Manual completo para usar o WhatsApp Marketing

Você já pensou em implementar uma estratégia de WhatsApp Marketing? Essa plataforma é mais do que um simples mensageiro, podendo se tornar o principal canal de conversão da sua empresa. No entanto, para que isso seja possível, é necessário acertar nessa implementação.

O WhatsApp tem mais de 1,5 bilhão de usuários em todo o mundo, sendo a principal ferramenta de comunicação digital de muita gente. Tanto perfis pessoais como corporativos são utilizados, uma combinação que pode proporcionar excelentes oportunidades para o seu negócio.

Usar o WhatsApp como mais um dos seus canais de marketing não é o bastante ao tratar desse assunto. É necessário planejar e executar estratégias voltadas para as forças dessa plataforma, levando em conta o perfil do seu público e as suas campanhas de marketing.

Neste artigo, você aprenderá tudo o que há de mais importante quando o assunto é WhatsApp Marketing, indo desde as vantagens desse tipo de estratégia até dicas de como implementar a sua. Aproveite!

O que é WhatsApp Marketing?

O termo WhatsApp Marketing é usado para se referir a toda e qualquer estratégia de marketing que envolva o uso do aplicativo WhatsApp. Pode ser desde uma estrutura de atendimento dedicada à plataforma até campanhas de conteúdo direcionadas a encaminhar informação para o público.

Em geral, uma estratégia de WhatsApp Marketing faz uso dos benefícios proporcionados por essa plataforma para realizar uma comunicação mais assertiva e eficaz junto ao público-alvo. Por ser um app de mensagens instantâneas, possibilita uma maior aproximação com o cliente, tornando-se um poderoso canal de interação.

Com cada vez mais concorrência em diversos segmentos, pode ser muito valioso para a sua empresa investir em uma estratégia voltada para se aproximar da sua audiência. O WhatsApp Marketing é capaz de humanizar o seu negócio e ajudá-lo a agregar mais valor à experiência do cliente.

Em resumo, essa estratégia consiste em ações como:

  • desenvolvimento de conteúdo promocional compartilhável;
  • envio de conteúdo promocional a contatos via WhatsApp;
  • estrutura de atendimento ao cliente usando o WhatsApp;
  • personalização do discurso de atendimento com base nos contatos;
  • construção de um perfil corporativo usando o WhatsApp Business;
  • oferecimento de serviços para conveniência do público, como contratação de serviços ou marcação de horários.

Quais são os benefícios do WhatsApp Marketing?

Ainda não se convenceu a respeito do valor do WhatsApp Marketing para a sua marca? Ele ainda parece apenas um aplicativo de mensagens com pouca relevância para os seus objetivos? Então, vale a pena considerar alguns fatos que demonstram o quanto essa plataforma pode se transformar no principal meio de captação de clientes para você.

Conheça a seguir as 5 principais vantagens de trabalhar com o WhatsApp Marketing em sua empresa.

Alta popularidade do canal

O WhatsApp tem mais de 120 milhões de usuários no Brasil. Trata-se do principal meio de comunicação de muita gente, tanto de empresas quanto de pessoas. Implementar um canal de marketing tão popular em sua estratégia é uma ótima forma de conseguir alcançar um bom volume de público em suas campanhas.

Contato mais próximo com o público

Com tanta publicidade demandando atenção na internet, é natural que as pessoas passem a preferir um contato mais próximo e pessoal ao lidar com as marcas. Um dos melhores lugares para conseguir isso é em uma plataforma em que costumam interagir com outras pessoas, como é o caso do WhatsApp. O serviço permitirá que a sua empresa seja encarada como uma parceira próxima.

Acesso a dados estratégicos

Entender como o seu público está respondendo às suas iniciativas de marketing é fundamental para manter os seus resultados equilibrados. Trabalhar com o WhatsApp Marketing ajuda muito nisso, bastando voltar a sua atenção para tendências de comportamento que são visíveis a partir das interações nessa plataforma, como os famosos micro-momentos.

Facilidade no atendimento ao cliente

Por melhores que sejam os seus produtos ou serviços, um atendimento ao cliente de má qualidade pode prejudicar significativamente o seu negócio. Um dos aspectos mais importantes do WhatsApp Marketing possibilita a implementação de um atendimento com respostas instantâneas, já que se trata de um aplicativo de mensagens diretas. O seu público vai preferir esse meio na intenção de contar com respostas imediatas.

Estrutura voltada a empresas

O WhatsApp Business é um serviço criado pela empresa com o foco em oferecer a estrutura que as marcas precisam para se comunicar com o público. Com ele, é possível associar um perfil a um número telefone, inserir as informações do seu negócio na tela de contato e até incluir uma lista de horários de atendimento. Essa é a melhor forma de aproveitar o WhatsApp Marketing em sua empresa.

Como montar uma estratégia de WhatsApp Marketing?

Agora que já ficou claro o quanto o WhatsApp Marketing é valioso para os objetivos da sua empresa, o próximo passo consiste em entender como aproveitar todo o potencial dessa ferramenta da forma correta. É necessário estruturar um processo de planejamento tal qual você faria com qualquer outro canal de marketing. Vamos começar?

Confira a seguir todos os passos essenciais para elaborar a estratégia de WhatsApp Marketing da sua empresa.

Estude o perfil do seu público-alvo

Nenhuma iniciativa de marketing pode dar certo sem um estudo apurado a respeito do perfil do público que você está tentando atingir. As informações obtidas nesse levantamento servirão para nortear todas as decisões tomadas nas suas etapas de planejamento e execução do WhatsApp Marketing.

Por exemplo, ao entender o cotidiano do seu público-alvo, fica mais fácil notar em quais horários interagir com ele via WhatsApp. Além disso, é necessário compreender quais as principais necessidades dessas pessoas, para que seja possível posicionar a entrega da sua marca como uma solução para o que elas estão procurando.

Use uma linguagem próxima e pessoal

Por se tratar de um aplicativo de mensagens diretas, o WhatsApp depende muito da linguagem utilizada para trazer sucesso a uma estratégia de marketing. Leve em consideração o que você aprendeu a respeito do perfil do seu público-alvo para aplicar uma linguagem que seja capaz de gerar identificação nessas pessoas.

Afinal, um discurso rebuscado demais dificilmente conseguiria dialogar com um público jovem e acostumado a uma linguagem mais informal. Não existe caminho certo ou errado em relação a isso: você precisa usar o tom apropriado para o seu público-alvo específico.

Planeje as suas linhas de conteúdo

Uma parte significativa do seu planejamento de WhatsApp Marketing envolve pensar em quais linhas de conteúdo serão trabalhadas. Comece se baseando nas necessidades do seu público-alvo. De que forma a sua empresa pode ajudá-los ao mesmo tempo em que se posiciona como uma alternativa relevante em seu mercado?

Uma possibilidade envolve o envio de conteúdo informativo capaz de solucionar dúvidas frequentes do público. Planeje também como serão as suas interações, em quais momentos esses clientes em potencial serão sondados e qual abordagem comercial será utilizada em cada caso desses.

Personalize o seu discurso

Mandar a mesma mensagem para todo o seu público não é o caminho para aproveitar o potencial dessa ferramenta. Em vez disso, prefira segmentar a sua audiência baseando-se no perfil dela, como gênero, interesses ou qualquer outra informação relevante a qual você tenha acesso em sua lista de contatos.

Em seguida, leve em conta esses critérios de segmentação para veicular conteúdo personalizado. Use um tom apropriado para cada grupo, além de considerar o histórico de interações com cada contato para que essas pessoas se sintam ouvidas e valorizadas. Ninguém gosta de ser tratado como apenas mais um em uma grande massa de público.

Envie ofertas de qualidade

O WhatsApp Marketing é um excelente meio para direcionar público para as suas ofertas. Então, certifique-se de enumerar quais delas serão enviadas e para quais segmentos da sua audiência. O WhatsApp possibilita o envio de links, algo perfeito para levar essas pessoas até páginas de conversão para atrair leads.

Aqui, qualidade não deve ser algo encarado como subjetivo. Trata-se de desenvolver algo que seja capaz de impactar positivamente o público e resolver as suas necessidades, além de ter a linguagem ideal para o perfil dele.

Estruture um time de atendimento

Como parte do WhatsApp Marketing se refere ao atendimento ao cliente, você precisa garantir que o seu time esteja devidamente estruturado para receber esse tipo de demanda. De nada adianta enviar ofertas estratégicas a um grande volume de público se a sua empresa não comporta um grande número de interações vindas de volta.

Esse time de atendimento precisa ser capaz de lidar com a demanda de interações vindas do público ao mesmo tempo em que consegue ativar clientes em potencial a partir dos seus envios de conteúdo. Certifique-se de empoderar esses profissionais para que possam realmente resolver diretamente as questões trazidas pelos clientes.

Evite sobrecarregar seus contatos

Tome muito cuidado para não exagerar nos envios de conteúdo no WhatsApp Marketing. Se o seu público entender que há excessos, ele não pensará duas vezes antes de bloquear o seu contato, eliminando toda possibilidade de conversão. Mais uma vez, é necessário levar em conta o conhecimento que você tem a respeito do seu público-alvo para entender o nível tolerado de envios.

Também é importante dar tempo ao destinatário para “respirar” após receber algum conteúdo seu. Não inicie interações instantaneamente para dar continuidade ao contato. Deixe que ele consuma o seu conteúdo e possa prosseguir normalmente pelo funil de vendas a partir de interações pontuais com a sua empresa.

Elabore imagens compartilháveis

O grande potencial do WhatsApp Marketing está no poder de compartilhamento do conteúdo. Basta um toque em “encaminhar” para que ele atinja gente que nem faz parte da sua base de contatos. Portanto, é muito importante que o seu material contenha as suas informações e consiga trazer essa nova leva de audiência até você.

Esse material também deve ter um layout agradável e fácil de ler em telas pequenas de smartphones. Afinal, se o conteúdo não agradar, ele não será compartilhado e nem alcançará uma nova audiência.

Mande links para suas landing pages

O WhatsApp é um poderoso instrumento de captação de clientes para a sua empresa. Um dos caminhos para potencializar isso está no envio de links para as suas landing pages de conversão. Apenas lembre-se de garantir que elas tenham design responsivo e também apontem para ofertas com essa mesma característica.

Você pode até fazer uso de tags especiais que marquem os acessos obtidos via WhatsApp para que a força desse canal de marketing fique nítida ao mensurar a sua taxa de cliques.

Integre sua estratégia com outros canais

Para que a sua estratégia de marketing tenha qualidade, ela precisa ter canais integrados. O WhatsApp Marketing funciona muito bem ao se unir a outras plataformas para que seja possível aprender mais a respeito das preferências do seu público e impactá-lo de outras formas.

Por exemplo, o Facebook Ads é a plataforma de anúncios da maior rede social do mundo, contando com a possibilidade de veicular campanhas focadas em listas de telefones. Ou seja, você pode exibir anúncios apenas para quem interage com a sua empresa no WhatsApp. Explore as possibilidades dos meios dos quais a sua marca faz uso atualmente.

Quais os principais erros para evitar ao trabalhar com WhatsApp Marketing?

Muito do sucesso de uma estratégia de WhatsApp Marketing depende da sua capacidade de evitar erros graves que são capazes de comprometer os seus resultados. A melhor forma de minimizar seus riscos consiste em entender quais são os maiores problemas que podem ocorrer e se prevenir contra eles.

Conheça a seguir os principais erros que você deve evitar ao conduzir a sua estratégia de WhatsApp Marketing.

Não adaptar o discurso ao público

Toda peça de marketing precisa ser capaz de gerar identificação junto ao seu público-alvo. Isso também se aplica ao WhatsApp Marketing, especialmente porque se trata de comunicação direta com a sua audiência. Você deve usar o tom e a linguagem certos para conversar com essas pessoas, senão elas dificilmente enxergarão a sua marca como uma amiga.

Não buscar a fidelização de quem já é cliente

Ao trabalhar com uma estratégia de WhatsApp Marketing, não se engane ao pensar que os seus esforços devem todos ser dedicados a captar novos clientes. Fidelizar quem já comprou de você também precisa estar entre os seus objetivos. Ao utilizar esses contatos, vale a pena veicular ofertas especiais para mantê-los engajados com a sua empresa.

Não oferecer soluções eficazes

Quem busca a atenção de uma empresa via WhatsApp geralmente está a procura de soluções imediatas e eficazes. Dessa forma, tome cuidado para não “enrolar” sua audiência. Procure sempre compreender quais as necessidades dessas pessoas e ter uma estrutura montada para atender a essas demandas no nível de excelência que requerem.

Não responder o público com rapidez

Velocidade é a palavra de ordem quando se fala em aplicativos de mensagens instantâneas. Ninguém gosta de ser ignorado, então certifique-se de dar atenção rapidamente a todos que se comunicam com a sua empresa via WhatsApp. Se esse canal de comunicação não atende o público a tempo, ele dificilmente conseguirá se manter relevante.

Não aprender com os seus resultados

A sua estratégia de WhatsApp Marketing não pode ficar estagnada. A melhor forma de garantir que os seus esforços evoluam está em aprender com os seus resultados. Veja quais tipos de conteúdo costumam gerar mais conversões, as segmentações que mais deram certo e quais demandas geralmente originam interações. A partir de tudo isso, você deve aprimorar a sua abordagem para o futuro.

Como integrar o WhatsApp Marketing com outras ferramentas?

Trabalhar com WhatsApp Marketing não significa ignorar todo o potencial proporcionado por outras ferramentas semelhantes. É melhor ainda quando você consegue integrá-las para proporcionar interações mais significativas para o seu público. É por isso que você precisa investir tempo e atenção nessas integrações.

O WhatsApp não se conecta diretamente a outros sistemas de mensagens, como o Facebook Messenger e o Telegram. No entanto, vale a pena utilizar essas plataformas em sua estrutura de atendimento. Assim, você oferece mais possibilidades ao seu cliente, que pode escolher aquela que melhor lhe agrada.

É nesse ponto em que se deve lembrar da importância do atendimento omnichannel. Evite que o seu cliente seja tratado como completo estranho ao ir de um canal ao outro. O seu time de atendimento precisa estar por dentro do histórico de cada interação para que seja possível iniciar um contato no WhatsApp e, por exemplo, finalizá-lo no Facebook Messenger.

Portanto, para aproveitar todo o potencial de integrar o WhatsApp Marketing aos seus demais canais, é importante considerar os seguintes pontos:

  • confira as formas como seu público interage com a sua marca e visualize as possíveis integrações dos canais que utiliza;
  • observe a demanda de cada canal e como podem ser aprimorados ao se integrar com as possibilidades do WhatsApp;
  • tente enxergar as forças individuais de cada plataforma e como podem se complementar;
  • considere o uso de chatbots em seus canais de atendimento, que proporcionam respostas rápidas e são altamente configuráveis para oferecer as soluções necessárias.

Vale a pena buscar ajuda profissional?

Trabalhar com WhatsApp Marketing é algo que pode trazer excelentes retornos para a sua empresa, tanto em vendas quanto em reconhecimento de marca. No entanto, como você já deve ter visto até agora, é um tipo bastante complexo de estratégia que requer muita experiência e atenção para ser desenvolvida corretamente.

Pode ser necessário cogitar a contratação de um time de profissionais para ajudar você. Por isso, veja a seguir os principais benefícios de fazer isso.

Melhor planejamento estratégico

Existem muitos fatores a considerar ao desenvolver um plano de marketing digital, seja ele de WhatsApp ou de demais canais. Ao não contar com profissionais qualificados dedicados a essa atividade, você arrisca contar com uma entrega limitada logo em seu início. Para se destacar em um meio competitivo, você precisa de um especialista.

Maior controle sobre as peças de conteúdo

O envio de conteúdo no WhatsApp Marketing precisa ser sempre estratégico, levando em conta as particularidades dos contatos e as suas necessidades. Por exemplo, não faz sentido apresentar o seu produto para quem ainda não está pronto para isso. Ao contar com a ajuda de um time de especialistas qualificados, fica mais simples controlar cada abordagem e o conteúdo que as acompanha.

Otimização do seu orçamento

Lidar com as suas demandas de marketing sem ajuda externa pode se tornar caro, além de ser ineficiente. Em vez disso, você pode buscar a ajuda de uma agência de marketing digital que utilizará o orçamento definido por você, sem ficar além ou abaixo dele. Caso seja necessário ter uma abordagem de marketing de baixo custo, basta entrar em contato que o contrato será adaptado.

Mais velocidade ao responder o público

Estruturar um time de atendimento capaz de responder o público com rapidez é caro e demorado. Com a concorrência crescendo, você pode não ter tempo para isso. Ao contratar uma agência de marketing digital para ajudar nesse trabalho, você poderá aproveitar os benefícios de um atendimento personalizado e veloz sem precisar se preocupar com esse porém.

Olhar voltado para as tendências de marketing

Para que a sua estratégia de WhatsApp Marketing esteja sempre em evolução, é necessário ter um olhar voltado para a inovação. Todos os dias podem surgir tendências vantajosas capazes de mudar completamente a forma como esse trabalho é feito. Conte com um time de especialistas capazes de prever esses movimentos e aprimorar a sua maturidade digital.

O WhatsApp Marketing pode oferecer ganhos significativos para a sua empresa crescer, já que une o gigantesco apelo que a plataforma tem junto às pessoas com um grande potencial como canal de marketing. Aproveite as dicas do artigo para estruturar a sua estratégia e aproveitar tudo o que o WhatsApp tem a oferecer à sua marca. Lembre-se também de ficar de olho nos resultados e considerar a contratação de uma agência de marketing digital para administrar suas demandas.

Quer ajuda nisso? Então entre em contato conosco por meio do site para conhecer todas as possibilidades que podemos trazer para a sua estratégia.

MARKETING & NEGÓCIOS

Coloque seu email abaixo para receber as atualizações do blog!

Acesse o e-mail enviado e confirme a assinatura, obrigado!