Marketing B2P - entenda o conceito e aplique já nos negócios

Marketing B2P – entenda o conceito e aplique já nos negócios

Com a transformação digital a todo vapor e mudanças nos hábitos de consumo e ciclo de vendas para empresas, o marketing B2C e B2B estão cada vez mais cedendo espaço para um novo conceito: o marketing B2P.

O que isso significa para os seus negócios daqui pra frente? A resposta é que agora, independentemente de sua empresa se encaixar na categoria B2B, B2C ou B2B2C, o foco de suas estratégias e processos deverá ser sempre B2P – Business-to-People.

Para isso dar certo, é essencial entender o que isso significa – e como sua empresa deve agir a respeito. E é isso que esse artigo pretende fazer por você.

O conceito de marketing B2P

Sabemos que um dos componentes mais importantes do marketing eficaz é entender o público para qual suas estratégias se destinam e adaptar sua apresentação para se adequar a esse público. As diferenças em torno de cada buyer persona geralmente exigem que as equipes de marketing planejem suas estratégias de alcance de maneiras distintas.

No marketing B2B sempre foi possível observar o uso de apresentações detalhadas e analíticas envolvendo propostas de valor e retorno sobre o investimento. Com isso, muitas organizações esqueceram que não são as empresas que tomam as decisões de compra finais – são as pessoas responsáveis por isso. Segundo a Marketing-Schools.org, o marketing B2P aborda seus clientes empresariais não como meras organizações, mas como pessoas individuais com desejos, expectativas e gostos exclusivos.

Aplicação do marketing B2P em diferentes perfis de clientes

Com todas as mudanças que experimentamos hoje, as fronteiras entre casa e escritório se tornaram muito tênues. Hoje profissionais dos mais diversos setores têm acesso a redes de mídia social quase 24 horas por dia, sete dias por semana – permitindo que eles interajam com sua empresa a qualquer momento através de seus telefones, laptops e tablets.

É por isso que o marketing B2P funciona neste novo cenário global – fazendo até com que muitas organizações não apliquem mais a distinção B2B / B2C e adotem apenas uma abordagem única de B2P. Veja como isso pode se aplicar aos seus negócios hoje.

Marketing B2P no lugar do B2B

Embora as decisões de negócios possam ser tomadas de forma diferente das decisões de compra individuais, ambas são realizadas por pessoas. A emoção e o relacionamento pessoal influenciarão cada vez mais as decisões pessoais e comerciais. Assim, uma empresa que aplica o B2P fará contato pessoal com os tomadores de decisão de uma empresa e descobrirá o que os motiva, quais valores e visões eles têm e quais são as necessidades de seus próprios clientes.

Marketing B2P no lugar do B2C

Segmentar consumidores pode criar agrupamentos plausíveis de clientes, mas é possível aplicar dados para criar categorias ainda mais exclusivas. As compras online permitem aos clientes procurar as informações de que necessitam, de acordo com critérios altamente personalizados. O marketing B2P leva isso em consideração ao implementar sites específicos, antecipando dúvidas que os clientes possam ter sobre os produtos e criando opções para que eles possam dar feedbacks direcionados às empresas.

Por exemplo, alguns sites têm uma opção de chatbot. Qualquer cliente que usa essa opção não precisa ser convencido a se interessar por um determinado produto – ele já está e apenas quer saber mais. O marketing B2P considera a questão “O que o cliente está procurando?” – e não o velho clichê B2C: “O que posso convencer o cliente a comprar?”

Dicas para aplicar o marketing B2P em seus negócios

Todas estas mudanças que a sociedade e o ambiente corporativo enfrentaram nos últimos tempos estão reformulando a maneira como todos – empresas e pessoas – fazemos negócios hoje. Adaptar sua empresa para este novo momento pode ser mais fácil e eficaz se você aplicar as dicas a seguir.

Adote um novo discurso

Fuja da fórmula pronta, aquela que “sempre foi assim e sempre deu certo”, e investigue por conta própria como seus clientes, leads, parceiros de negócios e colegas de mercado estão lidando com os desafios atuais. Em outras palavras, concentre-se nas pessoas em vez de em seus papéis ou nas imagens anteriores do que representavam.

Encontre o que seus clientes desejam

As pessoas hoje anseiam por conexões efetivas e verdadeiras – fazendo deste o momento certo para a criação do conteúdo técnico que pode fazer a diferença para seu público agora. Reserve um tempo para entender o que é necessário neste momento para leads e clientes e ajude a trazer soluções para esses problemas e desafios que eles estão enfrentando.

Descubra o que estas pessoas realmente precisam de você, de seus produtos e de sua empresa. Tenha conversas reais com eles. Faça perguntas. E ouça – de verdade – o que eles dizem. Só assim será possível conceber novas estratégias que atendam aos desafios específicos que as pessoas estão enfrentando.

Venda menos e entregue mais

Muito provavelmente alguns de seus leads e clientes também não estejam fechando negócios neste momento – budgets congelados, reestruturações operacionais e cenários econômicos demandam tempo e verba.

Aplicar o marketing B2P envolve aproveitar este momento como uma oportunidade de investir em seus relacionamentos, focando na construção de valor. Isso vai desde a oferta de conselhos sobre como enfrentar este momento através de artigos no blog e eBooks a demonstrar empatia quando o filho de seu interlocutor aparece em meio a uma reunião online de negócios.

Seja real

Por muitos anos, o ambiente corporativo foi tomado por políticas agressivas de produtividade e competitividade – que já não cabem mais no momento em que nossa sociedade vive.

Sua empresa deve se posicionar agora como uma fornecedora de ajuda, utilidade, valor e conexão com as pessoas, oferecendo a elas algo de valor. É hora de concentrar sua comunicação e energia em pessoas reais, sobrevivendo em meio a todas estas mudanças. São elas que precisam de seu suporte agora – e que poderão ser as que fecharão grandes negócios no futuro.

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