em cada etapa do funil de vendas e a trazer novas oportunidades de negócios.

5) Custo de aquisição do cliente

Quando sua empresa dimensiona corretamente o custo de aquisição do cliente, consegue definir metas para novas aquisições e alocar o seu orçamento de marketing de forma adequada.

6) Vendas

Entre os KPIs de Marketing, não há um mais direto do que o crescimento na receita de vendas.
Quando sua empresa mensura o efeito de suas ações de marketing no crescimento das vendas, tem bons indicadores para seu planejamento estratégico e identifica as tendências de crescimento.

Acompanhar os KPIs de Marketing de sua empresa garante o sucesso de sua estratégia de inbound marketing e de suas metas. Para garantir uma estratégia de inbound marketing matadora, comece baixando nosso e-book – é só clicar a seguir!

E-book UP2Place "O que é Inbound Marketing?"

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!